Os 20 Benefícios do Óleo de Capim Limão Para Saúde

Os 20 Benefícios do Óleo de Capim Limão Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Óleo de Capim Limão Para Saúde são diversos. Além disso, o Capim Limão (Cymbopogon citratus) é uma planta medicinal também conhecida como capim-santo,  capim-cidreira grama-cidreira. Mas além dos seus usos mais comuns, o Capim Limão também possui um Óleo essencial poderoso e de baixo custo, que pode ser usado de diversas formas, a fim de se obter as propriedades e os benefícios da planta em sua forma mais pura (o Óleo de Capim Limão).

Óleo de Capim Limão

O Óleo de Capim Limão tem um aroma adocicado que costuma se confundido com o de erva cidreira, mas possui propriedades muito diferentes. Também conhecido como Lemongrass, esse Óleo possui como princípio ativo o citral, substância responsável pela vasodilatação e também por ser um antifúngico. Conheça agora, Os 20 Benefícios do Óleo de Capim Limão Para Saúde:

1. Beneficia a Saúde do Cabelo:

Este Óleo pode lhe proporcionar um ótimo cabelo, fortalecendo seus folículos pilosos. As propriedades antibacterianas dele podem ajudar a manter o cabelo forte.

2. Relaxante Muscular:

O Óleo de Capim Limão pode ser um excelente relaxante muscular, pois melhora a circulação sanguínea, aliviando os espasmos musculares.

3. Beneficio do Óleo de Capim Limão Para Dores de Cabeça:

Ele tem efeitos calmantes, que podem aliviar a dor e tensão, mantendo aquelas terríveis dores de cabeça afastada.

4. Melhora os Sintomas da Febre:

O Óleo de Capim Limão tem a capacidade de fazer exatamente isso e é frequentemente usado no chá para reduzir febres muito altas. Ao estimular a transpiração, a temperatura corporal é regulada.

5. Propriedades Anticancerígenas:

Pesquisas descobriram que o Óleo de Capim Limão também tem propriedades anticancerígenas significativas.

Benefícios do Óleo de Capim Limão

Um composto flavonoide conhecido como luteolina foi associado ao combate de células cancerígenas.

6. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Óleo de Capim Limão facilita a absorção de nutrientes em seu corpo, reforçando o sistema imunológico.

Isso, eventualmente, protege seu sistema de doença e mantém-lo funcionando perfeitamente por um longo tempo.

7. Melhora o Sistema Nervoso:

Este Óleo é um tônico essencial para o sistema nervoso. Pois o Óleo de Capim Limão auxilia no tratamento de vários distúrbios nervosos como a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, convulsões, falta de reflexos, etc.

8. Combate à Insônia:

O efeito calmante do Óleo de Capim Limão ajuda a aliviar ansiedade, irritabilidade e insônia. Isso pode ajudar a melhorar não só a duração do sono, mas também a qualidade.

Outros Benefícios:

Contraindicações:

Este óleo essencial é contraindicado para pessoas que possuem pressão baixa, grávidas, e para pacientes com glaucoma. Como ele é um vasodilatador, ele pode aumentar a pressão intraocular.

Óleo de Capim Limão nunca deve ser aplicado diretamente na pele pois pode ocasionar alergias e queimaduras, sempre é indicado utilizá-lo em uma base de óleo vegetal, um creme neutro ou em álcool de cereais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

cha de agoniada

Chá de Agoniada – Origem, Benefícios e Como Usar!

Dong Quai – Origem, Benefícios e Como Usar!