Os 40 Benefícios do Suco de Romã Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Romã Para Saúde são muitos e variados. Além disso, o Suco de Romã é rico em muitos nutrientes que favorecem e promovem a saúde do ser humano. Beber sucos naturais é bom para a nossa saúde. Com certeza você já leu ou ouviu essa afirmação em algum lugar. Ainda que todas as frutas sejam nutritivas, cada uma tem seu “poder especial”.

beneficio do suco de romã

Hoje contaremos quais são os benefícios do Suco de Romã. A árvore que nos proporciona essa riquíssima fruta é a romãzeira, que floresce entre abril e junho, e pode sobreviver em altitudes de até 1,1 mil metros.

É originária da Ásia, mas atualmente também é cultivada nas proximidades do Mar Mediterrâneo (por exemplo, nas Ilhas Canárias), América do Sul, Austrália e África do Sul.

Foram encontrados vestígios do uso da romã pelos povos de áreas desérticas, já que pode ser conservada por bastante tempo. Era perfeita para aquelas viagens que duravam semanas.

Valor Nutricional do Suco de Romã:

O Suco de Romã é rico em ácido elágico, um antioxidante, e ácido puníceo, um ácido graxo ômega-5, que beneficia a regeneração das células. O suco é uma grande fonte de vitamina A, vitamina C e vitamina E, bem como minerais como cálcio, fósforo e potássio, entre outros. Então, confira agora os Benefícios do Suco de Romã Para Saúde:

Benefícios do Suco de Romã Para Saúde:

1. Favorece a Saúde Renal:

É muito bom para o fígado, já que o Suco de Romã fortalece e ajuda a eliminar as toxinas. O mesmo acontece no sangue (desintoxica e purifica).

Um copo de Suco de Romã ao dia durante três meses melhora a fluidez do sangue. Devido ao seu grande teor de ácido cítrico, potássio e água, favorece a eliminação de líquidos e um bom desempenho renal.

É aconselhável para pessoas com hipertensão, hiperuricemia (taxa elevada de ácido úrico no sangue) ou pedras nos rins.

2. Benefícios do Suco de Romã Para Saúde do Coração:

Beber várias vezes por semana o Suco de Romã reduz os níveis de colesterol no sangue e previne o aparecimento de algumas doenças como, por exemplo, a hipertensão.

Também diminui o risco de sofrer de aterosclerose. Essa fruta evita a formação de placas de ateroma nas paredes das artérias e por isso previne o endurecimento patológico.

Duas semanas depois de beber o Suco de Romã diariamente, os voluntários de uma pesquisa da Universidade de Nápoles (Itália) apresentavam uma pressão sistólica 5% menor.

Pelo elevado teor de potássio, é perfeito para quem sofre de hipertensão arterial. Além disso, conta com óxido nítrico, que relaxa os músculos, permite a vasodilatação e regula o fluxo sanguíneo.

3. Combate Gripes e Resfriados:

Graças à grande quantidade de antioxidantes que o Suco de Romã nos oferece, reforça o sistema imunológico e evita doenças, sobretudo no inverno.

Consumir o Suco de Romã no outono aumenta as defesas de seu organismo para que você possa enfrentar a gripe, os resfriados e as infecções.

4. Mantém a Pressão Sanguínea:

O Suco de Romã reduz lesões e inflamações nos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão. Também funciona como uma aspirina natural, afinando o sangue e, assim, melhorando sua circulação pelo corpo.

5. Aumenta a Imunidade:

Os antioxidantes presentes no suco estimulam os glóbulos brancos, aumentando a sua eficiência. O Suco de Romã possui também propriedades antibacterianas e antimicrobianas, auxiliando a diminuir bactérias que ficam na boca e causam cáries e infecções por estafilococos.

6. Benefícios do Suco de Romã no Sistema Urinário:

Quando se fala do sistema digestivo, o Suco de Romã faz maravilhas para o estômago e o fígado. Também ajuda a aliviar infecções do trato urinário, facilitando o curso da urina. Rico em fibras, ajuda a regular os movimentos dos intestinos.

7. Combate o Envelhecimento:

Uma dieta rica em Suco de Romã ajuda a retardar o envelhecimento ao reduzir rugas e linhas causadas por exposição ao sol. Auxilia também na regeneração da pele, prevenindo hiperpigmentação e manchas senis.

