Hortelã Gorda – Origem, Benefícios e Como Usar!

Hortelã Gorda – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Hortelã Gorda – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Hortelã Gorda possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. A coloração chama muito a atenção, e seu sabor singular contribui com destaque para diversas receitas. Hortelã Gorda é combinada com legumes, verduras e até mesmo suco de frutas, além de ter grande representatividade nutricional.

beneficios da hortela gorda

Os benefícios da Hortelã Gorda podem ser desfrutados por todas as idades, e as suas propriedades podem ser muito convenientes para o bem estar, basta sabermos para que serve. Conhecida também como menta, ela é muito conhecida no preparo de doces, mas sua contribuição para a saúde não é tão conhecida, por isso vale a pena se conscientizar de toda a sua contribuição para o corpo.

A Hortelã Gorda (Plectranthus amboinicus) tem outros nomes populares, hortelã-pimenta, malvarisco e malvariço. No norte e nordeste ela é usada como condimento especialmente para carnes vermelhas, devido ao seu sabor intenso. O aroma, aliás, é forte, muito picante e levemente amargo. O cozimento prolongado pode reduzir a picância e aumentar o amargor.

Origem da Hortelã Gorda:

A planta da família das Lamiaceae, também conhecida como erva-cidreira, hortelã-grande, hortelã-graúda, hotelã-grossa, hortelã-pimenta, orégano-orelhão, malva, malvão, malvariço (BARROS), malvarisco. Herbácea ou subarbustiva, anual, ereta, de 50 cm à 1,5 m de altura, caule muito ramificado, quadrangular, revestido de penugem fina e curta.

Folhas opostas, quebradiças, ovadas ou rombriormes, de 4 a 10 cm de comprimento, serreadas, cobertas de pelos em ambas as páginas, verde brilhante a superior e verde acinzentado a inferior, semelhantes ao falso-boldo; Inflorescência em espiga no ápice dos ramos ou na axila das Folhas roxas claras, inseridas num eixo comum.

Propriedades da Hortelã Gorda:

Ao utilizar as Folhas frescas da Hortelã Gorda é possível usufruir de seus princípios ativos, como mucilagens, óleo essencial rico em timol, carvacrol, cariofileno, bergamoteno, a-humuleno, cumeno e a-terpineol. Assim,a Hortelã Gorda pode ser uma grande aliada nos tratamentos de asma, bronquite, coriza, dor de ouvido, epistaxe, gripe, hemoptise, hipertermia, pirexia, rouquidão. Então, confira agora e com detalhes os Benefícios da Hortelã Gorda Para Saúde:

Benefícios da Hortelã Gorda Para Saúde:

  • A Hortelã Gorda é muito utilizada em casos de tosse, bronquite e inflamação da boca e da garganta, além de ser bastante aproveitada para tratamentos contra catarro, dor de ouvido, dor de cabeça, inflamação no colo do útero, febre e bronquite.
  • Seu aroma forte funciona como pesticida natural e, plantada no quintal ou até mesmo em vasos dentro de casa, pode ser utilizada para espantar ratos.
  • Hortelã Gorda também é bastante usada na culinária nordestina, como tempero para o preparo do caldo de charque, prato tradicional.
  • Ao utilizar as Folhas frescas da Hortelã Gorda é possível usufruir de seus princípios ativos, como mucilagens, óleo essencial rico em timol, carvacrol, cariofileno, bergamoteno, a-humuleno, cumeno e a-terpineol. Assim, pode ser uma grande aliada nos tratamentos de asma, bronquite, coriza, dor de ouvido, epistaxe, gripe, hemoptise, hipertermia, pirexia, rouquidão.

Como Usar a Hortelã Gorda:

Tratar Tosse ou Dor de Garganta:

  • Prepare um xarope, aquecendo diretamente em uma panela ou caneca de 30 a 40 Folhas frescas de Hortelã Gorda intercaladas em camadas com um copo de açúcar.
  • Mantenha esse procedimento até obter uma mistura líquida, na qual pode ser acrescentada meia xícara das Folhas picadas, o que irá intensificar sua eficácia. Esse xarope deve ser consumido na dose de uma ou duas colheres de sopa três vezes ao dia.

Tratar Gripes e Resfriados:

  • Nesse caso, o ideal é preparar uma infusão com as Folhas de Hortelã Gorda. Misture cinco gramas de Folhas frescas e uma xícara de água fervente, cubra e deixe descansar por 10 minutos.
  • Esse chá de Hortelã Gorda deve ser consumido três vezes ao dia. Bochecho e gargarejo com essa infusão também são indicados nos casos de resfriados, gripes, tosses com catarro e bronquite. Faça esse método de duas a três vezes por dia.

Pode-se utilizar um xarope também, bastante eficaz nesses casos. Para o preparo, utilize 200 g de Hortelã Gorda, um litro de água e 1,8 kg de açúcar ou rapadura. Misture tudo e deixe engrossar. Para adultos, é recomendado consumir uma colher de sopa, três vezes ao dia. Já nos casos de crianças com esses males, administre uma colher de chá, três vezes ao dia.

Se preferir, faça inalação, utilizando de cinco a oito Folhas frescas de Hortelã Gorda em meio litro de água. Faça essa inalação no mínimo três vezes ao dia.

hortela gorda

Efeitos Colaterais da Hortelã Gorda:

Todos os tratamentos naturais devem ser acompanhados por um médico. Não é porque as ervas são menos nocivas, na teoria, que os riscos deixam de existir. A composição na estrutura de cada planta é cheia de elementos e, em alguns casos, pode ser que um deles tenha alguma reação alérgica no usuário.

As reações de alergias podem começar fraquinhas, mas há casos em que as vias respiratórias incham e isso dificulta, e muito, a respiração, podendo causar até uma sufocação. Para evitar resultados negativos com o tratamento, consulte-se com um médico especializado em produtos naturais (Naturalista) e converse com ele a respeito do seu problema para que seja receitada a melhor solução.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Chá de Ipê Preto

Chá de Ipê Preto – Benefícios, Usos e Contraindicações

Óleo de Alcaravia – Origem, Benefícios e Como Usar!