Pilriteiro – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Pilriteiro – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o Pilriteiro que tem o nome cientifico de Crataegus monogyna é um arbusto que pertence à família Rosaceae (que inclui igualmente os morangueiros, as roseiras, as macieiras, as pereiras, as amendoeiras, entre outras que pode atingir até 8 a 10 metros de alturas.

A planta pode chegar a atingir os 500 anos de idade. Suas folhas são caduca; esta espécie é também popular por “espinheiro-branco” porque contém uns espinhos longos e aguçados nas axilas das folhas.

PilriteiroA palavra Crataegus vem do grego krátaigos (kratýs + aigos). Kratýs possui o significado forte ou robusto e aigos está associado à palavra cabra. O Pilriteiro é espontâneo na Europa, norte da África e Ásia, e está presente em praticamente toda a Peninsula Ibérica.

Uma das suas características são as flores rosáceas ou brancas em corimbo (grupo) que, quando fecundadas, no final do verão resultam num fruto vermelho (se maduro) mais ou menos do tamanho de uma ervilha.

Benefícios do Pilriteiro:

A planta Pilriteiro ajuda no tratamento de diversos problemas como:

  • Melhora o sono e ajuda no tratamento da insônia;
  • Ajuda no tratamento da pressão alta;
  • Ajuda no tratamento de problemas de coração como degenerações do miocárdio, alterações nos vasos ou perturbações leves do ritmo cardíaco;
  • Fortalece o coração, sendo especialmente indicado para idosos;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Além disso, usando os seus frutos o Pilriteiro é também indicado para aliviar a má digestão e tratar a diarreia.

Propriedades do Pilriteiro:

As propriedades do Pilriteiro incluem uma ação relaxantes, vasodilatadora, antioxidante, estimuladora da circulação sanguínea e com efeito cicatrizante sobre a pele e mucosas.

A planta que ajuda a reduzir as palpitações, o que acaba por produzir um efeito sedativo sobre o sistema nervoso central.

Além disso, possui uma ação relaxante sobre os músculos lisos, o que ajuda a baixar a tensão arterial.

Modo de uso da Pilriteiro:

O Pilriteiro pode ser usado na forma de chá ou tintura, podendo ser feito por suas folhas, flores ou bagas. Esta planta pode ser facilmente encontrada em mercados ou lojas de produtos naturais. Como fazer o chá:

INGREDIENTES:

1 xícara de água fervente;
1 colher de chá de folhas secas da planta.

MODO DE PREPARO:

Coloque a planta seca na xícara de água fervente, e deixe a infusão repousar durante 15 minutos;
Passado esse tempo coe e beba.

O chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia, durante pelo menos 4 semanas, uma vez que o chá da planta deve ser ingerido por longos períodos de tempo pois o seu efeito não é imediato.

Carobinha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Suco da Uva do Mato Para Saúde!