Os 40 Benefícios do Pistache Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 40 Benefícios do Pistache Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, menos popular do que outras oleaginosas, como a castanha e as nozes, o pistache pode fazer toda a diferença na saúde de quem consome. Entre os benefícios mais conhecidos estão o de proteger a saúde do coração, dos olhos e prevenir uma série de doenças, em vez disso como o câncer.

O pistache é um fruto seco originário da região asiática e pertencente à família das oleaginosas, mesmo grupo das nozes, amêndoas e castanhas. O alimento ainda não está entre os mais populares no consumo dos brasileiros, mas é repleto e benefícios para a saúde. Confira cinco motivos para apostar no fruto.

beneficio do pistache

Mais comumente consumido em forma de grãos, possui uma enorme gama de variedades na alimentação, como em forma de sorvetes, doces. Conheça agora mais detalhes sobre esse fruto. O pistache é uma oleaginosa que pertence a mesma família de outros frutos, como as amêndoas, castanhas e nozes. Ela é originária do sudoeste asiático.

O pistache tem sido apontado como um excelente aliado para a boa forma, não só por ajudar na manutenção da boa forma, como também pela sua contribuição para o funcionamento e comportamento do organismo. Conhecer os benefícios do Pistache pode ajudar você a inseri-lo em sua dieta de forma conveniente com os seus objetivos.

O mais recomendado é consumir cerca de 20 a 30 gramas por dia e buscar variedades de grãos, tendo em vista que eles possuem diferenças nutricionais entre si. Além disso, na hora da compra, prefira as versões com casca, sem sinais de mofo, umidade e outros danos. Isso diminui os perigos de uma contaminação por fungos.

Benefícios do Pistache Para Saúde:

Valor Nutricional do Pistache:

Pistaches contêm nutrientes tais como carboidratos, proteínas, aminoácidos e fibras dietéticas. Eles são ricos em minerais tais como Fósforo, Potássio, Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganês, Zinco, Cobre, Sódio e Selênio. Pistaches também proveem vitaminas tais como A, K, C, E, B6, tiamina, riboflavina, niacina, folato, ácido pantotênico, colina e betaína.

1. Protege a Saúde do Coração:

O Pistache contém gorduras boas, o que significa que pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim LDL e aumentar os níveis do bom HDL. Possui também a importante propriedade de ajudar na circulação sanguínea, dilatando as artérias e prevenindo coágulos sanguíneos. Estudos já comprovaram a eficiência no combate ao colesterol.

2. É uma boa Fonte de Energia:

Como mencionado anteriormente, o pistache contém uma grande quantidade de calorias, cem gramas do fruto contém mais de 500 calorias. Sua alta absorção pelo organismo, que estimula a sensação de saciedade, aliada às proteínas presentes no fruto, ajudam a ser uma boa fonte energética.

3. Tem Poder Afrodisíaco:

Por estimular a circulação sanguínea e o sistema nervoso, o pistache pode favorecer também uma melhor energia sexual.

4. É bom Para o Cabelo:

Os nutrientes existentes no pistache atuam também na fibra capilar, deixando o cabelo mais saudável e estimulando o crescimento dos fios. A biotina presente no fruto atua também na prevenção da queda capilar.

5. Fortalece o Sistema Imunológico:

Além do poder anti-inflamatório relatado, os minerais e antioxidantes também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

6. É bom Para o Sangue:

Por conter boa quantidade de ferro, o fruto atua também no fortalecimento dos glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo doenças, como a anemia.

7. Pistache Tem Poder Anti-Inflamatório:

Os minerais e antioxidantes presentes no pistache auxiliam também a defender o organismo de vírus e bactérias.

8. Ajuda na Manutenção do Peso:

O pistache é calórico em 100 gramas do fruto existem cerca de 562 calorias mas ele é rico em gorduras boas e favorece a sensação de saciedade, além de regular o sistema digestivo. Tais propriedades são interessantes para o controle ou perda de peso, desde que seja consumido com moderação.

