Os 40 Benefícios do Chá de Cavalinha Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Chá de Cavalinha é uma ótima forma de absorver os vários benefícios da cavalinha que pode ser conhecida popularmente como cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo e cola-de-cavalo, e é uma planta utilizada como remédio fitoterápico para vários tipos de problemas, justamente pela propriedade diurética.

Porém, mesmo se tratando de um ingrediente natural, a recomendação é que o médico seja consultado antes de incluí-lo em qualquer que seja o tratamento. Isso vai evitar o desenvolvimento de possíveis problemas e alergias.

Benefício Chá de Cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal conhecida, dentre outras utilidades, por seu efeito emagrecedor, já que ajuda a desinchar e queimar gorduras. Dentre suas propriedades, destacam-se as funções adstringente, diurética, anti-inflamatória e desintoxicante, que são capazes de tratar inúmeras condições, além da alta concentração de potássio e cálcio.

Valor Nutricional do Chá de Cavalinha:

Quantidade por 1 Xícara: Calorias 167 kcal; Carboidratos 0 g; Açúcar 0 g; Proteínas 19,32 g; Gorduras 9,36 g; Gordura Saturada 2,444 g; Gordura Monoinsaturada 3,205 g; Gordura Poli-insaturada 2,343 g; Colesterol 64 mg; Fibras 0 g; Sódio 78 mg e potássio 389 mg. Então confira agora os Benefícios do Chá de Cavalinha Para Saúde:

1. Benefícios do Chá de Cavalinha nas Atividades Física:

Como o Chá de Cavalinha pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

2. Evita Cãibras Musculares:

Estas são sentidas principalmente durante os meses quentes de verão, devido ao desequilíbrio eletrolítico e desidratação. Assim, além de uma boa hidratação do corpo, também é importante consumir Chá de Cavalinha para restabelecer a quantidade de eletrólitos.

3. Benefícios do Chá de Cavalinha Para a Saúde Muscular:

As proteínas desempenham um papel importante na contração muscular e coordenação. As proteínas estão presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornece a estrutura muscular. E como o Chá de Cavalinha é rico em proteínas, seu consumo pode ser muito útil.

O crescimento do músculo depende da adequação de proteínas no corpo. É extremamente importante criar um equilíbrio entre a taxa de síntese de proteína muscular e a repartição destas proteínas musculares.

A taxa de degradação de proteínas do músculo varia dependendo das condições específicas, por exemplo, o requisito de proteínas é diferente durante a velhice, quando a repartição dos músculos acelera e é diferente para formadores de resistência que também seria necessário considerar a temporização perfeita, juntamente com a quantidade de ingestão de proteína.

4. Elimina o Excesso de Dióxido de Carbono:

O sódio desempenha um papel importante na remoção de qualquer excesso de dióxido de carbono que tenha acumulado no corpo. E como o Chá de Cavalinha possui sódio, ele também tem essa função.

5. Benefícios do Chá de Cavalinha Para Diminuir o Colesterol:

As fibras do Chá de Cavalinha formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

6. Atua na Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Chá de Cavalinha é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

7. Benefícios do Chá de Cavalinha Para a Insolação:

É causada devido à falha do sistema de regulação do calor no corpo humano. Esta forma de exaustão térmica é causada devido à exposição contínua a temperaturas muito altas. Esta exposição faz com que o corpo perca a capacidade de manter a temperatura normal.

Esta condição é ainda agravada devido à perda de sal e água do corpo. Assim, o Sódio desempenha um papel vital na prevenção do golpe do sol ou pelo cansaço do calor, substituindo a perda de eletrólitos essenciais.

Além da água, beber fluidos contendo sal e açúcar é favorável contra insolação. O Chá de Cavalinha que e rico em sódio também pode ser usado para proporcionar ainda mais alívio. Os níveis de sódio e o equilíbrio de fluidos são muito importantes para os atletas de resistência, bem como para aqueles que vivem estilos de vida extremamente ativos.

8. Promove a Saúde do Sistema Nervoso:

Outra tarefa importante realizada pelo Chá de Cavalinha é o bom funcionamento do sistema nervoso. O sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é acionado e, por sua vez, reage com uma reação adequada.

Os receptores locais presentes no sistema nervoso, que são responsáveis pela resposta rápida, compreende os complexos de proteínas. Estas proteínas do receptor auxiliam na transmissão de sinais nervosos dentro das células e regula o sistema nervoso central.

