Benefícios das Frutas

Os 33 Benefícios da Alfarroba Para Saúde

Os Benefícios da Alfarroba Para Saúde são muitos, pois ela conta com uma diversidade de nutrientes que a torna um elemento fundamental que proporciona o funcionamento adequado do corpo. Além disso, a Alfarroba é um membro da família das Fabáceas, por isso os frutos comestíveis são considerados leguminosas, como as Ervilhas. A fruta vem em uma vagem, muito parecida com as ervilhas, e elas crescem em uma forma cilíndrica suportada por um tronco grosso, a partir do qual as vagens crescem.

A planta é nativa da região do Mediterrâneo e do norte da África, bem como partes do subcontinente indiano e da Ásia, até a Macronésia. Muitas culturas usam regularmente Alfarroba como outras nozes e sementes, e também como substituto do chocolate!

alfarroba

Alfarroba, Ceratonia siliqua e também conhecida como a alfarrobeira, pão de São João, ou Alfarroba é um arbusto de florescência sempre-verde. Pertence à família das ervilhas fabaceae e é originária do Mediterrâneo Oriental.

A alfarrobeira é uma árvore perene em forma de cúpula que é um membro da família das ervilhas. Pode atingir mais de trinta pés ou dez metros de altura quando estiver totalmente crescido.

As folhas compostas são verde-escuras e a árvore tem flores verdes que florescem no outono. Os frutos da alfarrobeira são chamadas de vagens, de cor marrom, e levam um ano para amadurecer. A alfarrobeira, tem frutos que se parecem com uma vagem de  Ervilhas castanha escura, que transporta polpa e sementes. A Alfarroba é um substituto doce e saudável do chocolate.

Valor Nutricional da Alfarroba:

A Alfarroba é particularmente rica em cálcio e ferro. É também uma boa fonte de Riboflavina, Ácido Fólico, Niacina, Vitamina E, Potássio, Cobre, Manganês e Selênio, além de ser muito rica em fibras alimentares. Então, confira Os 33 Benefícios da Alfarroba Para Saúde:

Benefícios da Alfarroba Para Saúde:

1. Ajuda a Aliviar a Diarreia:

Graças ao seu conteúdo de tanino, a Alfarroba em pó tem sido utilizada como um remédio natural para a diarreia. Taninos são polifenóis encontrados em algumas plantas. Pesquisas sugerem que a administração de pó de Alfarroba rico em  tanino com um fluido de reidratação oral é seguro e eficaz para o tratamento de diarreia de início agudo em crianças de 3 a 21 meses.

2. Constrói Ossos Fortes:

Os ossos mais fortes são outro dos maravilhosos benefício da Alfarroba em pó. Uma xícara de pó de Alfarroba contém cerca de 35% de sua necessidade diária de cálcio. Além de ser um mineral essencial para o desenvolvimento de ossos saudáveis, o cálcio também ajuda a manter um sistema nervoso saudável.

3. É bom Para a sua Pele e Cabelo:

A Vitamina E encontrada em pó de Alfarroba é boa tanto para a pele como para o cabelo. A Vitamina E ajuda a manter a pele saudável e combate as rugas. Também é um ingrediente essencial para cabelos fortes e saudáveis.

4. Substituto Perfeito Para o Chocolate:

Ao contrário do chocolate, a Alfarroba não tem cafeína nem teobromina. A teobromina é uma neurotoxina, enquanto a cafeína causa pressão alta. A cafeína tem um impacto negativo sobre as glândulas supra-renais, tornando-a imprópria para pessoas propensas à pressão arterial. A Alfarroba contém metade das calorias e um equivalente da mesma quantidade de gordura que o chocolate.

5. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Pó de Alfarroba contém mais de 20 diferentes compostos de polifenol. Estes consistem de antioxidantes e flavonoides, os quais têm propriedades de combate ao câncer. De particular benefício são os antioxidantes, quercetina e miricetina, que são especialmente bons no combate ao câncer.

