Os 20 Benefícios do Butiá Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Butiá Para Saúde são muitos, pois conta com uma diversidade de nutrientes que são fundamentais para que haja o correto funcionamento geral do corpo. Além disso, o  Butiá é típico da região Sul do país, onde o seu plantio é bastante abrangente e sua árvore é utilizada como fonte de renda por diversas comunidade. Ela é uma famosa palmeira brasileira e dela se comem as suas frutas, chamadas de coquinhos de Butiá. São excelentes e trazem diversos benefícios à saúde.

Os frutos apresentam coloração predominantemente amarela (quando maduros), mas também pode ocorrer frutos avermelhados e até arroxeados, dependendo da espécie; o formato varia entre ovalado a oblongo; a intensidade de aroma a espessura da polpa, também variam entre as diferentes espécies.

beneficios do butia

Devido às suas propriedades nutricionais e ao delicioso sabor, o coquinho azedo resulta em uma série de produtos beneficiados como sucos, polpas, picolés, geleias, licores e sorvetes, assim como é muito apreciado in natura. O potencial nutricional deste fruto tem levado alguns municípios dos estados onde ocorre a adotarem este produto do Cerrado no cardápio da alimentação escolar.

Valor Nutricional do Butiá:

Os frutos são arredondados, medem cerca de 2 centímetros de comprimento e quando maduros tem coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo e adocicado, rico em fibras, Vitamina A e Vitamina C, além de potássio. Então, confira Os 20 Benefícios do Butiá Para Saúde:

Benefícios do Butiá Para Saúde:

1. Ajuda a Melhorar a Digestão:

Rico em fibras, este é um Benefício do Butiá, porque melhora a digestão e traz um efeito detox excelente para o organismo. Tudo isso faz com que a perda de peso possa ser acentuada e haja mais saúde de forma geral ao organismo.

2. Benefício do Butiá Para Melhorar o Apetite:

A suplementação de Ferro auxilia no crescimento das crianças e no aumento do apetite. Como relatado anteriormente o Butiá é rico em Ferro. Essa afirmação foi confirmada por um estudo realizado com crianças quenianas de uma escola primária.

3. Beneficia a Saúde da Pele:

Este é outro Benefício do Butiá por ser rico em Ferro. A falta desse mineral pode causar anemia, que faz com que os níveis de hemoglobina diminuam, resultando na redução dos glóbulos vermelhos. Desse modo o fluxo de oxigênio cai, tornando a pele pálida e rígida com o passar do tempo. Com a ingestão diária, a pele tende a ficar mais brilhante e até mesmo, mais rosada.

4. Benefícios do Butiá Para Saúde Ocular:

Os Benefícios do Butiá mais conhecidos são os relacionados à saúde dos olhos. De fato, a Vitamina A presente neste coquinho se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz.

Além disso, a Vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

5. Ajuda na Perda de Peso:

Alimentos ricos em proteínas, como o Butiá, causam aumentam a saciedade em maior escala do que carboidratos ou gorduras, para que possam evitar o excesso na alimentação.

6. Benefícios do Butiá Para Saúde Óssea:

O Fósforo presente no Butiá é uma parte vital do processo de crescimento, assim como para a manutenção dos ossos e dentes. Ele trabalha em associação ao Cálcio para criar ossos fortes. Também auxilia na saúde das gengivas e esmalte dental, além de ajudar a aliviar problemas sérios como a perda óssea ou de densidade de minerais, também conhecida como Osteoporose.

butia

7. Ajuda a Produzir Anticorpos:

Os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de proteínas, e sem uma ingestão adequada desse nutriente o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo passa a ser mais suscetível a doenças e infecções.

Além do consumo adequado de proteínas, outros nutrientes como Zinco, Selênio e ômega-3 também são importantes para manter uma boa imunidade.

8. Promove a Saúde do Coração:

Sem sombra de dúvidas, este é considerado um dos maiores Benefícios do Butiá. Ele contém folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o Colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames.

Este é outro Benefício do Butiá por conter Vitaminas do Complexo B como Tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o estresse, ansiedade e depressão. A queima de gordura é acionado por ele.

9. Benefício do Butiá na Regulação do Metabolismo:

A Vitamina C presente neste fruto regula ainda vários aspectos do metabolismo, dos quais os mais significativos são a absorção do Ferro e o controle dos níveis de açúcar no sangue. Desse modo, a Vitamina C colabora para níveis saudáveis desses nutrientes no sangue, beneficiando pacientes com anemia e pessoas diabéticas.

Níveis baixos de açúcar no sangue colaboram por si só para a perda de peso, uma vez que o corpo passa a queimar gorduras para obter energia. Mais que isso, porém: os níveis baixos de açúcar evitam o estímulo excessivo à produção de insulina, um hormônio que provoca a acumulação de gordura.

10. É Rico em Proteínas:

O Butiá é uma fruta rica em proteínas, o que pode ser muito útil para aumentar a massa muscular além de promover a saúde muscular.

11. Ajuda no Combate ao Câncer:

Este também é um rico Benefício do Butiá. O Câncer pode ser restringido pela sua ingestão. A fruta contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo.

Auxiliares de limoneno ajuda a estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o de pulmão, da boca, da mama, do cólon e da pele podem ser evitados por ele.

12. Benefícios do Butiá Para Estimular a Excreção:

Por possuir Fósforo este é mais um importante Benefício do Butiá. Desempenha um importante papel na saúde renal. Isso se deve à sua capacidade de assegurar a eliminação correta de toxinas dos rins através dos processos de urina e excreção.

Ao aumentar a quantidade e frequência de urina, o corpo é capaz de equilibrar seus níveis de ácido úrico, sais em excesso, água e até mesmo gordura, já que, de forma geral, 4% da composição da urina é gordura.

O Fósforo incentiva o equilíbrio saudável de todos os fluidos e materiais que devem ser eliminados do corpo, ajudando, dessa forma, todos os sistemas a permanecerem saudáveis e livres de toxinas.

butia beneficios

13. Ajuda a Aumentar a Imunidade:

Este é um dos principais Benefícios do Butiá por ser rico em Vitamina C. Ele aumenta e muito a imunidade e protege o corpo contra agentes externos como bactérias e vírus. O seu consumo frequente deixa o organismo mais forte e impede doenças como Gripes e resfriados. A Vitamina C presente no fruto é abundante, até mesmo mais do que na Laranja.

Outros Benefícios do Butiá:

  • Diminui a prisão de ventre, por ser rico em fibras;
  • Ajuda a reduzir o inchaço;
  • Tem nutrientes essenciais para manter uma pele bonita e saudável;
  • Ajudar a emagrecer, porque tem o baixo teor calórico;
  • Melhora a hidratação do organismo, por ser rico em água;
  • Proporciona um sono com mais qualidade, mais energia e menos Estresse;
  • Ajuda a reparar danos do DNA;
  • Reduz a azia.

Efeitos Colaterais do Butiá:

Não há estudos comprovados de que o Butiá faça mal a saúde. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde

Os 30 Benefícios da Erva Mate Para Saúde