Os 10 Benefícios do Tofu Para Saúde!

Os 10 Benefícios do Tofu Para Saúde!

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Tofu Para Saúde deve-se ao alto valor nutricional na qual o tofu é derivado. Além disso, produzido por meio da coalhada da soja prensada em blocos, o tofu possui um processo de produção parecido com o da fabricação de queijo.

Tofu é um subproduto da soja que ostenta uma riqueza de benefícios para saúde, incluindo um menor risco de câncer, anemia e osteoporose, bem como os níveis de colesterol.

benefícios do Tofu Para SaúdeEle também ajuda na manutenção da saúde cardiovascular e é uma boa fonte de proteína. E ele tem sido um ingrediente comum em cozinhas globais, como a chinesa, por muitos séculos. A palavra Tofu é de origem japonesa e é uma forma comum do consumo da soja em muitos países asiáticos.

É facilmente disponível nos mercados em todo o mundo e também pode ser preparado em casa. O Tofu é um produto alimentar que é produzido pela coagulação de suco espremido dos grãos de soja.

O sumo de soja extraída é depois prensado em blocos, que são de cor branca. Além das cozinhas asiáticas que incorporam o uso do Tofu, é frequentemente usado em vários restaurantes e casas ao redor do mundo.

O uso do Tofu é usado principalmente na preparação de pratos doces depois de marinar, a fim de misturar-se com o prato principal. A maioria dos chefs o usa devido seu sabor sutil, que é necessário quando a intenção é evidenciar os outros tipos de gostos e sabores contidos nesse alimento. Isso transformou o significado que foi dado a soja e qualquer de seus produtos, uma vez que foram referidos como a “proteína para a classe baixa ou pobre”.

Valor Nutricional do Tofu:

Tofu é baixo em calorias, mas ricos em proteínas. E também é uma boa fonte de diferentes minerais, tais como Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Sódio, Zinco e de Potássio. Em termos de vitaminas, contém Vitamina D, Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina C, tiamina, Riboflavina, Niacina e Ácido Fólico. Então, confira Os 10 Benefícios do Tofu Para Saúde:

1. É Fonte em Ferro:

ferro desempenha um papel muito importante no fornecimento de oxigênio para várias partes do corpo e, posteriormente, o corpo depende fortemente de oxigênio.

É função da hemoglobina o transporte deste gás para todas as partes do corpo, o que é essencial na produção de energia. A hemoglobina é formada através da utilização do ferro que está presente no corpo. Como Os Benefícios do Tofu incluem o ferro, ele ajuda na circulação de oxigênio no corpo.

2. Ajuda no Fortalecimento dos Ossos:

Tofu é uma boa fonte de Cálcio, que é o ingrediente fundamental na formação do osso. Não é fácil obter este nutriente ou mineral na quantidade certa.

É por isso que a ingestão de Tofu é altamente recomendado, uma vez que tem níveis elevados deste elemento. A falta de cálcio no organismo pode levar a osteoporose, envelhecimento rápido devido à fragilidade óssea e fraca formação de novos ossos.

Os efeitos desta idade podem ser evitados através da adoção de medidas, tais como consumir o Tofu, o que atrasa todo o processo, mantendo os ossos fortes.

3. Benefícios do Tofu Para o Coração:

A ingestão de comida adequada desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde cardiovascular. O consumo regular de produtos a base de soja, como o Tofu podem reduzir os níveis de colesterol e gorduras saturadas no corpo, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

4. Ajuda na Prevenção do Câncer:

Tofu contém isoflavonas, que são bem conhecidas por ser benéficas na redução do risco de câncer.

O estudo sobre o consumo de soja e o câncer do endométrio sugere um maior consumo de produtos, tais como Tofu, que podem reduzir o risco de câncer do endométrio em mulheres na pós-menopausa.

Outro estudo sugere que as mulheres pós-menopausas que sofrem de câncer de pulmão podem viver mais tempo incluindo Os Benefícios do Tofu em seu estilo de vida.

5. Combate a Anemia:

Outro benefício do Tofu para saúde inclui um menor risco de anemia. Um estudo realizado na China para investigar a associação entre anemia e a ingestão do Tofu sugere que ele diminui o risco de anemia entre os adultos.

benefícios do tofu para saúde6. Os Benefícios do Tofu Contra o Colesterol:

Os níveis elevados de colesterol são um dos agentes causadores de doenças relacionados ao coração.

Por mais que as pessoas tentem evitar esse tipo de gordura, ela está presente na maioria dos óleos de cozinha e gorduras.

Os Benefícios do Tofu podem reduzir os nível de colesterol no corpo devido à sua capacidade para absorver óleo e outros líquidos que, se acumulado no corpo, pode conduzir a várias doenças.

Em comparação com carnes, tais como carne de vaca, o Tofu tem níveis mais baixos de ácidos graxos saturados e níveis mais elevados de ácidos graxos insaturados.

E ele também é uma boa fonte de lecitina e o ácido linoleico, o que ajuda a regular o metabolismo, juntamente com a dispersão e a eliminação dos depósitos de colesterol no organismo.

7. Os Benefícios do Tofu Contra a Gota:

Uma investigação conduzida para estudar os efeitos do Tofu sugere que ele é uma fonte de proteína preferível, especialmente para pacientes com gota, depuração de ácido úrico mais do que o limite inferior da normalidade.

No entanto, pessoas com gota devem evitar o alto consumo do Tofu ou outros produtos de soja.

8. Possui Alto Teor de Proteína do Tofu:

O corpo humano precisa de proteínas para que funcione corretamente. Contrariamente à crença da maioria das pessoas, a proteína não esta disponível apenas nas carnes e produtos derivados.

Os vegetarianos podem obter a quantidade certa de proteína, consumindo o Tofu, ou outros produtos de soja. Os Benefícios do Tofu incluem a sua quantidade de aminoácidos, que são necessários para uma ótima saúde.

O consumo frequente de carne vermelha, por exemplo, tem implicações para a saúde que podem levar a varias doenças diferentes. Tais condições podem ser evitadas através da substituição de uma dieta de carne por uma dieta rica em Tofu.

9. Ajuda na saúde dos Rins:

Além de prevenir as doenças cardíacas, o consumo do tofu é extremamente importante para a saúde doenças hepáticas e doenças renais, já que diminui a quantidade de proteínas que os pacientes diabéticos normalmente eliminam pela urina.

10. Ajuda na Saúde do Fígado:

De acordo com especialistas, o consumo diário do tofu ajuda na redução de doenças do cérebro, que normalmente ocorrem com a idade.

Além disso, seu consumo regular reduz danos no fígado e também ajuda com problemas cardiovasculares. De acordo com estudiosos, a ingestão regular da proteína de soja diminui os níveis de colesterol total até 30% e reduz os níveis de LDL (considerado o mau colesterol) em até 35-40%.

tofuEfeitos Colaterais do Tofu e Outros Produtos de Soja:

Entre os muitos problemas de saúde ligados a uma dieta rica em soja são:

  • Problemas de tireóide, incluindo ganho de peso, letargia, mal-estar, fadiga, perda de cabelo, e perda da libido;
  • Puberdade precoce e outros problemas de desenvolvimento em bebês, crianças e adolescentes;
  • Câncer;
  • Dano cerebral;
  • Distúrbios reprodutivos;
  • Alergias à soja.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar Junior Costa

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dr. Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Pau ​d’Arco – Origem, Benefícios e Como Usar!

beneficios da Teta de Vaca

Teta de Vaca – Origem, Benefícios e Como Usar!