6. Proporciona uma Digestão Melhorada:

Como uma rica fonte de fibra dietética, a Alfarroba pode ajudar as atividades digestivas do corpo. A Fibra aumenta os movimentos intestinais e estimula a regularidade, bem como a secreção de suco gástrico e movimento peristáltico. Tudo isso combina em um sistema digestivo mais saudável, ajudando a prevenir condições gastrointestinais mais graves.

Além disso, uma vez que o tipo de fibra é insolúvel, pode absorver líquidos, reduzindo assim a quantidade de fezes soltas no corpo e prevenindo a diarreia.

7. É uma boa Fonte de Selênio:

Precisamos de Selênio para manter uma função saudável da tireoide e ajuda na construção do DNA. Uma única xícara de pó de Alfarroba contém aproximadamente 10% da quantidade diária recomendada de Selênio que precisamos.

8. Contém Cálcio, mas não Oxalatos:

O cálcio é um mineral importante para a saúde dos ossos. Também ajuda o coração, os nervos e os músculos a funcionar bem. Duas colheres de sopa de pó de Alfarroba têm 42 mg de cálcio, ou 4% da RDA.

O cacau contém oxalatos, compostos que reduzem a capacidade do organismo de absorver cálcio. Uma dieta rica em oxalatos também aumenta o risco de desenvolver cálculos renais. A Alfarroba em pó não contém oxalatos.

9. Ajuda no Combate a Obesidade:

Pesquisas iniciais sugerem que um extrato de Alfarroba e de vagem de Feijão pode melhorar os níveis de Colesterol e aumentar a excreção de gordura nas fezes de pessoas com sobrepeso e obesas.

10. Resfriados Comuns ou Gripe:

Como as alfarrobas são ricas em Vitamina E, e cheias de antioxidantes e fitonutrientes, elas têm sido sugeridas em ocasiões para o tratamento de Anemia, tosse, osteoclasia, gripes e resfriados. Também contém ácido gálico que fornece benefícios anti-alérgicos, anti-sépticos e anti-bacterianos. Em alguns casos raros, especialistas sugeriram que o uso de Alfarroba seja usado para ajudar a reduzir as alterações nos pacientes com câncer de pulmão.

alfarroba beneficios

11. Boa Fonte de Antioxidantes:

De acordo com um estudo de 2003, a fibra de Alfarroba é uma rica fonte de antioxidantes polifenóis. O estudo identificou 24 compostos de polifenol em fibra de Alfarroba, principalmente ácido gálico e flavonoides. Tanto o ácido gálico quanto os flavonoides mostraram reduzir o estresse oxidativo.

O ácido gálico também foi encontrado para eliminar os radicais livres e matar as células cancerígenas. A pesquisa mostrou que os flavonoides têm habilidades anti-inflamatórias, anticâncer, antidiabéticas e neuroprotetoras.

12. Ajuda a Combater a Infecção:

Outro dos grandes benefícios para a saúde da Alfarroba em pó é que este pó também é uma maneira saborosa de combater doenças e infecções. O pó tem propriedades antivirais e antibacterianas, porque contém ácido gálico e taninos. É especialmente útil no combate a queixas estomacais.

13. Gestão de Diabetes:

Em comparação com o chocolate comum, a Alfarroba tem consideravelmente menos açúcar, uma fração do teor de gordura e apenas 1/3 das calorias. Pode ajudar a prevenir picos de açúcar no sangue e ser uma opção alimentar segura para diabéticos.

É por isso que muitas vezes é usado como substituto do chocolate em várias culturas, porque também fornece proteínas e fibras que o chocolate não tem. Isso torna a Alfarroba útil para pessoas que estão tentando perder peso, sem privar o doce de chocolate de vez em quando!

