Os 40 Benefícios do Iogurte Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Iogurte Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Iogurte Para Saúde que devemos conhecer. Além disso, viver saudável está intimamente relacionado à dieta saudável e como um dos alimentos nutritivos, o iogurte é suposto estar em sua dieta diária, se você quiser fazer uma vida saudável em todos os sentidos. A melhor coisa sobre o ele é que você pode consumi-lo em qualquer momento que você quiser, como durante o café da manhã para acompanhar a sua torrada, durante o almoço com sua salada de frutas ou até mesmo no jantar.

Iogurte

Ele também é considerado um lanche saudável que você pode consumir sempre que quiser petiscar. Além disso, ele não é apenas delicioso, mas também repleto de nutrientes, por isso há muitos benefícios do iogurte para a saúde.

O Que é Iogurte?

O iogurte é um produto lácteo preparado a partir da fermentação bacteriana do leite. Lactobacillus, uma classe útil de bactérias, fermenta o leite em iogurte e ajuda no processo digestivo do corpo.

Eles também protegem o intestino de sucumbir à infecção por bactérias nocivas. Esse tipo de bactéria também é conhecido como “cultura de iogurte“, probiótico ou “boa” bactéria, e é bom para a saúde e bem-estar geral.

Valor Nutricional do Iogurte:

Uma porção é uma fonte significativa de Potássio, Fósforo, Riboflavina, Iodo, Zinco e vitamina B5 (Ácido pantotênico). O iogurte também contém Vitamina B12, que mantém os glóbulos vermelhos e ajuda a manter o sistema nervoso funcionando corretamente.

A Vitamina B12 é encontrada principalmente em produtos de origem animal, como frango e peixe. Comer mais este produto lácteo pode ajudar a diminuir a diferença de nutrientes: uma porção contém 1,4 microgramas da vitamina, cerca de 60% do que as mulheres adultas precisam diariamente. Agora, confira Os 40 Benefícios do Iogurte Para Saúde:

1. Melhora a Digestão:

Devido à presença de cepas bacterianas ativas no iogurte, é facilmente digerível. De fato, os componentes de “probiótico”, produzidos pelas bactérias do ácido láctico presentes nele, ajuda a aliviar Obstipação, Diarreia, câncer do cólon, doença inflamatória do intestino, e mesmo infecções por bactérias causadoras de úlcera péptica H. pylori, que pode eventualmente levar ao Câncer de estômago.

2. Protege a Saúde Óssea:

Sendo derivado do leite, o iogurte consiste em grandes doses de Cálcio, Potássio e Magnésio. Cálcio e Magnésio são essenciais para manter a saúde óssea e dental. Também é bom para pessoas que sofrem de osteoporose e Reumatismo. O consumo adequado de Cálcio também reduz a incidência de osteoporose em mulheres na Menopausa.

3. Previne Infecções Vaginais:

Infecções vaginais devido à candida são comumente observadas em mulheres diabéticas. O consumo diário de iogurte reduz os níveis de pH do trato vaginal e evita infecções por candida.

4. Ajuda na Perda de Peso:

Estudos mostram que consumir este produto lácteo ajuda você a se sentir completo, como resultado, você evita excessos. Isso não só ajuda a manter o peso no controle, mas também reduz a gordura da barriga.

5. Melhora a Função Cerebral:

Iogurte

A rica fonte de probióticos, iogurte, melhora o humor e a função cognitiva. Ele também trata distúrbios nervosos como Doença de Parkinson, Alzheimer e Autismo. A rica fonte de Potássio presente no curado é essencial para a saúde do nervo e também mantém o equilíbrio de fluidos no corpo.

6. Previne Anemia:

De acordo com os resultados da pesquisa do Journal of Dairy, o teor de proteína no iogurte foi maior do que o do leite. Sabe-se também que é mais facilmente digerível que o leite devido à degradação parcial de proteínas, como a caseína, pelas bactérias fermentadoras.

7. Aumenta a Imunidade:

As cepas probióticas das bactérias presentes no iogurte estimulam o sistema imunológico e reduzem a incidência de infecções, doenças inflamatórias e alergias. Os cientistas dizem que seu consumo regular  ativa suas células T e ajuda a combater doenças com um sistema imunológico mais forte.

8. Reduz a Hipertensão:

Uma ingestão regular de produtos lácteos tem mostrado diminuir a hipertensão diminuindo a reabsorção de sódio. É bom começar a comer iogurte se você tiver pressão alta.

