Os 40 Benefícios da Soja Para Saúde

Os 40 Benefícios da Soja Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

A Soja é bastante conhecida, pois ela é rica em inúmeros nutrientes que melhoram a nossa saúde. Além disso, a Soja é um grão rico em proteínas cujo cultivo começou na Ásia há mais de cinco mil anos. A planta passou a ser explorada comercialmente no Ocidente apenas na segunda década do século vinte nos Estados Unidos.

No Brasil, o cultivo do grão passou a ser estimulado em meados dos anos 1950 por ser a melhor alternativa de verão para suceder o trigo, cultivado no inverno. Atualmente, o país produz cerca de 75 milhões de toneladas de Soja. A Soja proporciona diversos benefícios para a saúde.

beneficios da soja

O grão auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. O alimento também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea. Nesse artigo eu quero conversar com você sobre os benefícios da Soja, quer dizer, será que existem benefícios?

Como eu já falei em outros artigos, como por exemplo o artigo sobre dietas para emagrecer, a indústria de alimentos usa a seu favor um marketing poderoso para nos vender alimentos diversos que estão adoecendo a população, tornando a mesma obesa, diabética e gerando outras doenças.

Valor Nutricional da Soja

Rica em fibras, ferro, cálcio e proteína de origem vegetal, a Soja é serve de alimento substituto para indivíduo que possui intolerância à lactose ou alergia às proteínas de origem animal, como as contidas no leite de vaca.

Mas não é só. Pesquisas comprovaram que os fitos hormônios presente na leguminosa limpam o sangue, controlam o colesterol, fortalecem os ossos e reduzem a absorção de glicose. Então confira agora os Benefícios da Soja Para Saúde:

1. Benefícios da Soja Para a Memória:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração. E nada melhor do que adicionar o Soja na sua dieta, que é rico em fósforo.

2. Ajuda na Formação de Proteína:

Soja é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

3. Promove a Saúde dos Ossos:

O cálcio, presente na Soja, é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

4. Atua nas Reações Enzimáticas:

O cobre é um elemento ou um co-fator de cerca de 50 diferentes enzimas que participam em várias reações biológicas dentro do corpo, e a Soja é rico nesse nutriente. Estas enzimas podem funcionar adequadamente apenas na presença de cobre.

5. Benefícios da Soja Para o Metabolismo:

O potássio da Soja, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

6. Ajuda a Tratar a Tiroide:

O manganês presente na Soja é um co-fator importante para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina, sem dúvida, o mais importante hormônio na glândula tireoide. O bom funcionamento da glândula tireoide e sua síntese hormonal ajuda na prevenção de uma grande variedade de problemas de saúde no corpo, incluindo perda de peso, perda de apetite, no metabolismo e na eficiência dos sistemas dos órgãos.

7. Atua na Saúde Bucal:

As propriedades da Soja também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

8. Ajuda na Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico na Soja. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

9. Benefícios da Soja Para a Nutrição:

Os benefícios da Soja para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. minerais como sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

10. Protege as Glândulas da Tireoide:

O cobre da Soja tem um papel importante no sentido de garantir o bom funcionamento da glândula tireoide.

11. Alivia os Sintomas de TPM:

É um infeliz, mas inevitável fato de que muitas mulheres sofrem da síndrome pré-menstrual (TPM). Nestas situações mensais, o manganês da Soja ajuda a aliviar as alterações de humor, dores de cabeça, depressão e irritabilidade. Além disso, Estudos têm mostrado uma ligação entre baixos níveis de vários minerais, incluindo manganês, em mulheres que sofriam dos sintomas da TPM particularmente graves.

12. Promove a Saúde dos Rins:

Alguns distúrbios de saúde como pressão alta, diabetes, e doenças renais podem prejudicar o funcionamento do rim. O zinco da Soja desempenha um papel vital no funcionamento do rim.

A deficiência de zinco pode causar angiotensina II que obstrui a passagem do sangue aos rins. A deficiência de zinco durante a gravidez pode parar o desenvolvimento e maturação dos rins do bebê e aumenta as chances de pressão alta e disfunção renal.

13. Benefícios da Soja Contra Inflamação e Entorses:

O manganês da Soja é um remédio amplamente conhecida por entorses, bem como a inflamação, uma vez que ajuda a aumentar o nível de superóxido dismutase. A superóxido-dismutase, também conhecido como SOD, é normalmente encontrada em níveis muito baixos em pacientes com artrite.

14. Ajuda a Combater a Acne:

Soja é importante para eliminar a acne a partir da pele. Ele regula e controla a quantidade de testosterona no organismo, que desempenha um papel dominante na causa da acne. Além disso, o zinco está também envolvido na síntese de colágeno. Ele também pode ser inserido na normalização da quantidade de oleosidade da pele e melhora a manutenção de pele saudável.

As feridas abertas que vêm com a acne são praticamente ímãs para infecções bacterianas e virais. Por isso, o zinco pode estimular a contagem de células brancas do sangue e reduzir as chances de qualquer tipo de infecção. Finalmente, a acne pode deixar cicatrizes permanentes em pessoas que sofrem desta condição, mas o zinco pode ajudar a reduzir a evidência dessas cicatrizes.

15. Ajuda a Combater a Obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E a Soja é rico nesse nutriente.

A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

16. Retarda o Envelhecimento:

A Vitamina A da Soja é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

17. Benefícios da Soja Para a Gravidez:

O magnésio é essencial para uma gravidez saudável, então adicione mais Soja na sua dieta. Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o magnésio aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.