9. Protege o Cérebro:

O pistache é uma excelente fonte de Vitamina B6, reconhecidamente protetiva da saúde do sistema nervoso. Essa substância ajuda no correto funcionamento dos neurotransmissores cerebrais.

10. Ajuda no Combate à Diabetes:

Consumir pistaches, após uma alimentação, pode ajudar na absorção correta da glicose pelo organismo. O fruto é um importante preventivo da diabetess, justamente por reduzir o nível glicêmico no sangue.

11. Melhora o Aspecto da Pele:

O pistache é rico em vitamina E, um ótimo antioxidante, que atua protegendo também a pele, deixando inclusive o aspecto dela mais brilhante, evitando o ressecamento e envelhecimento precoce.

12. Pistache Previne o Câncer:

Por conter um bom número de antioxidantes, o pistache colabora também na prevenção dos radicais livres, que degeneram as células, com o passar do tempo, o que facilita o aparecimento de doenças, como o câncer. Contém ainda substâncias que inibem a entrada de radiações nocivas ao organismo.

13. Protege os Olhos:

O pistache contém carotenoides, como a luteína e a zeaxantina. Eles ajudam a proteger a visão, impedindo a ação dos raios ultravioletas, fortalecendo a saúde ocular e prevenindo doenças, como a degeneração macular.

14. Melhora a Digestão:

A alta quantidade de fibras que o fruto contém auxilia no bom funcionamento intestinal, eliminando, de modo mais eficiente, as toxinas do organismo e promovendo sensação de saciedade.

15. É Rico em Antioxidantes:

Pistache é também uma fonte rica de muitas substâncias fitoquímicos que podem contribuir para sua atividade antioxidante global, incluindo carotenos, vitamina E e compostos antioxidantes polifenólicos.

pistache

16. Possui Altas Quantidades de Vitamina E:

O pistache é uma excelente fonte de vitamina E, especialmente ricos em gama tocoferol, contêm cerca de 23 g por 100 g. vitamina E é um poderoso antioxidante solúvel lípido, fundamental para a manutenção da integridade da membrana celular das membranas mucosas e da pele.

17. É Rico em Sais Minerais:

Pistache é uma fonte de sais minerais como o cobre, o Manganês, Potássio, cálcio, ferro, Magnésio, zinco, e selénio. 100 g nozes fornecer 144% dos níveis diários recomendados de cobre.

18. Previne Doenças Coronárias:

O consumo regular de pistache na dieta ajuda a total menor, bem como mau colesterol LDL e aumenta níveis de colesterol bom HDL no sangue. Os estudos sugerem que a dieta mediterrânica, que é rico em fibra dietética, ácidos graxos mono-insaturados e antioxidantes ajudam a prevenir a doença arterial coronariana

19. Previne Infecções:

Os estudos têm sido sugestiva de que esses compostos ajudam a remover os radicais livres de oxigénio tóxicos a partir do corpo, e assim, o proteger de doenças, cancros, bem como infecções.

20. Pistache Melhora a Visão:

O Pistache ajudam a promover uma visão saudável e são altamente recomendados para aqueles que estão lutando com problemas relacionados à visão.

21. É Rico em Fibra Dietética:

O Pistache é que é uma boa fonte de fibra dietética, o que ajuda na digestão suave dos alimentos. Uma porção de cerca de 1 onça ou 30 gramas contém cerca de 3 gramas de fibra dietética, mais do que suficiente para que seus traçados digestivos funcionem com a melhor capacidade.

22. Pistache Para Controle de Peso:

O Pistache também são a primeira escolha para as pessoas que estão fazendo dieta. A evidência sugere que, com suas baixas calorias, proteínas elevadas, baixas gorduras saturadas e gorduras altas não saturadas, são um concorrente ideal em comparação com outras nozes e frutos secos para o controle ideal de peso.