9. Reduz os Níveis de Colesterol:

Estudos realizados por vários institutos indicam uma queda nos níveis séricos de colesterol LDL (ruim) quando uma pessoa consome regularmente iogurte. Assim, o consumo diário desta sobremesa láctea pode levar a uma redução das doenças cardiovasculares.

9. Cura Mau Hálito:

Ele é uma cura natural para o mau hálito e reduziu a halitose em até 80% nos indivíduos testados. Níveis de placa e gengivite também foram encontrados para ser menor entre os consumidores diários de iogurte.

10. Previne o Câncer:

A ingestão deste produto lácteo também pode proporcionar alívio para aqueles que sofrem de Câncer de Cólon. Um novo estudo sugere que uma dieta rica em produtos lácteos pode prolongar ligeiramente a vida de pessoas diagnosticadas com Câncer de Cólon.

11. Benéfico Para Pele e Cabelo:

Iogurte, quando aplicado topicamente, tem sido comprovado para curar erupções cutâneas e Acne, e dá-lhe um brilho saudável, reduzindo olheiras e fechando os poros. Também é benéfico para o cabelo, pois acalma o couro cabeludo e trata a caspa.

12. Ajuda na Recuperação de Pós Treino:

Consumir iogurte grego pós-treino ajuda na melhor recuperação. Se você também tiver um copo de água, a taxa de absorção de água também aumentará.

13. Promove Ossos Saudáveis:

É um conhecimento comum que todos os alimentos que são ricos em Cálcio são excelentes para ossos saudáveis ​​e este produto lácteo não é a exceção. Consumir iogurte pode ajudá-lo a manter o estoque de Cálcio em seus ossos para prevenir todos os tipos de doenças ósseas, como fraturas ósseas na idade avançada. Além disso, como ele é bom para os ossos, também é bom para os dentes.

14. Reduz o Risco de Osteoporose:

Iogurte

Durante a idade avançada, quando o seu corpo não é mais capaz de absorver o Cálcio, o seu corpo usará automaticamente o estoque de Cálcio nos ossos e, se o estoque não for suficiente, é provável que ocorram condições como a osteoporose.

16. Excelente Fonte de Cálcio:

A melhor coisa sobre iogurte em comparação com outros produtos lácteos é uma excelente fonte de Cálcio e, de acordo com alguns estudos, a quantidade de Cálcio nele é mais do que a quantidade em leite com o mesmo tamanho de porção.

17. Ótimo Para o Coração:

Embora haja muita discussão sobre o teor de gordura no iogurte pode ser prejudicial para o coração, mas alguns estudos recentes disseram o contrário. Ele é ótimo para controlar o colesterol, isso significa que também é bom para o coração. Além disso, a maioria dos produtos lácteos é ótima para ajudar na regulação da pressão arterial.

18. Reduz o Nível de Colesterol:

Surpreendentemente, alguns estudos sobre o iogurte afirmaram que o seu consumo fermentado a partir de leite integral poderia promover a produção de colesterol “bom” e, ao mesmo tempo, controlar a produção de colesterol “ruim”. No entanto, um aviso,ele também contém colesterol que a quantidade não vai prejudicá-lo.

19. Comida Saudável Durante a Gravidez:

Se você quiser ter certeza de que seu bebê nascerá saudável, não se esqueça de adicionar iogurte à sua dieta diária. Como rico em Cálcio e Folato, ele pode ajudar a otimizar o desenvolvimento do feto desde o cérebro até a estrutura óssea. Além disso, Folato também é capaz de prevenir ou reduzir o risco de bebê nascido com defeito de nascença.

20. Melhora o Metabolismo:

O metabolismo está intimamente relacionado a como seu corpo está absorvendo os nutrientes dos alimentos que você consumiu. Isso significa que você deve ter uma digestão saudável. Bem, iogurte é como a maioria dos produtos lácteos que você sabe que é ótimo para a digestão.

21. Reduz o Risco de Depressão:

Um dos benefícios do iogurte para a saúde é que ele pode reduzir o risco de depressão. Apesar de ele não curar a condição de depressão, consumir-lo diariamente poderia realmente ajudar.