8. Auxilia na Cicatrização:

O Suco de Romã estimula a regeneração celular da pele e pode acelerar a cicatrização de ferimentos. As sementes estão cheias de nutrientes benéficos à pele, que protegem contra queimaduras de sol e curam danos provocados pela exposição à luz solar.

9. Favorece a Gestação:

O Suco de Romã contém muitas vitaminas e minerais, bem como ácido fólico, todos essenciais para uma boa dieta pré-natal. As propriedades anti-inflamatórias ajudam a melhorar o fluxo de sangue, tanto para a mãe quanto para o feto.

O potássio no suco previne cãibras musculares associadas à gravidez e acredita-se até mesmo que ajude a evitar nascimentos prematuros.

10. Benefícios do Suco de Romã Contra a Diabetes:

Apesar de conter grandes quantidades de açúcar natural, o Suco de Romã ainda pode ser benéfico para a diabetes, graças à quantidade de fibra, que ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, no entanto, recomenda-se consumir com moderação.

11. Aumenta a Produção de Esperma:

Foi realizado um estudo em ratos do sexo masculino, onde foi constatado que o consumo de Suco de Romã, aumentou a produção de esperma. O estudo relatou sucesso em relação ao Suco de Romã e uma melhora significativa na contagem de esperma, de modo que pode ser considerado como um complemento para este propósito.

12. Reduz a Pressão Arterial:

Além de cuidar de nossa saúde cardiovascular, o Suco de Romã promove e melhora a circulação sanguínea, por isso é muito interessante para reduzir a pressão arterial elevada.

13. Combate a Retenção de Líquidos:

Especialmente por seu alto teor de potássio. O Suco de Romã útil para a depuração natural rins e evita a retenção de líquidos.

14. Promove a Saúde dos Dentes:

Pesquisa sugerem que beber Suco de Romã pode ser um caminho natural para evitar a placa bacteriana. Gostou? experimente já o Suco de Romã, além de saboroso, faz muito bem para saúde!

15. Benefícios do Suco de Romã Para Proteger o Cérebro:

Estudos mostram que o consumo materno de Suco de Romã pode proteger o cérebro contra danos neonatal após a lesão.

suco de romã

16. Combate a Diarreia:

O Suco de Romã pode curar várias doenças do estômago, tais como dor de estômago, diarreia, náuseas e vômitos. O chá de suas folhas e casca também é indicado para este propósito.

17. Combate a Perda de Peso:

O Suco de Romã é conhecida como uma aliada na perda de peso. O consumo de Suco de Romã como um suplemento dietético, ajuda a eliminar toxinas e aumentar os níveis de energia, melhorando os efeitos da dieta e exercícios físicos.

18. Combate a Aterosclerose:

Por ser uma excelente fonte de antioxidantes, a romã também ajuda a prevenir o câncer e reduzir a pressão arterial. O sumo de romã tem propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protegem contra várias doenças orais. Doenças como aterosclerose e osteoartrite também encontram um alívio com o consumo de Suco de Romã.

19. Benefícios do Suco de Romã Contra o Demarre:

O Suco de Romã pode trazer importantes benefícios para o estômago, aliviando problemas digestivos como a diarreia, além de ajudar no tratamento de cólera. A ingestão regular deste suco pode manter um bom fluxo de sangue no corpo. Isso está diretamente relacionado à prevenção de derrames e ataques cardíacos.

20. Previne a Queda de Cabelo:

O Suco de Romã fortalece os folículos capilares, prevenindo a queda dos cabelos e deixando-os saudáveis e encorpados.

21. Aumenta a Produção de Colágeno:

Um copo de Suco de Romã lhe deixará com a pele viçosa. Também irá prevenir as rugas, pois aumenta a produção de colágeno, que é o que mantém a firmeza da pele.

22. Promove a Saúde da Pele:

Este suco faz maravilhas em peles secas. O ácido puníceo, um ácido graxo ômega 5 presente no suco, mantém a pele hidratada. O suco também auxilia a reduzir a produção de sebo, evitando o surgimento de espinhas.

23. Benefícios do Suco de Romã Contra a Disfunção:

O Suco de Romã é conhecido também por inibir enzimas que causam danos às cartilagens, diminuindo futuros problemas. O suco sem açúcar pode aliviar artrite e inflamações nos ossos.

