Bananeira Imbé – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Bananeira Imbé – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Bananeira Imbé é uma planta conhecida no mundo da medicina alternativa graças ao seu poder de tratar problemas, principalmente problemas como erisipela, orquites, úlcera, inflamações e hidropisia. A planta, que também é conhecida por cipó-imbé e tracuá, possui folhas grandes, profundamente cortadas e com uma cor verde escura bastante brilhante. Graças à sua beleza exuberante, a Bananeira Imbé é bastante usada também para princípios ornamentais. A casca seca e as folhas da Bananeira Imbé são muito usadas por pessoas que sofrem de erisipela de problemas como úlcera, inflamações e reumatismo.

Bananeira Imbé

Além disso, elas também servem para tratar algumas inflamações específicas, como a erisipela (doença infecciosa aguda), orquites (trata-se da inflamação do testículo) e hidropisia (derramamento de líquido seroso nas cavidade do corpo ou nos tecidos). Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Bananeira Imbé:

ABananeira Imbé (philodendron bipinatifidum) é uma planta da família das aráceas, sendo também conhecida por outras denominações como guaimbê, bambu-do-brejo, imbê, banana-de-macaco, banana-de-morcego, banana-do-brejo e banana-de-brugre.

É confundida com outra planta chamada de costela de Adão (monstera deliciosa), mas se difere desta por não apresentar furos nas folhas e ter os recortes mais finos.

A Bananeira Imbé é nativa da Mata Atlântica e pode ser encontrada do Paraguai até a região Sudeste do Brasil. Suas folhas são gigantes, verdes, brilhantes e vistosas, o que a torna diferente e, por isso, bastante utilizada como planta ornamental em jardins e quintais.

Ao contrário das folhas, as suas flores têm pouca ou nenhuma importância ornamental, mas podem ser organizadas em vasos para decoração de interiores e jardins, podendo ser plantada isolada ou em grupos.

Esta planta é tolerante às baixas temperaturas e deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, na meia sombra ou em pleno sol.

Propriedades e Benefícios:

Graças às suas propriedades medicinais, as folhas e a casca seca da Bananeira Imbé podem ser utilizadas para tratar uma série de condições de saúde, como erisipela, orquites, úlcera, inflamações e hidropisia.

No entanto, é preciso ter muito cuidado com esta planta, pois as suas folhas podem ser tóxicas. O princípio ativo da Bananeira Imbé é o oxalato de cálcio. As raízes do vegetal normalmente são usadas para confeccionar cestos, barbantes e outros itens.

Chá de Bananeira Imbé:

Ingredientes:

  • 10 g de cascas de folhas frescas da Bananeira Imbé;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Cozinhe as cascas e folhas da planta na água.
  • Quando o líquido atingir a fervura ideal, desligue o fogo e abafe o recipiente por aproximadamente dez minutos.
  • As folhas da Bananeira Imbé também podem servir como ingredientes para um benéfico banho.
  • Cozinhe as folhas secas e a casa do caule e acrescente na banheira.

Precauções:

Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais nas fontes pesquisadas, mas lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa.

Todo e qualquer tratamento, inclusive o natural, só deve ser iniciado sob orientação médica. E no caso da Bananeira Imbé, a planta é relativamente tóxica, e por isso deve ser ingerida de forma moderada.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Beneficios da Castanha do Para

Os 40 Benefícios da Castanha do Pará Para Saúde

Bacopá – Origem, Benefícios e Como Usar!