22. Impulsionador Natural da Energia:

Uma das razões pelas quais o iogurte é ótimo para o café da manhã é porque é um excelente impulsionador de energia. Contém uma certa quantidade de carboidratos e proteínas que lhe fornecerão energia, mas não o suficiente para deixá-lo preguiçoso, porque o carboidrato encontrado nele não vai retardar o seu metabolismo, mas melhorá-lo.

23. Reduz o Risco de Obesidade:

Iogurte

O problema da Obesidade é diferente com o ganho de peso, embora os fatores que o acionam possam ser semelhantes. A Obesidade é uma condição em que o metabolismo do seu corpo está funcionando em condições muito precárias e, para evitá-lo, você deve consumir alimentos que possam melhorar o metabolismo do seu corpo e o iogurte é um deles no topo da lista.

24. Ajuda na Digestão:

Assim como qualquer produto lácteo como leite ou queijo, ele também é bom para a digestão. Contanto que você não tenha condições de intolerância à lactose, o iogurte o ajudará a ter uma melhor digestão e intestinos mais saudáveis.

25. Atua Como Probiótico Natural:

Os probióticos são muito essenciais em seus intestinos; Eles são boas bactérias que combatem os bandidos. Os probióticos garantirão que seu sistema digestivo esteja em sua melhor condição para que funcione de maneira ideal.

26. Trata Sintomas do Intestino Irritável:

Você sabe que a condição como sintomas do intestino irritável, se não for devidamente cuidada, pode ser realmente fatal? No entanto, para tratar IBS não é tão difícil quanto você pensa, você só precisa ter sistema digestivo saudável para se certificar de que não há mais efeito do IBS. O iogurte é ótimo para a digestão, por isso pode tratar o IBS da maneira mais natural possível.

27. Elimina a Constipação:

A constipação ocorre quando o movimento do seu intestino é muito lento por causa de alguns fatores. Bem, como contém probióticos que poderiam promover o movimento do intestino saudável certamente ele poderia ajudá-lo dizendo adeus à constipação para sempre.

28. Ajuda a Combater a Diarreia:

Não só condição como constipação, como alimentos contém probióticos, ele também é bom para combater a Diarreia. É porque a Diarreia é causada pela infecção por bactérias e os probióticos têm a função principal de matar todos os tipos de bactérias que podem causar “problemas” em sua digestão.

29. Mais Fácil de Digerir do que Leite:

Acredite ou não, embora ele seja fermentado a partir do leite, mas é mais fácil de digerir do que o leite. É por isso que algumas pessoas com intolerância à lactose podem desfrutar deste produto sem se preocupar com seus problemas estomacais.

30. Promove Intestinos Saudáveis:

Intestinos saudáveis ​​significam que seu intestino está livre de bactérias nocivas e bastante rico em probióticos. Ele funciona em ritmo normal, sem perturbação, de modo que todos os nutrientes que você obtém dos alimentos serão perfeitamente digeridos e absorvidos.

31. Menos Infecções Fúngicas:

As bactérias saudáveis ​​no iogurte ajudam a combater o excesso de levedura em seu corpo. Isso pode reduzir o número de infecções por fungos que você enfrenta. Para as mulheres que são propensas a infecções vaginais, o consumo diário deste probiótico pode ser aliviado.

32. Regularidade Digestiva:

Comer este probiótico fornece seu corpo com bactérias saudáveis ​​que trabalham para manter a digestão regular. Pode ajudá-lo a ter menos problemas com constipação e Diarreia.

33. Previne Alergias a Comida:

Algumas pesquisas sugerem que, ao ingerir mais este probiotico com bactérias, você pode reduzir o risco de problemas causados ​​por alergias alimentares. Você pode evitar problemas e possivelmente tratar alergias alimentares com essa abordagem.

34. Ajuda na Prevenção de Asma:

Iogurte

Há evidências de que consumir as bactérias saudáveis ​​encontradas no iogurte ajudará o tecido pulmonar a ficar mais saudável. Especificamente, pode estimular a produção de células interleucinas, o que diminui o risco de inflamação da Asma.

35. Reduz Inflamações:

Muitas das doenças que as pessoas experimentam estão relacionadas à inflamação, incluindo diabetes, doença de Crohn, câncer e síndrome da fadiga crônica.

Bactérias probióticas podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e reduzir o risco dessas doenças ou reduzir seus efeitos. O ganho de peso também está relacionado à inflamação e ao comer iogurte você pode apoiar os esforços de perda de peso de forma natural.

