Os 40 Benefícios da Mexerica Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 40 Benefícios da Mexerica Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, a mexerica ou tangerina (as formas mais populares como a conhecemos) é uma fruta bastante consumida no mundo todo, principalmente em países com clima tropical e subtropical, como é o caso do Brasil. Devido ao seu alto teor de água, além de sabor cítrico, adocicado e refrescante, é muito comum consumi-la nos dias mais quentes do ano, ou seja, no verão.

Mexerica, tangerina, mimosa, bergamota, poncã, murcote, laranja-cravo, fuxiqueira, mandarina, manjerica, clementina ou laranja-mimosa. Você pode encontrar essa fruta com os mais diferentes nomes, dependendo do local em que for saboreá-la, mas as características, como sabor, textura e aroma, além de suas propriedades nutritivas, são as mesmas, pode acreditar.

beneficio da mexerica

De casca e polpa alaranjadas, a fruta de origem asiática, além de deliciosa, também é considerada bastante nutritiva e, portanto, muito benéfica à saúde como um todo. Entre os seus nutrientes podemos encontrar a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato (semelhante ao ácido fólico), bioflavonoides, além de minerais como o cálcio, magnésio, potássio, fósforo, entre outros que são essenciais ao bom funcionamento do corpo.

A fruta possui fibras, que favorecem o trato intestinal e também dão a sensação de saciedade. Ela também conta com sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo. O mineral potássio, por exemplo, contribui com a saúde cardíaca, já que ele é responsável pelo bom funcionamento cardíaco e pela transmissão dos impulsos nervosos.

Benefícios da Mexerica Para Saúde:

Valor Nutricional da Mexerica:

Mexerica tem um valor nutricional bem rico de vitamina K, A, C, E, B1, B3, B5, B6, B2 e folato, bem como sais minerais como manganês, fibras, potássio, magnésio, ferro, cálcio e cobre. É também uma boa fonte de fósforo, ômega-3 ácidos graxos e proteínas.

1. Promove o Cabelo Saudável:

O consumo regular de Mexerica melhora a saúde e a cor de seu cabelo. Elas são uma boa fonte de cobre que está envolvida na formação de melanina. A melanina é um pigmento que dá cor ao seu cabelo. Elas também são ricos em antioxidantes como as vitamina C e E, beta-caroteno, a luteina e a zeaxantina, que ajudam a manter o cabelo saudável.

2. Previne Danos Solares:

Queimaduras solares e outros problemas de pele causados ​​pela exposição ao sol podem ser evitados com Mexerica. A fruta evita danos causados ​​pelo sol causados ​​pelos raios UV.

3. Mexerica Ilumina a sua Pele:

ingestão frequente de Mexerica mantém sua pele brilhante e lisa. O alto teor de vitamina A e C ajuda a manter a pele saudável e radiante.

4. Trata Rugas:

Comer Mexerica pode ajudar a tornar a pele jovem e saudável. Ele evita e trata linhas e rugas, fazendo com o que problema desapareça.

5. Promove a Saúde dos Olhos:

Mexericas são uma rica fonte de luteína, um carotenóide que promove a saúde dos olhos e previne doenças oculares, como a degeneração macular e catarata.

6. Reduzir os Níveis de Colesterol:

As pessoas que sofrem de hipertensão podem se beneficiar comendo Mexerica. A fruta contém potássio, o que ajuda na redução dos níveis de pressão arterial. Assim, é útil para controlar a hipertensão.

7. Impede o Odor Corporal:

O odor corporal é um problema comum, especialmente nos meses de verão. suco de mexerica é bastante benéfico para se livrar do odor de corpo. Beber esse suco é geralmente bom para a saúde e também ajuda a evitar o odor corporal.

8. Mexerica Cura Asma:

As propriedades anti-inflamatórias da mexerica pode ser atribuído ao seu elevado teor de vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Estas propriedades são eficazes na cura da asma e na redução dos sintomas de asma. Os estudos provaram que dar essa fruta para pacientes asmáticos pode diminuir respiração ofegante.

