Benefícios das Plantas

Salgueirinha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Salgueirinha – Origem, Benefícios e Como Usar todas as suas propriedades medicinais para tratar varias doenças. Alem disso, a salgueirinha, de nome científico lythrum salicaria L., é uma herbácea ou sub arbusto que apresenta o caule reto com cerca de 1,80 metros de altura, ramificada na base e talos quadrangulares.

Salgueirinha

Também conhecida como erva-carapau, salicária e salgueira, esta planta é pertencente à família litraceeae e é nativa da Eurásia, sendo encontrada nas margens de rios e zonas úmidas com ampla distribuição a nível global.

Possui flores com tom rosa-púrpura e que se agrupam em espiga. A floração ocorre entre os meses de abril e agosto.

Nos Estados Unidos, a salgueirinha é considerada uma planta invasiva; em Portugal, encontra-se distribuída por todo o país, embora não seja excessivamente abundante.

Propriedades da Salgueirinha:

Benefícios da Salgueirinha Para Saúde:

Diante de tantos benefícios, a salgueirinha é eficaz no tratamento de problemas internos e externos do corpo.

A princípio, consegue auxiliar os pacientes que sofrem de reumatismo e de crises de coluna.

Além disso, torna-se um medicamento muito útil para eliminar distúrbios intestinais como a diarreia, colites e gastrenterites.

Vaginite, metrorragias e leucorreia também são tratadas com esta erva.

A salgueirinha também serve para cicatrizar problemas na pele, como feridas infectadas, úlceras varicosas, dermatoses e eczemas.

Chá de Salgueirinha:

Esta erva pode ser encontrada em feiras livres ou com mais facilidade em lojas de produtos naturais físicas e, especialmente, online.

Então, ao adquiri-la, o consumidor deve lavar suas folhas, enquanto um litro de água filtrada vai ao fogo.

Quando o líquido ferver, acrescente duas colheres (de sopa) da planta e tampe o recipiente. Aguarde a infusão por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar e beber, sem a adição de adoçantes.

O tratamento deve ser feito com o consumo de até três xícaras desta bebida por dia. Já se o problema de saúde for externo, o ideal é realizar compressas com panos umedecidos do chá de salgueirinha.

Aplique na área afetada e deixe que o remédio natural trate-a. Além disso, no caso de problemas vaginais lavagens com este líquido é suficiente.

Efeitos Colaterais:

O chá desta planta não deve ser consumido por grávidas, mulheres em período de lactação e nem por crianças menores de 12 anos.

Mesmo se tratando de um produto natural, o consumo deve ser feito com cuidado e sob orientação médica.

Desta forma, é possível alcançar os benefícios que a planta proporciona, sem colocar a saúde em risco.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.