36. Pode Reduzir Alergias:

A pesquisa provou que as mães grávidas que consomem iogurte no oitavo mês tinham bebês menos propensos a reações alérgicas. Mesmo as crianças que consomem o diariamente tinham menor risco de infecções e alergias, conforme o estudo realizado.

37. Combate Cavidades:

Iogurte pode combater cavidades que corroem o esmalte dos dentes. Além disso, ele contém ácido láctico que protege as suas gengivas de germes e partículas indesejáveis ​​de alimentos.

38. Pode Aumentar a Saciedade:

Devido ao seu alto teor de proteína, o iogurte é um excelente alimento para mantê-lo satisfeito por mais tempo. Um estudo de 2006 concluiu que ele produzia uma maior taxa de saciedade nos participantes do que frutas ou bebidas à base de produtos lácteos.

39. Ajuda a Regular a Flora Intestinal:

As bactérias existentes no Iogurte são consideradas como probióticos, pois elas ajudam a compor a microbiota do intestino (comunidade de micro-organismos que mantém uma relação simbiótica com os seres humanos).

No intestino, os probióticos melhoram a absorção de vitaminas e minerais, ajudam a evitar prisão de ventre, diarreias, síndrome do intestino irritável, gases e doenças inflamatórias intestinais.

Pesquisas também indicam que os probióticos têm ação anticâncer, como por exemplo para os tumores no cólon.

40. Ajuda a Controlar a Glicemia:

Os probióticos ainda ajudam a controlar o nível de glicose do sangue. Além da lactose, essas bactérias consomem qualquer tipo de açúcar, como os provenientes da nossa alimentação, transformando-os em ácidos graxos de cadeia curta, compostos que podem ser aproveitados na produção de energia das células do intestino grosso.

Graças a essa conversão, uma parte da glicose gerada através do processo digestivo não é absorvida pelo organismo, o que diminui a quantidade da na corrente sanguínea.

Os diabéticos podem sim se valer desse benefício do Iogurte, desde que escolham as variedades diets.

Maneiras de Comer Iogurte:

Iogurte é uma comida divertida para comer. Você pode mergulhá-lo, espalhá-lo, congelá-lo, adicionar frutas ou comê-lo. Aqui estão algumas das outras maneiras que você pode desfrutar-lo:

  • Faça um parfait de café da manhã em camadas de iogurte, cereal seco ou granola e cubra com sua fruta favorita.
  • Desfrute de um lanche no meio do dia, misturando iogurte, frutas e gelo para fazer um delicioso smoothie.
  • Mergulhe vegetais crus em iogurte natural.
  • Use iogurte para molho de salada e molhos.
  • Sirva iogurte natural em quesadillas, tacos, sopas e chili no lugar de creme de leite.

Iogurte

Hoje em dia, com uma vasta gama de sabores de iogurte disponíveis e com opções de textura que vão de confecções de creme de leite a líquidos bebíveis, pode desfrutar dele em sobremesa ou em viagem.

O iogurte também é uma comida muito kid-friendly. Você pode ter filhos fazer kebabs de frutas com molho de iogurte de baunilha para um lanche rápido e divertido!

Palavras de Cuidados:

Não importa o quão delicioso iogurte é ou quanto os benefícios do iogurte para a saúde é, ainda este tipo de alimento não é todo mundo. Na verdade, quando se trata de efeito inverso do iogurte, este tipo de alimento é quase sem efeito colateral, mas apenas para aqueles com certas condições, consumindo iogurte pode ser prejudicial para eles.

Aqueles que têm intolerância à lactose podem ter problemas com a digestão depois de consumirem o produto diário. Embora, como mencionado no ponto 19, afirme que o iogurte é mais fácil de digerir do que o leite e provavelmente está bem para ser consumido por pessoas com intolerância à lactose, você ainda precisa ser cuidadoso.

Se você tem uma condição como alergia ao leite, consumir iogurte lhe dará o mesmo efeito de quando você consome outros produtos lácteos.

O problema com o iogurte que você encontra no supermercado é a maioria deles foi adicionado com açúcar refinado ou sabor de frutas artificiais, por isso não é o iogurte que você deve se preocupar, mas os ingredientes adicionais que são adicionados ao iogurte que poderia ser prejudicial para você.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Chá de Pimenta

Os 40 Benefícios do Chá de Pimenta Para Saúde

Os 30 Benefícios do Óleo de Citronela Para Saúde