Chá de Manacá – Origem, Benefícios e Como Usar!

Saiba Mais Sobre o Chá de Manacá – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Manacá – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, o destaque dessa planta são as flores que são grandes, numerosas e muito vistosas aparecendo durante os meses de novembro a março.

O mais interessante é que essas flores vão mudando de cor e passam por várias tonalidades, ao desabrocharem são brancas, posteriormente rosas e finalmente roxo-escuras. Manacá da serra é a única árvore do gênero que muda suas flores de cor.

cha de manaca

O gênero Tibouchina possui cerca de 30 espécies, todas oriundas da América do Sul, muitas delas nativas do Brasil. A florada é sempre em tons de rosa, roxo e lilás, mas nem todas possuem essa capacidade de mudar de cor conforme ficam velhas, como acontece com o manacá-da-serra, daí seu sobrenome científico ser mutabilis, que em latim significa mutável, que se transforma.

Os frutos do Manacá são ovalados e quando maduros (secos) soltam grande quantidade de sementes que são minúsculas, quase que um pó. Existem outras espécies de Tibouchina que produzem flores que mudam de cor, mas a que mais se destaca é a T. mutabilis e que é a mais propagada também.

A propagação do Manacá sempre foi feita através das sementes, mas atualmente os viveiristas desenvolveram técnicas de propagação vegetativa através de estaquia e as plantas obtidas por esse sistema já florescem bem pequenas, já nas primeiras brotações.

Essa mudança no método de propagação causou até uma confusão na definição da espécie, pois nomeou a planta como Manacá da Serra Anão, o que está errado, pois a espécie é a mesma só que florescem mais precocemente.

Origem do Chá de Manacá:

Identificada como sendo uma planta pertencente à família das Lolanaceas, o manacá é originalmente brasileiro. Suas propriedades medicinais são extraídas a partir do emprego das folhas no conhecimento curativo popular, herdado da população indígena e ribeirinha há centenas de anos.

O manacá é uma árvore de pequeno porte, podendo chegar a até oito metros de altura. As folhas dessa planta são de formato ovalado, já o cálice é tubuloso, campanulado e os ramos possuem medula amarela. O fruto é uma cápsula semilenhosa com inúmeras sementes.

Dependendo do local onde é encontrada, a manacá pode ser conhecida por vários outros nomes. Entre os mais comuns, destaque para mercúrio vegetal, jeratacá, jeratacaca, cangambá, caá-gamba, eratataca e managá. Além de medicinal, a planta pode ser usada com finalidade ornamental, dado beleza das suas flores que assumem tonalidades brancas e roxas.

Benefícios do Chá de Manacá Para Saúde:

1. Atua Como um Antioxidante:

O Chá de Manacá é rico em Vitamina C que atua como antioxidante. Isso ajudará na prevenção de muitas doenças e ao combate dos radicais livres que causam câncer.

2. Mantém os Ossos Saudáveis:

O cálcio contido no Chá de Manacá proporciona diversos benefícios para o osso saudável. Isso ajuda na formação óssea e funciona com fósforo para fortalecimento do osso e os dentes.

3. Aumenta o Sistema Imunológico:

A Vitamina C em 1 xícara de Chá de Manacá (145mg) pode atingir o valor diário de 86% que o corpo precisa. Você pode aumentar o sistema imunológico com esta planta.

4. Controla a Pressão Sanguínea:

O Chá de Manacá contêm ômega 3, um ácido gordo essencial, que proporciona a produção de hormônios para controlar a contração e relaxamento da parede das artérias. Caso esse mecanismo esteja indo bem, a pressão arterial pode ser controlada para o nível normal.

5. Auxilia na Saúde dos Olhos:

Além da Vitamina C, o Chá de Manacá é rica em Vitamina A. Elas são indicadas para manter os olhos saudáveis, acuidade visual e prevenir doenças nos olhos como catarata, miopia e cegueira.

6. Combate o Câncer:

Concentrado em seu extrato, o Chá de Manacá contém certas enzimas que têm a capacidade de combater o câncer. A acetogenina contida na flor pode ter propriedades anticancerígenas. Muitos estudos têm pesquisado este benefício para curar o câncer em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa, o Chá de Manacá foi examinado para curar o câncer.

Como Usar Chá de Manacá:

Uma das formas mais comuns de empregar o manacá no tratamento de algumas das doenças citadas acima é através do preparo do Chá de Manacá. Para isso você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma colher de café de raiz seca. Coloque a água para ferver, em seguida acrescente a parte da planta e desligue o fogo.

Com ajuda de uma tampa, deixe a mistura esfriar por cerca de 10 minutos. Esse tempo é necessário para que a planta libere todas as suas propriedades na bebida. A indicação é que o consumo do Chá de Manacá seja ingerido entre duas a três vezes ao dia. Porém, é bom consultar o médico antes.

 

cha de manaca origem

Cuidados e Contraindicações do Chá de Manacá:

Chá de Manacá pode apresentar alguns efeitos colaterais quando consumida em excesso. Entre os principais estão: aumento de evacuações e diarreia pastosa em intestinos com tendência. Pode acarretar ainda um quadro de sensibilização a salicilatos e alterações na coagulação sanguínea.

O consumo excessivo pode causar ainda salivação, vertigem, anestesia geral, paralisia parcial da face, edema da língua e visão embaçada. Quando acontecer a ingestão de altas doses, procure um médico que deverá, além das medidas usuais para intoxicação, fazer um tratamento sintomático e monitoramento de funções.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Gilbardeira – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 20 Benefícios do Chá de Crisântemo Para Saúde!