23. Protege o Sistema Nervoso:

A Vitamina B6 está presente em alta concentração em Pistache, o que é muito benéfico para o sistema nervoso. Aminas são as moléculas de mensagens no sistema nervoso. Para desenvolver, eles precisam de aminoácidos que dependem da presença de Vitamina B6 no organismo.

24. Pistache Para Hemoglobina e Sangue:

A Vitamina B6 é a proteína que ajuda a transportar oxigênio no sangue. A alta quantidade de B6 em Pistache se tomadas diariamente pode aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e aumentar a contagem de hemoglobina.

25. Pistache tem Efeitos Anti-inflamatórios:

É interessante sempre preservar alternativas saudáveis para o tratamento de condições de saúde, e poucas pessoas sabem que os benefícios do Pistache podem ser convenientes para a prevenção e redução de sintomas de doenças inflamatórias.

26. Ajuda no Tratamento de Acnes e Cicatrizes:

Já conhecidos os benefícios do pistache para a pele, é importante saber que a presença do alimento na dieta também pode reduzir os efeitos causados por acnes. Pode auxiliar nos níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que interfere na produção de óleo, que leva ao aparecimento de espinhas.

27. Benefícios do Pistache Para os Cabelos:

Se você deseja cabelos saudáveis, saiba que o benefício do pistache podem atingir os seus fios. Os pistaches podem estimular o crescimento dos fios, além de deixá-los mais fortes e flexíveis. Esses efeitos positivos ocorrem através da ação direta dos nutrientes sobre as fibras dos fios. Se você sofre com pontas desidratadas e alteração de coloração, saiba que o alimento é um excelente aliado.

28. Pistache Contra o Câncer:

Os Pistache são ricos em antioxidantes. Carotenos e vitamina E é encontrada que pode ajudar na proteção do organismo contra os radicais livres oxidativos. Eles são ricos em gama-tocoferol, que inibe a penetração de radiações nocivas na pele. Pele, próstata e cancro do pulmão pode ser evitado pelo seu consumo.

29. Fonte de Vitamina B6:

A Vitamina B6 é a proteína que ajuda a transportar oxigênio no sangue. A alta quantidade e também de B6 em pistache, se consumida diariamente pode aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e aumentar a contagem de hemoglobina nele.

30. Previne a Degeneração Macular:

Pistaches contêm luteína e zeaxantina que são antioxidantes que ajudam a prevenir os danos causados ​​pela lenta perda da visão conhecida como degeneração macular.

beneficios do pistache

Outros Benefícios do Pistache Para Saúde:

  • Os Pistache são fonte de ferro que ajuda a aumentar o nível de hemoglobina e glóbulos vermelhos no sangue. Tonturas, insônia e náusea pode ser impedido por ela;
  • Tem propriedades afrodisíacas e pode ser útil para impulsionar a função erétil e a circulação sanguínea;
  • O consumo aumenta a imunidade e combate várias doenças e infecções. Eles contêm antioxidantes poderosos e minerais que ajudam na defesa contra várias doenças microbianas;
  • O corpo usa Fósforo, presente, para evitar o desenvolvimento de diabetes tipo II;
  • Apenas 1 xícara de pistache (123 gramas) fornece quase 80% da dose diária recomendada de cobre, que é essencial para um sistema nervoso saudável;
  • É rico em fibra, que mantém você saciada por um longo tempo, evitando comer demais;
  • Pistache influencia os níveis de insulina e controla a circulação sanguínea, impedindo o início da acne;
  • A vitamina E é muito essencial para uma pele saudável e está presente em pistaches;
  • São úteis contra a diabetes. Pode reduzir significativamente o nível de glicose no corpo;
  • Os Pistaches são ricos em fibra  alimentar. A fibra dietética ajuda na digestão dos alimentos e faz com que os intestinos sejam forte.

Efeitos Colaterais do Pistache:

Esse alimento é muito saudável, mas como qualquer outro consumir uma quantidade excessiva pode fazer mal. É importante alertar ainda que o seu consumo em excesso pode ocasionar efeitos colaterais como aumento de pressão arterial e consequências ao trato gastrointestinal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

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