Alho Social – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Alho Social – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Alho Social possui muitas propriedades medicinais que favorecem a saúde do corpo humano. O Alho Social é uma planta herbácea, bulbosa, entouceirada e florífera, originária da África do Sul e amplamente utilizada em jardins por suas qualidades ornamentais e baixa manutenção. Suas folhas tem forma longa e afilada, como fitas.

alho social

Elas são carnosas, com um forte aroma de alho e cor verde-escura, na forma típica. As inflorescências são do tipo umbela e surgem o ano todo, mas principalmente nos meses quentes. Elas despontam em pedúnculos altos, bem acima da folhagem, com um pequeno buquê de flores estreladas, tubulares, docemente perfumadas e de cor lilás, rosa ou branca. Os frutos que se seguem são cápsulas triângulares.

Elas se abrem naturalmente quando maduras, liberando sementes pretas. Ocorrem ainda uma cultivar de folhas variegadas de creme, a “Silver Lace”, e uma cultivar com folhas variegadas de rosa e branco, a “Tricolor”. O Alho Social é presença constante em jardins planejados, pois é uma planta bastante versátil, fácil de cuidar e de extrema beleza e efeito. Esta planta de aspecto delicado e elegante pode compor maciços ou bordaduras sob sol pleno.

É incrível como é fácil encaixá-la a diversos estilos de jardim, em situações distintas. Seu crescimento é moderado, o que faz com que seja um tanto dispendioso montar um amplo maciço já com efeito cheio, bem entouceirado.

No entanto, com o tempo isso se torna uma qualidade visto que a planta não é agressiva, resultando em baixíssima manutenção. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras. Suas flores são muito duráveis após o corte, e podem ser utilizadas em arranjos florais.

Origem do Alho Social:

O gênero compreende cerca de vinte espécies quase todas naturais da África do Sul onde crescem em habitats de montanhas rochosas; Alguns autores defendem que esta planta pertence à família Amaryllidaceae incluindo-a na subfamília Allioideae, outros incluem-na junto das cebolas e dos alhos (do gênero Allium) na família Alliaceae; Consta que o nome comum Alho Social está relacionado com o seu uso comestível, tendo em conta que quando ingerido não provoca mau hálito ao contrário do alho comum.

Propriedades do Alho Social:

São-lhe atribuídas propriedades antibacterianas, tal como ao alho e à cebola (Allium cepa). Hoje em dia, decorrem estudos que tentam conhecer e demonstrar as propriedades androgénicas e contra o cancro desta planta. Então, confira agora os Benefícios do Alho Social Para Saúde:

Benefícios do Alho Social Para Saúde:

  • Existem alguns efeitos androgênicos ligados ao uso do Alho Social. Por isso, caso tenha um desequilíbrio hormonal, consuma regularmente esta erva ou use seu extrato, cujo pode proporcionar testosterona e reequilibrar os hormônios.
  • Uma pesquisa descobriu que o uso do Alho Social pode diminuir a pressão sobre os vasos sanguíneos e as artérias, o que pode reduzir o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e aterosclerose, bem como doenças cardíacas coronárias.
  • Quando o extrato das flores e folhas do Alho Social são removidos, ele pode ser usado como um potente agente anticancerígeno. Graças ao número de antioxidantes e compostos orgânicos nestas folhas, ela pode diminuir o estresse oxidativo e neutralizar os radicais livres, o que pode reduzir o risco de câncer ou trabalhar diretamente como um tratamento complementar.

Como Usar o Alho Social:

  • As folhas e flores do Alho Social são comestíveis, podendo ser usadas como tempero ou em saladas e outros pratos.
  • Nos jardins, o Alho Social pode ser cultivado em vasos ou em canteiros, formando bordaduras ou conjuntos.
  • Na horta, funciona como repelente, ajudando a afastar algumas pragas como mosquitos e moscas ou até mesmo cobras e toupeiras.
  • As suas flores são muito duráveis após o corte pelo que podem ser utilizadas em arranjos florais.

Como Cultivar o Alho Social?

A planta deve ser plantada sob sol pleno, já que em locais com muita sombra florescerá menos e crescerá com menos vigor. Aprecia solos férteis e com boa drenagem de água. Tolera o frio, mas deve ser protegida de geadas fortes.

beneficios do alho social

Tolera curtos períodos de estiagem, mas não resiste a encharcamentos prolongados. Devemos ter atenção aos ataques de lesmas e caracóis. Multiplica-se por sementes ou por divisão das touceiras durante o inverno.

Efeitos Colaterais do Alho Social:

A ingestão contínua e excessivo de bulbos de Alho Social pode provocar problemas gastrointestinais, com inflamação das mucosas e redução do peristaltismo. Em caso de uso medicinal, procure orientação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Pau Ferro – Origem, Benefícios e Como Usar!

caroço de açai

Os 10 Benefícios do Caroço do Açai Para Saúde