9. Benefícios do Chá de Cavalinha Para a Absorção de Glicose:

O sódio do Chá de Cavalinha ajuda a facilitar a absorção de glicose pelas células, resultando no transporte suave de nutrientes nas membranas celulares do corpo.

Chá de Cavalinha

10. É uma Boa Fonte de Energia:

As proteínas também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo da dieta que não consegue fornecer energia suficiente para o corpo durante programas de fome ou perda de peso faz com que o organismo use suas próprias proteínas funcionais a fim de compensar.

À medida que o corpo não armazena proteínas extra, as enzimas e proteínas musculares quebram para produzir aminoácidos para fornecer energia ou sintetizar glicose e garantir o fornecimento contínuo de energia para as células.

11. Benefícios do Chá de Cavalinha Para dar Saciedade:

Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

12. Acelera o Metabolismo:

O potássio do Chá de Cavalinha, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

13. Benefícios do Chá de Cavalinha Para a Regulação do Intestino:

Tanto as suas fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

14. Ajuda a Manter o Equilíbrio de Água:

O sódio do Chá de Cavalinha é um dos minerais que ajuda a regular os níveis de líquido no corpo humano. O equilíbrio de sódio e água está intimamente ligado. Os portões e canais de sódio são o que a bomba de água na célula e regulam a quantidade de fluido extracelular no corpo.

15. Benefícios do Chá de Cavalinha Para o Transporte Molecular:

Outra tarefa principal realizada pelo Chá de Cavalinha é o transporte e a armazenagem de várias substâncias através das membranas celulares. Isso é vital para a fluidez do sangue e nutrição do corpo. Por exemplo, a passagem de oxigênio nas células de sangue vermelhas é feita por uma importante proteína chamada hemoglobina. Outra proteína chamada ferritina é responsável por armazenar ferro e de sangue no fígado.

16. Evita as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio , presente no Chá de Cavalinha. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de potássio , o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

17. Benefícios do Chá de Cavalinha Para Evitar as Hemorroidas:

Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de hemorroidas. E como o Chá de Cavalinha é rico em fibras, ele pode ser uma ótima maneira de evitar as tão famosa Hemorroidas.

18. Ajuda na Regeneração Celular e de Tecidos:

A renovação e restauração de células e tecidos é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. O corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele. As células presentes no sistema digestivo, pele e sangue não duram mais de duas semanas e começar a perecer.

Esse é o momento para a criação e reposição de células saudáveis e novas para substituir as falecidas. Este processo de ressurgimento de novas células e tecidos realizados por proteínas ajudam a manter uma boa saúde. As proteínas também são utilizadas para a fabricação de medicina regenerativa celulares.

19. Benefícios do Chá de Cavalinha Para o Alívio de Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios do Chá de Cavalinha o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

Outros Benefícios do Chá de Cavalinha:

  • Ajuda a tratar a Inflamação e edema na próstata;
  • Ajuda a tratar a Pressão alta (hipertensão);
  • Ajuda a tratar a Afecções nos pulmões;
  • Evita a Flacidez na pele e músculos;
  • Combate o Retenção de líquidos;
  • Ajuda a tratar a Arteriosclerose;
  • Evita a Menstruação excessiva;
  • Cálculos e hemorragias renais;
  • Ajuda a tratar a Osteoporose;
  • Ajuda a tratar a Obesidade;
  • Evita as Pedra na vesícula;
  • Atua sobre o Ácido úrico;
  • Combate o Reumatismo;
  • Ajuda a tratar a anemia;
  • Combate a Ansiedade;
  • Combate o Estresse;
  • Melhora a Bexiga;
  • Melhora o Baço;
  • Melhora os Rins;
  • Evita a Celulite;
  • Evita Enurese.

Benefícios Chá de Cavalinha

Receita de Chá de Cavalinha:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cavalinha;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  • Colocar a cavalinha dentro de um recipiente;
  • Ferver a água;
  • Após, transferir a água fervente para o recipiente da cavalinha;
  • Deixar abafado por cinco minutos.
  • Coar e servir-se.
  • Recomenda-se consumir o chá ao longo do dia.
  • A quantidade diária recomendada do chá é de duas a três xícaras.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 20 Benefícios do Suco de Jenipapo Para Saúde

Os 22 Benefícios do Chá de Casca de Limão Para Saúde