14. Beneficia a Saúde Intestinal:

É um alimento rico em fibras naturais, que protegem a floral intestinal e regulam o funcionamento do intestino. Com isso, o consumo colabora para reduzir casos de diarreias, desordens nutricionais, úlceras e ainda promove uma digestão mais saudável.

15. Não Possui Glúten:

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e triticale. Em algumas pessoas, o glúten aciona o sistema imunológico para atacar o intestino delgado. Esta condição é chamada de doença celíaca. Se você tem doença celíaca ou é sensível ao glúten, deve evitar alimentos que contenham glúten. A Alfarroba em pó é isenta de glúten.

16. Naturalmente com Pouca Gordura:

A Alfarroba em pó praticamente não contém gordura. Se você estiver em uma dieta de baixo teor de gordura, a Alfarroba em pó é uma boa opção. Basta ter em mente que é maior em açúcar e carboidratos do que o pó de cacau.

17. Ajuda a Reduzir o Colesterol:

Comer Alfarroba em pó pode ajudar a reduzir os níveis de Colesterol ruim em seu corpo. O pó contém polifenóis, que se ligam ao Colesterol no estômago e o ajudam a passar pelo sistema.

18. Osteoporose e Poliomielite:

A Alfarroba é rica em Fósforo e cálcio, o que significa que pode ajudar na luta contra a doença da osteoporose. Também tem sido recomendado para crianças que tiveram doença da poliomielite, devido aos altos níveis de cálcio e ácido gálico.

19. Previne o Envelhecimento Precoce:

Por conter altos níveis de vitamina A e C, é um poderoso antioxidante. Isso faz com que seja evitado o envelhecimento precoce e garante que as células da pele se mantenham saudáveis e bem nutridas. Essas vitaminas ainda promovem a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme.

20. Não Contém Estimulantes:

Ao contrário do chocolate, que contém teobromina e cafeína, a Alfarroba não contém estimulantes. Isso significa que a Alfarroba em pó não causará a sensação de nervosismo e as noites sem dormir que podem causar o excesso de chocolate.

21. Ajuda na Perda de Peso:

A fibra encontrada na Alfarroba é um tanto especial, inibindo a secreção da grelina pós-prandial, um hormônio que diz ao corpo que está com fome, ocasionalmente liberado depois de comer. Isso significa que a Alfarroba pode reduzir as chances de comer demais e, portanto, ajudar nas tentativas de perda de peso.

beneficios da alfarroba

Outros Benefícios da Alfarrobra:

  • Pode ser utilizado contra a bronquite;
  • Tem papel protetor contra o câncer;
  • Pode ser consumido por pessoas com Hipertensão;
  • Ela elimina a nitrosamina e é útil em casos de diarreia e constipação;
  • Atua como analgésico para indivíduos com dores crônicas;
  • Através do seu teor de Vitamina E, é benéfico para a tosse, perda óssea e Anemia;
  • Ele limpa o corpo de toxinas e remove os radicais livres, fortalece o sistema imunológico e é protetor contra os micróbios através de suas propriedades anti-sépticas;
  • Possui ação anti-refluxo;
  • Ele também mata as bactérias para aqueles que têm alergia ou problema de asma;
  • Por ser rico em vitaminas e minerais, é útil para dentes e gengivas;
  • É um dos alimentos que contém a maior concentração de cálcio;
  • É muito útil contra o câncer e doenças do fígado.

Como Consumir a Alfarroba:

Depois de ser retirada do pé, as sementes de Alfarroba são removidas da vagem, torradas e moídas, dando origem a uma farinha escura e doce, que dispensa a adição de açúcares ou adoçantes. Apesar de ser utilizada no preparo de bolos, pães e bombons, a melhor maneira de consumir farinha de Alfarroba é crua, pois seus nutrientes ficam mais preservados.

Efeitos Colaterais da Alfarroba:

A Alfarroba é bastante rica em gorduras saturadas, portanto coma com moderação, mas fora isso, é uma adição extremamente saudável à sua dieta! Apreciar!

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.