Pixirica – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pixirica – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Pixirica – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Pixirica possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. É um pequeno arbusto, que pode alcançar entre quarenta centímetros e três metros de altura, sendo pouco exigente em relação ao solo, irrigação e temperatura.

pixirica

A Pixirica (Leandra Lacunosa) é nativa do cerrado e encontrada nas regiões sul, sudeste e nordeste; conhecida por vários nomes tais como cabeludinha do cerrado ou do brejo, erva de jabuti, tinge-língua e Peludinha. Possui copa espalhada e folhas simples revestidas de pelos. Suas flores em forma de cacho, possuem cores que variam do branco ao rosa.

Os frutos em formato de baga, possuem casca fina e arroxeada, com polpa doce e suculenta. Propaga-se por mudas ou sementes. O fruto serve para alimentar os animais silvestres da Mata Atlântica. As plantas de L. australis são arbustos pequenos, comuns em beira de estradas, caminhos e trilhas, e possuem folhas ovais com uma coloração verde escura característica, e venação basal ou curtamente suprabasal.

As inflorescências possuem indumento vermelho escuro a nigrescente, e flores com corola alva e estames amarelos. Pode ser confundida com L. xanthocoma, que difere pelos estames maiores (anteras com até 5,0 mm compr.) e ovário com 4 lóculos.

Como brasileiro dói ver a valorização de plantas estrangeiras como o blueberry canadense, por exemplo, quando a Pixirica possui 5 vezes mais antocianinas do que esse.

Propriedades da Pixirica:

A Pixirica é rica em antioxidantes e nutrientes essenciais, incluindo vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina E e vitamina K, além de cobre, cromo, manganês, zinco e ferro, alcaloides, ácidos carbônicos e um número de componentes fenólicos, como quercetina, antocianinas, taninos, pectina e catequinas importantes para o bom funcionamento de todo o organismo humano.

Pixirica possui muitas propriedades tais como: anti-inflamatória, cicatrizante, calmante, anti-infecciosa e antioxidante. Então, confira agora os muitos Benefícios da Pixirica Para Saúde:

Benefícios da Pixirica Para Saúde:

  • O fruto é riquíssimo em antocianina, um pigmento responsável pela coloração escura dos frutos e pela cor de nossa pele.
  • Além disso é um excelente preventivo do câncer, anti-inflamatório, bom para a pele e olhos e mais alguns benefícios.
  • Os pigmentos antocianos presentes na Pixirica são substâncias de alto poder antioxidante que trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o sistema imunológico, desencadeiam muitas doenças degenerativas e são responsáveis pelo envelhecimento precoce.
  • Por ser de baixa caloria e por conter uma grande quantidade de antioxidantes, reduz o colesterol ruim e triglicérides do organismo fazendo com que a pessoa emagreça com mais facilidade.
  • A vitamina C presente nos frutos da planta aumentam várias enzimas digestivas no corpo que desintegram as partículas de alimentos “presas” no estômago e intestinos, melhorando assim o seu funcionamento.
  • Contém pro-antocianidinas, resveratrol, flavonóis e tanino que ajudam a inibir o crescimento de células cancerosas.
  • Por possuir baixo índice glicêmico, ele regula a glicemia, e o ácido clorogênico presente na frura ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a controlar os níveis de glicose no sangue no diabetes mellitus tipo II.
  • Rica em vitamina C, a Pixirica ajuda a aliviar as inflamações de garganta, congestionamento nasal, e se consumida regularmente, ajuda no combate a gripes e resfriados.
  • Promove a saúde do sistema nervoso central e previne a perda das funções cognitivas.

Como Usar a Pixirica:

Pixirica é usada na medicina popular, onde suas folhas, em forma de chá, são empregadas como calmante, para regular o ritmo cardíaco, infecções urinárias e genitais; além de externamente serem utilizadas no tratamento de moléstias da pele. As cascas do caule e tronco servem para ajudar no controle da diabetes.

Os pequenos frutos da Pixirica são comestíveis e popularmente chamados de tinge-língua, por causa da coloração roxo-escura; além de usados para preparação de geleias, caldas, sucos, sorvetes, licores e preparação de polpa congelada.

A planta Pixirica possui belo efeito ornamental, fazendo parte de jardins, canteiros; além de pomares de variados espaços.

Onde Encontrar a Pixirica?

Pixirica é encontrada em terrenos baldios, pastagens, jardins; além de ser comercializada em sites que trabalham com sementes e mudas de plantas.

Era muito comum as crianças de roça, ao brincarem ao longo do caminho da escola, colherem os frutinhos e ingeri-los tingido a boca de roxo para matar a fome e aguçar a brincadeira, para a caminhada ficar menos cansativa.

beneficios da pixirica

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Efeitos Colaterais da Pixirica:

Pessoas alérgicas ao ácido salicílico, presente na Pixirica, devem evitar consumi-la, uma vez que possui alto teor dessa substância. Da mesma forma, pessoas acometidas por gastrite ou úlceras gastroduodenais devem evitar o uso da fruta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Pulsatilla – Origem, Benefícios e Como Usar!

Arnica Silvestre – Origem, Benefícios e Como Usar!