9. Ajuda na Perder Peso:

As pessoas obesas podem se beneficiar comendo Mexerica. A fruta contém fibras, o que ajuda na perda de peso. Comer essa fruta ajuda na prevenção de comer em excesso e, portanto, controla a obesidade.

10. Previne a Aterosclerose:

Muitos radicais livres no corpo causam a oxidação do colesterol ruim e aglomeração de plaquetas em nosso corpo, conduzindo assim a aterosclerose, uma condição que danifica os vasos sanguíneos. Vitaminas E, C e beta-caroteno nas mexericas são excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo.

11. Aumenta o Colágeno:

A Mexerica contém um flavonóide chamado hesperidina, que ajuda a aumentar a produção de colágeno em nossa pele. O colágeno é importante para tornar a pele saudável e livre de problemas.

12. Promove a Saúde do Pulmão:

Os agentes cancerígenos presentes na fumaça do cigarro causa deficiência de vitamina A, resultando em inflamação do pulmão, enfisema e outros problemas pulmonares. A vitamina A contida na mexerica ajuda a manter os pulmões saudáveis ​​por contrariar este defeito.

13. Auxilia na Saúde Óssea:

Mexericas são uma importante fonte de cálcio e potássio, que são vitais para o crescimento saudável dos ossos e manutenção. O consumo regular dessa fruta inibe a lesão articular, risco de osteoporose ea incidência de artrite reumatóide. Também é uma excelente fonte de cálcio, um mineral que suporta a produção do corpo dos tecidos conjuntivos.

14. Mantém o Cérebro Saudável:

A Mexerica contém grandes quantidades de folato, o que ajuda no desenvolvimento do cérebro. Assim, torna o cérebro saudável enquanto evita a depressão.

15. Previne o Câncer:

Mexerica possui grandes propriedades anti-inflamatórias, devido à presença de grande quantidade de vitamina K. Estes ajudam na prevenção de ataques cardíacos, derrames cardíacos e outras doenças do coração. Ajuda na digestão, absorvendo mais quantidade de bile que usa o colesterol presente no corpo. Isto resulta na redução do colesterol.

beneficios da mexerica

16. Trata a Caspa:

A caspa é um problema comum no nosso dia a dia. Aplicando o suco no couro cabeludo ajuda eficientemente a tratar a caspa. A aplicação da polpa da casca de Mexerica no couro cabeludo também é muito benéfica para o tratamento da caspa.

17. Combate Problemas Respiratórios:

Estando embalado com propriedades anti-inflamatórias, a mexerica é efetiva no combate aos sintomas da asma. Os pacientes com asma podem consumir essa fruta em uma quantidade adequada de forma regular para diminuir a sibilância desconfortante e outros sintomas de asma.

18. Combate Inflamação:

A Mexerica é uma fruta cítrica muito saudável que ajuda na cicatrização da inflamação em nosso corpo. Ela também contém nutrientes que previnem doenças inflamatórias, protegendo-nos desse problema.

19. Previne Danos Dos Radicas Livres:

A Mexerica é rica em vitamina C, que atua como um antioxidante. Isso ajuda na proteção do nosso corpo contra o ataque de radicais livres.

20. Acelerar a Cicatrização:

O óleo de mexerica ajuda a crescer novas células e tecidos. Ele também acelera o processo de cicatrização.

21. Fortalece os Ossos:

Ossos e dentes são formadas pela hidroxiapatite com a combinação de cálcio e fósforo. Ambos os minerais devem ser incluídos na dieta para prevenir a osteoporose. O magnésio ativa enzimas e regula a formação de hidroxiapatite, que é necessária para manter a saúde dos ossos.

22. Mexerica Para Combater Infecções:

Como a vitamina C é antioxidante solúvel em água natural, a presença de 87% da vitamina C na mexerica ajuda a lutar contra os agentes infecciosos e remove os radicais livres.

