Os 30 Benefícios do Suco de Pitanga Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Já ouviu falar no Suco de Pitanga? Sabia que este suco pode trazer vários benefícios à saúde? isso mesmo, o Suco de Pitanga é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, a pitanga, fruto da pitangueira, Eugenia uniflora, é planta nativa da Mata Atlântica brasileira, irmã da goiaba, do araçá, da grumixama e outras mais do gênero Eugenia, família botânica das Myrtaceae. Vamos falar do seu uso medicinal e aromático – pitanga é saborosa, cheirosa e curativa. Folhas, frutos, casca, tudo pode ser usado em seu benefício. A fruta da pitanga você pode comer crua, ou fazer geleia, doce, conserva, que de todas as maneira ela é deliciosa. Essa fruta você não vai encontrar nos mercados – quando madura, a pitanga tem pouca durabilidade e resistência – e o ideal é colher no pé e usar imediatamente.

Suco de Pitanga

Valor Nutricionais do Suco de Pitanga:

Suco de Pitanga dispõem muitos dos nutrientes do Pitanga, abrangendo: Colesterol, Sódio, Potássio, Carboidratos, Proteínas, Vitamina A, Vitamina C, Cálcio, Ferro, Vitamina B12 e Magnésio. Então, confira detalhadamente Os 40 Benefícios do Suco de Pitanga Para Saúde:

1. Melhora a Saúde da Pele:

Suco de Pitanga ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

2. Previne a Osteoporose:

O Suco de Pitanga previne a osteoporose na idade avançada e ajuda na recuperação de lesões ósseas.

3. Combate Acne e Rugas:

Suco de Pitanga auxilia no combate as rugas e acnes que rotineiramente aparecem no rosto. Esse problema por exemplo, afeta diretamente o humor das mulheres já que elas estão sempre são mais preocupadas com a pele.

4. Possui Propriedades Antioxidantes:

Suco de Pitanga ajuda na prevenção de produções de radicais livres. Estes radicais livres se produzidos, levará a reações que podem causar inflamação e outras doenças.

5. Melhora a Saúde dos Pulmões:

Suco de Pitanga ajuda a promover o bom funcionamento dos pulmões. Previne o funcionamento anormal de seus pulmões e infecção pulmonar efetivamente.

6. Promove a Digestão:

O Suco de Pitanga promove a digestão suave. Tomar o suco ajuda a tratar diarreia e prevenir problemas gastrointestinais em grande medida.

7. Melhora o Apetite:

O Suco de Pitanga é conhecido por exemplo por conter amplo de vitamina B complexo que ajuda a aumentar o seu apetite. Além disso, o complexo de vitamina B também melhora o funcionamento de seus vários órgãos do corpo e ajuda você.

8. Melhora a Saúde da Pele:

O Suco de Pitanga ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, ela contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

9. Aumenta a Imunidade:

Suco de Pitanga ajuda a neutralizar os radicais livres e previne danos nas células e nos tecidos. O conteúdo antioxidante da fruta fortalece sua imunidade, evita o estresse oxidativo. E protege seus órgãos de danos potenciais devido à atividade radical.

10. Previne o Câncer:

Suco de Pitanga é uma bebida rica em fenóis e antocianinas, que são nutrientes altamente eficazes na prevenção de doenças degenerativas e atuantes na proteção das nossas moléculas de DNA contra mutações que possam levar ao desenvolvimento do câncer.

11. Combate o Envelhecimento Precoce:

Rica em propriedades antioxidantes, o Suco de Pitanga pode ser utilizada na alimentação para combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais causadores, dentre outros problemas, do envelhecimento precoce da pele.

12. Ajuda a Acabar com a Gripes e Resfriados:

Mais uma vez, por conta das propriedades anti-inflamatórias presentes na composição do Suco de Pitanga, ao consumir a bebida, você pode prevenir e tratar gripes e resfriados, bem como os seus incômodos sintomas, como febre e dor na garganta.

13. Combate as Inflamações:

Suco de Pitanga é uma bebida com ótimas propriedades anti-inflamatórias. Portanto, significa que, ao consumi-la, você pode prevenir ou tratar diversos tipos de inflamações pelo corpo, inclusive a artrite e a gota, amenizando as dores causadas pelas doenças.

14. Ajuda a Tratar Diarreias:

Devido às suas propriedades adstringentes, o Suco de Pitanga é capaz de auxiliar na melhora dos sintomas de diarreias e outros desconfortos intestinais, potencializando a saúde do trato gastrointestinal como um todo.

15. Fortalece os Ossos:

Excelente fonte de vitamina A, o Suco de Pitanga também pode ser usada para ajudar na formação e manutenção dos ossos, tornando-os mais fortes e resistentes às fraturas e doenças, como a descalcificação, que pode levar ao desenvolvimento da osteoporose. Além disso, por conter cálcio em sua composição, consumir a fruta também pode acelerar a recuperação de lesões ósseas.

16. Protege o Coração:

Por conter vitaminas e minerais que ajudam na redução da pressão arterial, o Suco de Pitanga também pode ser usada para potencializar a saúde do sistema cardiovascular. Ou seja, na prática, ao consumir a fruta, você pode proteger o coração de uma série de doenças, como hipertensão, derrames, AVC, ataques cardíacos e aterosclerose.

18. Acelera a Perda de Peso:

Com baixo índice calórico, o Suco de Pitanga também pode compor com sucesso a dieta de pessoas que querem emagrecer. Isso porque, ao consumi-la, você não precisará se preocupar em engordar e, inclusive, substituir alguns tipos de alimentos mais calóricos, como pães e biscoitos, por exemplo, dentro do cardápio.

19. Possui Propriedades Analgésicas:

Segundo pesquisas recentes, o Suco de Pitanga ainda tem uma atividade analgésica e antitérmica, onde algumas substâncias presentes nela podem baixar temperatura corporal e assim, ajudar inclusive no combate a insônia.

20. É um Poderoso Laxante:

O Suco de Pitanga é capaz de tratar diversos problemas de saúde que afetam o organismo devido a suas ações anti-inflamatória naturais.

21. Melhora a Saúde Óssea:

Suco de Pitanga é rica em vitamina A, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos, deixando-os fortes e resistentes às fraturas. Portanto, além de possuir minerais, como o cálcio é essencial para manter os ossos saudáveis.

Suco da Pitanga

Outros Benefícios do Suco de Pitanga Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco de Pitanga desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Ajuda no tratamento de doenças estomacais, hipertensão e diuréticos;
  • Possuem ação laxativa e calmante e o flavonóide presente nela tem participação na ação anti-inflamatória, além de fortalecer a imunidade;
  • Ajuda a manter as unhas, cabelo e pele sempre saudáveis;
  • Combate o envelhecimento precoce das células
  • Ajuda na produção de colágeno, pois fica deixando a pele hidratada e tonificada;
  • É ótima para quem tem diabetes e é calmante;
  • Auxilia na cicatrização da pele e ameniza manchas de pele;
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Combater doenças inflamatórias, como artrite;
  • Prevenir doenças degenerativas, como câncer.

Como Preparar o Suco de Pitanga:

Ingredientes:

  • 1 xícara de pitangas;
  • 2 copos de água gelada;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de Preparo:

  • Lavar bem as pitangas e retirar o caroço;
  • Levar a polpa da fruta ao liquidificador e bater juntamente como a água e o açúcar ou mel ou adoçante;
  • Acrescentar o gelo e servir-se.

Os 25 Benefícios da Pimenta de Cheiro Para Saúde

Os 25 Benefícios do Óleo de Alecrim Para Saúde