Os 32 Benefícios da Marapuama Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Marapuama Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, a Marapuama possui ricas propriedades medicinais que favorecem e promovem a saúde do corpo humano. A Marapuama, de nome científico Ptychopetalum uncinatum A., é um arbusto comumente encontrado no norte do Brasil, e possui flores de cor branca com um perfume característico forte e penetrante.

marapuama

Também popularmente conhecida como liriosma, pau-homem, muirapuama e muiratã, esta planta nativa da floresta amazônica é utilizada pelos povos indígenas do Brasil há muito tempo.

Historicamente, todas as partes deste arbusto foram usadas de forma medicinal; contudo, as raízes e a casca são as partes mais consumidas. Há tempos que essa planta é utilizada na Amazônia por indígenas para inúmeros propósitos.

Nem todos os usos tradicionais populares da Marapuama são comprovadamente eficientes para o organismo. Isso não quer dizer que ela não funcione, mas que simplesmente não há comprovações empíricas de sua ação sobre o corpo.

A seguir, vamos conhecer para que serve a Marapuama, entendendo como essa planta tem sido utilizada e quais são seus benefícios.

Propriedades da Marapuama:

A planta Marapuama possui muitos ácidos em sua composição, como lignocerico, araquídico, behenico e campesterol, além de alcalóides, óleos essenciais, fitosteróis e éter.

As principais propriedades da planta Marapuama são antidisentéricas, antirreumáticas, relaxantes, tônicas, vermífugas e afrodisíacas. Então, confira agora os Benefícios da Marapuama Para Saúde

Benefícios da Marapuama Para Saúde:

1. Combate Inflamações:

Há uma série de ações reconhecidamente eficientes da planta em relação ao organismo. Uma delas é o efeito anti-inflamatório e, especialmente, anti-alérgico da planta. Isso significa que a planta de fato possui propriedades medicinais relacionadas a inchaços e inflamações, sendo eficiente para os tratamentos gastro-intestinais tipicamente atribuídos a eles.

2. Benefícios da Marapuama Para Mulheres:

Não só pode aumentar a função sexual nos homens, a Marapuama é eficaz para tratar o baixo desejo sexual ou a frigidez nas mulheres.

De acordo com o estudo em 1990 que contou com 202 mulheres frígidas saudáveis foi constatado que após um mês consumindo suplemento de Marapuama, 65% dessas mulheres experimentam o aumento da libido ou desejo sexual e satisfação. É um remédio herbal usados hoje em dia para aumentar o orgasmo e as fantasias nas mulheres.

3. Aumenta a Fertilidade:

A Marapuama não só pode ser usada para tratar a fraqueza sexual, mas também a infertilidade. A infertilidade nos homens é um problema quando o homem não pode ejacular ou tem baixo nível de testosterona (um hormônio que promove a produção e liberação de esperma). A Marapuama contém esterol vegetal, que pode melhorar o nível de testosterona e atua como o bloco de construção de testosterona.

4. Combate a Neurastenia:

A neurastenia é um distúrbio nervoso que ocorre no cérebro e possui vários sintomas como dor de cabeça, fadiga, falta de motivação e sentimentos de inadequação. Segundo o estudo, a Marapuama pode melhorar a função cerebral e aliviar a neurastenia.

5. Benefícios da Marapuama Contra a Artrite:

A artrite reumatoide é um dos sintomas da doença autoimune. É um problema em que o sistema imunológico não funciona de forma normal no corpo.

As células do sistema imunológico irão consumir ou atacar as células saudáveis presente no corpo do paciente. Isso resulta nos sintomas da artrite reumatoide, como dor nas articulações. Consumir Marapuama regularmente pode reduzir a causa da dor pela artrite reumatoide.

6. Combate o Mal de Alzheimer:

A Marapuama podem manter o nível e melhorar a quantidade de acetilcolina no cérebro. A acetilkolina é um neurotransmissor importante no cérebro.

O nível decrescente de acetilcolina pode aumentar o impacto e desencadear o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Tomar suplemento de Marapuama pode manter a função cerebral saudável e prevenir a doença de Alzheimer, que geralmente ocorre na velhice.

7. Combate a Diarreia:

A diarreia é um problema comum que ocorre no trato digestivo. As fezes aquosas em paciente com diarreia são causadas pelo problema no intestino grosso.

Durante o processo de defecação, o intestino grosso não consegue absorver a água das fezes e desencadear a diarreia. Muitos fatores podem causar diarreia, como infecção de bactérias e também alimentos picantes e azedos. Caso sinta diarreia, tomar o suplemento de Marapuama também pode ser eficaz.

8. Benefícios da Marapuama Contra a Fadiga:

Homens e mulheres de todas as idades, historicamente, começaram a usar as ervas para aumentar o desempenho físico, e a Marapuama não é exceção. No Brasil, a erva é considerada um tônico natural para o desempenho físico e atlético, e é frequentemente usada para combater a fadiga.