23. Diminui o Colesterol:

A mexerica produz a sinefrina, que reduz a produção de colesterol mau. Ele aumenta a produção do bom colesterol e reduz a produção do colesterol mau que é realizado pela presença de antioxidantes.

24. Faz bem Para o Cabelo:

Dentre as vitaminas do complexo B presentes na mexerica está a B12, que é essencial para manter o cabelo forte, saudável e bonito, além de fazer com ele cresça muito mais rápido. Outros benefícios dessa vitamina nas nossas madeixas incluem a prevenção da queda e, ainda, do branqueamento precoce, evitando que os fios fiquem brancos antes do tempo e nos deixem com uma aparência envelhecida.

25. Melhora a Saúde Bucal:

A mexerica é uma excelente fonte de fósforo, cálcio e vitamina C. Por isso, consumir a fruta também pode fazer muito bem à saúde bucal como um todo, deixando os dentes mais fortes e saudáveis e prevenindo diversos tipos de problemas, como a gengivite, por exemplo, doença que inflama a gengiva e a faz sangrar durante a escovação.

26. Controla a Diabetes:

A mexerica também pode ser uma ótima aliada no combate e prevenção da diabetes, principalmente a do tipo 2. Isso porque ela é rica em uma bioflavonoide chamada Nobiletin, que ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, o que a torna essencial na dieta de pacientes diagnosticados. Além disso, a fruta também pode ser consumida como medida preventiva contra o desenvolvimento da doença, ideal para pessoas predispostas.

27. Protege o Coração:

Ainda por conta do Nobiletin presente em sua composição, vários estudos comprovaram que consumir a mexerica também pode ajudar a proteger o coração de diversos males, dentre eles, a hipertensão, aterosclerose, AVC, enfartos, derrames e ataques cardíacos.

28. Fornece Energia ao Corpo:

Por conter boas quantidades de ferro, além de vitamina C, nutriente essencial para facilitar a absorção do mineral pelo corpo, a mexerica também pode ser ideal para melhorar a sua disposição física e fornecer mais energia para as atividades do dia a dia, inclusive para pessoas que são atletas ou frequentam a academia regularmente.

29. Hidrata o Corpo:

A mexerica é uma fruta tropical, o que significa que ela pode ajudar a aliviar o calor nos dias mais quentes do ano, ou seja, no verão. Isso porque a fruta é composta por 90% de água, o que também a torna diurética.

30. Melhora a Visão:

Rica em vitamina A e C, comer tangerina também pode melhorar a visão e prevenir diversos males que possam comprometer a sua saúde, como é o caso da degeneração macular, catarata e cegueira, mais comuns em idosos.

mexerica

Outros Benefícios da Mexerica Para Saúde:

  • Devido à sua riqueza em vitamina E e vitamina B12, a Mexerica proporciona um cabelo bonito;
  • A queda de cabelo ou calvície pode ser ajudado pela aplicação de uma pasta de mel e Mexerica no cabelo;
  • Mexerica ajuda a prevenir a diabetes devido à sua presença de flavonoides com as propriedades;
  • Devido à presença do alto teor de fibra nas Mexericas, a mesma ajuda a evitar a constipação;
  • A presença de vitamina C e B6, potássio e fibras em Mexerica é conhecida por sua melhoria da saúde do coração;
  • O óleo de Mexerica é extraído a partir e ajuda a crescer novas células e tecidos;
  • A presença de vitamina C e B6, potássio e fibras é conhecida por sua melhoria da saúde do coração;
  • A Mexerica é a melhor fonte de fornecimento de vitamina do complexo-B, como Ácido Fólico;
  • A Mexerica pode proporcionar um tom de pele saudável brilhante;
  • O risco de leucemia é reduzido pela presença de uma flavona em cascas de frutas cítricas como essa.

Efeitos Colaterais da Mexerica:

O consumo em excesso da mexerica pode causar problemas como enjoo, então, apesar dos seus benefícios consuma com cuidado.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

soja beneficios

Os 40 Benefícios da Soja Para Saúde

Os 25 Benefícios do Almeirão Para Saúde