Benefícios das Plantas

Uva Ursina – Origem, Benefícios e Como Usar!

Uva Ursina – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde! Além disso, a Uva Ursina conhecida também pelo seu nome cientifico de Arctostaphylos uva-ursi L, pertencente à família das Ericáceas. A planta também é famosa como buxilo, ursina, medronheiro e uva-de-urso.

Essa planta habita, principalmente nas regiões montanhosas da Europa, América do Norte e Ásia; ganhou o apelido de “uva de urso” porque seu fruto – que são bagas de coloração vermelha – tem um gosto que não agrada muito o paladar das pessoas, mas agrada bastante o dos ursos, que os consomem demais.

uva ursinaEsta planta vem sendo usada como antisséptico e diurético do aparelho urinário há tempos, como forma de chás ou extratos das folhas.

Contudo, seu chá, até hoje, é o destaque. Suas folhas verdes que podem ser colhidas a qualquer época do ano proporcionam benefícios ao corpo humano através do chá da planta.

Propriedades da Planta:

As propriedades da Uva Ursina incluem a sua ação adstringente, antibacteriana, anti-inflamatória, diurética e anti-séptica.

Benefícios da Uva Ursina:

A Uva Ursina serve para tratar pedras nos rins, cistite, infecções urinárias, inflamações na garganta, vaginites, inflamações da próstata, corrimentos, inflamações na uretra, blenorragias, disenteria e diarreia. Vale lembrar que as partes utilizadas da Uva Ursina são as suas folhas.

Chá para infecção urinária: ferva 50 a 60 gramas de folhas de Uva-Ursina em 1 litro de água por, cerca de 15 minutos. Beba 3 a 4 xícaras diariamente.

Efeitos Colaterais da Uva Ursina:

Os efeitos colaterais da Uva-Ursina podem incluir náuseas, irritabilidade, insônia e vômito.

Contraindicações da Uva Ursina:

A planta esta contraindicada para gestantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com problemas de estômago.

Além disso, Infelizmente, o tratamento com este chá não deve continuar mais de 10 ou 15 dias seguidos (tomando 2 ou 3 xícaras por dia), já que o uso excessivo pode provocar náuseas demais, vômitos, convulsões e até um colapso. O tratamento, obviamente, pode ser retomado posteriormente, mas tem que vir após uma pausa no consumo por um bom tempo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.