Vagem – Origem Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Vagem Origem Benefícios e Como Usar que devemos saber. Além disso, Incluir alimentos saudáveis no cardápio é uma medida necessária para quem deseja manter a forma e a saúde em dia. Por isso, a vagem é uma planta que merece ser incorporada na alimentação, garantindo uma série de benefícios à saúde.

Vagem

Originária das Américas, a vagem foi levada à Europa e Ásia após a chegada dos colonizadores europeus. Ao redor do mundo, a cultura do cultivo e do consumo desse alimento como hortaliça se espalhou rapidamente, abrindo espaço para a comercialização de diferentes tipos de vagens.

O que é Vagem?

A vagem também é conhecida como feijão verde e pode ser preparada com muito sabor. Ela possui muitas vitaminas e sais minerais e também é rica em carotenoides (substâncias que dão coloração aos alimentos). Uma boa notícia é que esse vegetal é de fácil cultivo. Desta forma, você pode plantá-lo no quintal de casa ou numa pequena horta que você tenha feito.

Valor Nutricional da Vagem:

Um componente importante dessa planta é a presença de Ácido fólico e também uma boa porção de vitamina B. Apenas uma xícara de vagem por dia consegue garantir 29% da porção de carotenoides ideal. Também possui boas porções de Vitamina C, um antioxidante natural e um dos ingredientes para a fabricação de colágeno. Agora, veja Os Benefícios da Vagem Para Saúde:

1. Possui Ação Antioxidante:

Há diversos estudos comparativos entre a vagem e o feijão preto, e como este segundo é um alimento presente diariamente nas refeições dos brasileiros, é interessante saber que eles possuem diversas semelhanças, e os nutrientes da vagem pode assemelhar-se aos oferecidos pelo feijão.

O poder antioxidante é garantido pela porção de Vitamina C, beta-caroteno, Manganês e ácidos fenólicos dos grãos. Esse benefício é importante para aqueles que desejam retardar os efeitos da velhice e radicais livres, pois auxilia na renovação de células não mais funcionais por aquelas que apoiarão o funcionamento geral do corpo.

Esse efeito renovador também é conveniente para quem está em processo de transição de hábitos e estrutura corporal, pois também auxilia na eliminação de células de gordura. A vagem pode ser um excelente alimento contribuinte para efeito rejuvenescedor e promotor da saúde da pele, além de apoiar na prevenção de Cancro.

2. Mantem Ossos Saudáveis:

Estrutura óssea forte e articulações saudáveis são fundamentais para um treino de qualidade, e os benefícios da vagem podem ajudar você a se manter apto para as suas atividades físicas, suportando o levantamento de cargas e impactos de forma geral.

Esse benefício é justificado pelas porções de minerais como o Silício, Magnésio, e o mais representativo para ossos e dentes, o Cálcio. A vagem ainda contém vitamina K, que é uma vitamina promotora da absorção de Cálcio, excelente nutriente para apoiar a densidade óssea.

3. Melhora no Sistema Cardiovascular:

Os grãos auxiliam na eliminação das células de gordura, com isso, pode-se notar a redução do percentual de gordura, o que melhora o desempenho físico e funcionamento de todo o sistema cardiovascular.

Nota-se melhor funcionamento do coração, além de reduzir a possibilidade de consequências à sua saúde cardiovascular, como casos de hipertensão. Um dos grandes atuantes para a melhora da saúde do coração é o ômega 3, que mesmo em pequena porção, se combinado com outras fontes de tal, pode reforçar os efeitos de proteção para o coração.

4. Excelente Anti-inflamatório:

Inflamações e feridas podem ser beneficiadas com as propriedades da vagem. Ao adicioná-la ao cardápio, você contará com um reforço de efeito anti-inflamatório, o qual é justificado pela porção de flavonoides e carotenoides contida no alimento.

5. Previne a Anemia:

Vagem

A adoção de dietas sem o acompanhamento médico pode resultar em diversas consequências, e algumas pessoas desenvolvem Anemia, a qual reduz o nível energético para as atividades. Buscando uma alimentação completa, a vagem pode ser reconhecida como fonte de Ferro, principal nutriente para fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo a Anemia e Fadigas.

6. Ajuda na Prevenção da Diabetes:

Os benefícios da vagem também podem atingir a composição do sangue. Com o fornecimento de diversos nutrientes, o alimento pode auxiliar no controle de taxa de açúcar na corrente sanguínea, o que reduz a possibilidade de picos de insulina e hipoglicemia, sendo um excelente reforço na prevenção de diabetes.

7. Benéfica Para o Intestino:

O mau funcionamento da flora intestinal prejudica a absorção de nutrientes e dificulta a eliminação de substâncias indesejáveis ao corpo, o que pode gerar não só inchaços e desconfortos, mas consequências muito mais graves.

De olho nos benefícios intestinais, a vagem pode ser uma excelente aliada, pois é rica em fibras, pois uma porção de 100 gramas pode oferecer em média 3,2 gramas de fibras benéficas para a eliminação de toxinas e substancias que influenciam negativamente no comportamento do organismo.