18. Ajuda a Evitar as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente na Soja. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

19. Ajuda no Combate do Radicais Livres:

Devido às propriedades antioxidantes presente na Soja, os seus benefícios incluem uma função especial no monitoramento das atividades dos radicais livres no corpo. Estes radicais livres são capazes de prejudicar as células do corpo e causar câncer e outras doenças devastadoras.

soja

20. Ajuda a Prevenção da Distrofia Muscular:

Ao manter os ossos saudáveis e sua forma, a vitamina A da Soja desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

A deficiência de vitamina A ou xeroftalmia pode levar à cegueira, aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa da cegueira em crianças.

21. Benefícios da Soja a Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas a Soja tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

22. Atua no Ganho de Massa Muscular:

A relação mais direta entre a  Vitamina A da Soja e o ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo. Uma vez que a vitamina A tem entre as suas funções a manutenção da densidade óssea, o consumo diário de vitamina A fornece vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular através de treinos de resistência, ao diminuir consideravelmente o risco de fraturas.

Para jovens que procuram ganhar massa muscular, trata-se de um ponto extremamente importante, uma vez que para eles os benefícios da Vitamina A resultam em crescimento adequado.

Como antioxidante, não é possível deixar de mencionar para que serve vitamina A na proteção dos músculos após o treino. A liberação de radicais livres é grande após a realização de esforços intensos, de modo que a neutralização dessas substâncias protege o músculo de uma degradação considerável.

Por fim, o estímulo aos níveis de testosterona vindo da vitamina A afeta diretamente o ganho de massa muscular. Manter bons níveis dela no corpo é mais um dos passos para estimular a produção de testosterona, algo que certamente interessa a todos os fisiculturistas.

23. Controla o Metabolismo de Enzimas:

Várias enzimas são ativadas pelo manganês e desempenham papéis importantes no metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol. Além disso, o manganês possui uma ação antioxidante (a superóxido dismutase dependente do manganês é a principal enzima antioxidante da mitocôndria).

24. Atua nas Reações Químicas:

O fósforo, presente na Soja atua como um participante em número de reações químicas que ocorrem dentro do corpo. Além disso, empresta uma ajuda na utilização adequada dos vários nutrientes que entram no organismo.

25. Benefícios da Soja Para o Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios da Soja. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

26. Ajuda a Evitar o Câncer:

A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

E como Soja é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

27. Alivia de Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios da Soja o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

28. Evita a Fadiga:

Os benefícios da Soja para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina. Assim, a inclusão de ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Soja na sua dieta.

29. Benefícios da Soja Para o Equilíbrio Hormonal:

Os benefícios da Soja incluem regular o equilíbrio dos hormônios no corpo humano.

30. Regula dos Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é a Soja.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

31. Crescimento Adequado:

O cobre da Soja, é altamente essencial para o crescimento normal. Assim, é definitivamente importante incluir este mineral de forma equilibrada em dietas regulares de um indivíduo. É útil na proteção dos sistemas esquelético, cardiovascular e nervoso.

32. Trata a Insônia:

Soja também é útil no tratamento da insônia no corpo humano e também melhora os hábitos de sono e qualidade das pessoas, regulando os seus ritmos circadianos. A contagem de células vermelhas do sangue adequada também pode resultar em menor flutuação da pressão arterial, que pode muitas vezes manter as pessoas acordadas à noite.

33. Benefícios da Soja Para a Concentração:

A Soja, quando consumido em quantidades suficientes, pode ajudar a concentração de foco e energia, o que irá aumentar cognitivamente e o desempenho mental. O aumento do fluxo de sangue para o cérebro devido à atividade de glóbulos vermelhos do ferro é o que resulta neste importante benefício.

34. Controla a Pressão Arterial:

Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta com alta quantidade de alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio e fibra iram resultar na redução da pressão sanguínea, alimentos como a Soja.

Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.

35. Pigmentação do Cabelos e Olhos:

O cobre é um elemento vital para o pigmento escuro natural da melanina, que dá coloração à pele, cabelo e olhos, e como a Soja é rico em cobre, ele acaba sendo uma ótima fonte. A melanina pode ser produzida pelos melanócitos apenas na presença do cuproenzyme chamada tirosinase. A ingestão de suplementos de cobre ajuda a proteger o cabelo grisalho.

36. Auxilia nas Atividades Física:

Como a Soja pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

37. Benefícios da Soja Para o Sono:

Soja regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios da Soja, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

38. Atua nos Tecidos Conjuntivos:

O cobre é um nutriente importante que tem um papel significativo na síntese de hemoglobina, a mielina, o corpo pigmento melanina e colágeno. Isso ajuda a proteger a bainha de mielina em torno dos nervos. Também está envolvida ativamente na produção de um elemento no tecido conjuntivo, a elastina.

39. Ajuda na Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E a Soja é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

soja beneficios

40. Benefícios da Soja Contra Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios da Soja, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

Contraindicações da Soja

A Soja pode desencadear alergias alimentares devido seu alto teor alergênico, por isso, deve ser consumida dentro de uma dieta variada e equilibrada, alternando seu consumo com outras leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico.

Além disso, como a maioria da Soja presente no Brasil é transgênica, deve-se dar prioridade ao consumo do grão orgânico, produzido com sementes que não passaram por modificações genéticas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios do Babaçu Para Saúde

beneficio da mexerica

Os 40 Benefícios da Mexerica Para Saúde