9. Melhora o Cérebro:

Um dos fatores que contribui, e muito, para um aumento da energia e do desejo sexual é manter uma mente sã. Estudos demonstram que animais pesquisados têm mostrado que o extrato de Marapuama pode melhorar a função cognitiva, muitas vezes em menos de duas semanas.

10. Combate o Estresse:

Pessoas que tem a responsabilidade de equilibrar vida familiar com a vida profissional geralmente sofrem como estresse constante. Muitos estudos mostram que o estresse pode afetar negativamente o sistema imunológico, o açúcar no sangue e os níveis de insulina.

Com isso, a Marapuama pode ser útil para reduzir a ansiedade, algo que pode diminuir significativamente o estresse emocional e mental.

11. Benefícios da Marapuama Contra o Câncer:

A Marapuama contém lignanas que são conhecidas como uma substância que não só pode aumentar o desejo sexual, mas também prevenir certos tipos de câncer, especialmente esse efeito em órgãos sexuais, como próstata, endométrio, ovário e câncer de mama.

marapuama beneficios

12. Alivia a Dor de Estômago:

A Marapuama pode ser usado para tratar o estômago irritado que possui sinais de náuseas, vômitos, doenças matinais e outros desconfortos causados pelo estômago. Também é bom analgésico para pessoas que sofrem de dor de estômago.

13. Combate a Depressão:

Não é só no Brasil, a Marapuama também é bem conhecido na Alemanha como aliviador do sistema nervoso neural ou central. A suplementação da Marapuama pode aliviar a depressão nervosa e melhorar o bom humor em alguns pacientes deprimidos.

14. Benefícios da Marapuama Contra Síndromes Pré Menstruais:

A Marapuama pode ser usado para tratar a síndrome pré-menstrual, como balanço do humor, cólicas menstruais, fraqueza e etc. O benefício da planta no tratamento da síndrome pré-menstrual tem sido usado pelo brasileiro há muito tempo.

15. Aumenta a Libido:

Atualmente, fala-se na planta como uma espécie de “Viagra da Amazônia”, em função de seu histórico uso como estimulante sexual. Em especial, suas raízes e casca são as partes mais utilizadas na forma de chá, e produtos concentrados com seu extrato são cada vez mais comuns em farmácias.

A melhor parte é que sua funcionalidade é ampla. Utiliza-se a planta para a impotência sexual, a ejaculação precoce, a falta de libido, a frigidez e, até mesmo, para a promoção da fertilidade.

16. Melhora a Saúde do Coração:

Muitos especialistas em medicina natural indicam que todas as partes da árvore podem ser usadas como alimento e medicamento, mas se concentram principalmente na casca e raízes para fazer um chá usado para tratar reumatismo, fortalecer o coração, e promover a saúde intestinal.

Outros Benefícios da Marapuama Para Saúde:

  • Ajuda a melhorar a circulação sanguínea;
  • Estimular o bom funcionamento da memória;
  • Auxilia no tratamento de depressão;
  • Trata disfunções intestinais;
  • Reduz a impotência sexual;
  • Elimina a fraqueza;
  • Elimina os vermes que possam estar no organismo;
  • Diminui a celulite e o inchaço;
  • Reduz a queda de cabelo;
  • Auxilia no tratamento de artrose;
  • Evita e trata a disenteria;
  • Previne o aparecimento de gripes e resfriados;
  • Aumenta a energia do indivíduo;
  • Fortalece a musculatura;
  • Age contra a debilidade causada por algumas doenças;
  • Auxilia o tratamento de reumatismo.

Como Consumir a Marapuama:

Algumas das maneiras de como tomar a Marapuama englobam a compressa e a infusão de chá. Na primeira forma, o chá fresco da planta é aplicado diretamente sobre as áreas que se pretende estimular, lembrando que uma das funções dessa planta afrodisíaca é de melhorar a circulação sanguínea.

O chá em forma de infusão é outra maneira de se consumir a planta; deve-se colocar 2 colheres de sopa das cascas picadas em uma panela (essas cascas secas são encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais), acrescentando 1 litro de água. Deixe ferver por 20 minutos, tape e deixe amornar. Quando a temperatura estiver boa para o consumo, coe e beba o chá de 2 a 3 vezes ao dia.

Contudo, a melhor maneira de se extrair todos os componentes ativos desta planta é por meio da fermentação. Se a procura pela Marapuama é para amenizar dores de garganta, a melhor maneira de utilizá-la é por meio do gargarejo.

Dessa maneira, é possível usufruir de todos os benefícios que a planta é capaz de oferecer.

beneficios da marapuama

Efeitos Colaterais da Marapuama:

Mesmo com tantos benefícios, a Marapuama não é indicada para grávidas, crianças, idosos e para pessoas com hipertensão e problemas cardíacos. Os efeitos colaterais que podem ser sentidos devido ao uso do arbusto são tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce.

É altamente recomendado que o tratamento com essa planta seja feito sob orientação médica, que irá avaliar a melhor dose e frequência para o consumo desta planta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 25 Benefícios do Umbu Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Mirtilo Para Saúde