O consumo regular de suco pode prevenir a ocorrência do Mal de Alzheimer e outros problemas neurológicos, bem como dissolver cálculos nos rins e até mesmo auxiliar em casos de disfunção erétil.

24. Combate a Anemia:

A anemia é causada pela baixa produção de glóbulos vermelhos no sangue. Os altos teores de ferro no Suco de Romã auxiliam o organismo a produzir mais glóbulos vermelhos. Também é considerado um ótimo remédio para olhos vermelhos e irritados. Basta colocar algumas gotas de suco nos seus olhos.

25. Previne a Má Digestão:

O Suco de Romã tem sido utilizado para tratar de diarreia e disenteria desde tempos antigos. Ele aumenta a produção de enzimas que auxiliam na digestão. Acrescente uma colher de mel a um copo de suco para prevenir indigestão.

26. Mantém os Níveis de Açúcar no Sangue:

Apesar de conter frutose, o suco não eleva o nível de açúcar no sangue. Estudos demonstraram que diabéticos que consumiram Suco de Romã durante duas semanas não apresentaram aumento de glicose no sangue.

27. Benefícios do Suco de Romã Contra a Obesidade:

Tanto a fruta como o Suco de Romã são aliados para perder peso. Trata-se de um complemento perfeito para quem está de dieta, porque elimina as toxinas acumuladas, é diurético e sacia o apetite.

Também oferece a energia de que necessitamos para fazer exercícios regularmente.

28. Promove a Saúde Fetal:

Na Universidade de Washington (Estados Unidos), chegou-se à conclusão de que este suco consumido pelas grávidas protege o feto de possíveis lesões no momento do parto (sobretudo se o bebê for prematuro).

29. Previne o Estresse:

Beber o Suco de Romã de manhã e em jejum aumenta as emoções positivas, a vitalidade e a concentração. Também diminui a ansiedade e o estresse. Usa-se em casos de insônia ou fadiga crônica e nos ajuda a relaxar.

30. Combate o Câncer:

Ainda que não seja uma cura para esta doença, o Suco ajuda a diminuir os sintomas e é um complemento ideal para os tratamentos convencionais.

Conta com vários componentes que destroem ou enfraquecem as células cancerosas. Para retardar o avanço do câncer de próstata nos homens, recomenda-se beber um copo de suco ao dia.

Outros Benefícios do Suco de Romã Para Saúde:

  • Aparentemente, o suco dessa fruta reduz danos cerebrais e inclusive disfunções neurológicas, como o mal de Alzheimer.
  • Previne o aparecimento de rugas precoces.
  • Ajuda a tratar dores de estômago, diarreia e vômitos.
  • Aumenta a quantidade de espermatozoides.
  • Ajuda a evitar a degradação das cartilagens.
  • Ajuda a reduzir os sintomas da menopausa.
  • Ajuda a absorver o ferro e diminuir a anemia.
  • Ajuda a melhorar os casos de faringite, sinusite e otite.
  • Diminui os sintomas de hemorroidas, conjuntivite e disenteria.
  • Ajuda os atletas de alto rendimento.

Receita de Suco de Romã com Laranja:

INGREDIENTES:

  • 2 laranjas grandes;
  • 2 romãs;
  • 300 ml de água fria;
  • 2 colheres de sobremesa de mel ou agave;
  • 1 colher de sobremesa de folhas de hortelã.

MODO DE PREPARO:

  • Comece por descascar as laranjas e as romãs e lavar as folhas de hortelã. Leve tudo ao liquidificador e triture bem. Coe o sumo para um copo e sirva em seguida. Se quiser, decore com folhas de hortelã. Se quiser sirva com cubos de gelo.

beneficios do suco de romã

Mais Informações:

Este suco é realmente muito bom para a saúde, mas é importante consumi-lo sempre fresco, uma vez que estará livre de processos industriais. Outra dica importante para seu consumo é que deve ser tomado logo após seu preparo, uma vez que quanto mais o tempo passa, podem haver perdas de nutrientes dessa bebida.

Os 30 Benefícios do Cártamo Para Saúde

beneficios do salak

Os 30 Benefícios do Salak Para Saúde