8. Ajuda no Emagrecimento:

De olho nas calorias consumidas, a vagem pode ser uma excelente aliada para a sua dieta. Além de contribuir com a manutenção de sua saúde, previne diferentes doenças, e ainda contém poucas calorias, o que não oferece prejuízos à perda de peso. Ao preparar uma salada com vagem, uma porção de 100 gramas adicionará apenas 35 calorias ao seu cardápio diário, por isso, não induzirá a prejuízos para sua boa forma.

9. Melhora o Humor:

É comum lidar com oscilações de humor e esses efeitos são consequências de desequilíbrios hormonais. Para um melhor controle, a vagem pode fornecer Ácido fólico, o qual é funcional para a produção de dopamina, noradrenalina, homocisteína e serotonina, hormônios que agem como diferencial para o bem estar e humor do dia a dia.

Com bom humor, você poderá praticar mais atividades físicas, suas atividades diárias renderão, e os benefícios se estenderão não só para a saúde e vida pessoal, mas também para outros âmbitos, auxiliando inclusive no controle de apetite, já que oferece saciedade.

10. Ajuda a Aumentar a Massa Muscular:

Se você busca nutrição completa para seus músculos, é importante saber que a vagem pode ser reconhecida como suplemento de Magnésio, mineral importante para a síntese de proteínas e crescimento muscular.

Ele otimizará a construção de músculos e apoiará os resultados esperados pelos treinos de levantamento de peso. É importante lembrar que o Magnésio ainda favorece a saúde das articulações, o que promove a segurança dos membros no levantamento das cargas.

11. Mantem os Olhos Saudáveis:

De olho na saúde de sua visão, os benefícios da vagem também podem ser convenientes para que seus olhos se mantenham saudáveis. O alimento possui betacaroteno, que após algumas reações pode se assemelhar à Vitamina A, a qual é muito importante para a garantia de uma boa visão.

 

12. Contém Poucas Calorias:

A vagem pode ser uma aliada nas dietas por conter níveis baixos de calorias. Uma porção de 100 gramas adicionará apenas 35 calorias ao seu cardápio diário. Logo, além de ser benéfica para a saúde, ela pode auxiliar no emagrecimento.

 

 

 

 

13. Auxilia na Perda de Peso:

Quem está querendo manter uma dieta equilibrada ou mesmo quero perder peso, a vagem vai apenas somar nutrientes, até porque o seu valor calórico é muito pequeno: para cada 100 gramas temos apenas 35 calorias.

 

14. Possui Ação Antioxidante:

Existem algumas substâncias presentes na vagem que garantem a sua propriedade antioxidante: o Betacaroteno, a Vitamina C, o Manganês e os ácidos fenólicos que existem nos grãos. Os efeitos da ação antioxidante são os melhores possíveis. Eles reduzem o envelhecimento celular combatendo os radicais livres que, por sua vez, danificam a cadeia de DNA e podem desencadear o câncer e outras doenças como as neurodegenerativas e as crônicas.

15. Mantem o Sistema Cardiovascular em Forma:

Os grãos da vagem ajudam a reduzir as células de gordura presentes na corrente sanguínea. O grande responsável por isso é o ômega 3 que mesmo estão numa quantidade baixa, conseguem trabalhar para a diminuição do colesterol ruim. Este é o grande responsável pela formação das placas de ateroma e pelo aumento da pressão arterial.

 

Melhor Forma de Consumir a Vagem:

Primeiro, é preciso saber que esse vegetal não pode ser conservado na geladeira por mais de 7 dias. A partir desse tempo começam a aparecer manchas escuras representando que ela já não está boa para o consumo. Ela pode ser cozida no vapor, acrescentada a saladas ou comida temperada e pura. Também é possível fazer sopas e caldos com ela.

Outros Benefícios da Vagem Para Saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Controla e previne a diabetes
  • Previne câncer de cólon
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Garante uma gestação saudável
  • Fortalece a saúde dos olhos
  • Previne problemas gastrointestinais

Como consumir Vagem:

Vagem

Quem já consumiu vagem sabe que este é um alimento que cai bem com quase qualquer preparo. A vagem pode ser utilizada como salada em pratos frios, mas também é uma ótima pedida para pratos quentes.

Ficam ótimas temperadas apenas com azeite de oliva e uma pitada de sal. Ficam boas em omeletes, em sopas, cozidas com arroz e cenoura. Para dar um toque exótico, as vagens combinam com cravo, mas também podem ser temperadas com folhas de louro, orégano, sálvia, manjerona e ou pimenta-do-reino.

Salada Simples de Vagem:

Ingredientes:

  • 300 g de vagem.
  • 1 limão médio.
  • 1 alface crespo.

Modo de Preparo:

  • Cozinhe a vagem por 10 minutos
  • Assim que cozida, retire-a da panela e corte-a em pequenos pedaços de 0,5 a 1 cm. Reserve em um recipiente
  • Corte as folhas de alface em tiras e coloque sobre as vagens cortadas
  • Corte o limão ao meio e esprema seu suco sobre os vegetais cortados
  • Misture bem com suavidade e sirva.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 10 Benefícios do Melão do Panamá Para Saúde

Licopódio – Origem, Benefícios e Como Usar!