Benefícios de Legumes e Vegetais

Os 40 Benefícios da Chicória Para Saúde

Os Benefícios da Chicória Para Saúde que muitos ignoram. Além disso, a chicória é uma erva oriunda da Europa e da Ásia que é utilizada como planta medicinal e apresenta somente 23 calorias a cada porção equivalente a 100 g. Ela também é nutritiva e serve como fonte das vitaminas A, B6 e C, além de oferecer fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio ao organismo de quem consome o vegetal em suas refeições.

chicoria beneficioPropriedades Da Chicória:

A chicória contém muitos nutrientes, como, por exemplo, pró-vitamina A, mas também contém vitaminas do grupo B, potássio, magnésio e cálcio. Embora a maior parte da composição desta planta seja de água e carboidratos, por isso é usada em dietas de emagrecimento por seu baixo valor energético.

Por outro lado, tanto a raiz como as folhas contêm inibina, taninos e inulina. Todos estes com capacidade antioxidante, como o composto fenólico que também contém. Além disso, a substância inibina é a que favorece a secreção dos sucos digestivos, assim como a estimulação do funcionamento da vesícula biliar. Estes dois efeitos unidos, convertem a Chicória em um alimento que melhora e facilita a digestão.

Contém em abundância betacaroteno, por isso favorece a saúda dos olhos, protege a pele, cabelo e mucosas. Além disso, seu consumo favorece a elaboração de enzimas presentes no fígado e melhora o funcionamento das glândulas suprarrenais e hormônios sexuais. Confira, agora Os 40 Benefícios da Chicória Para Saúde:

1. Tem Ação Prebiótico:

A raiz da Chicória tem ação prebiótica graças a uma substância chamada inulina que age com alimentos probióticos para manter as bactérias boas do intestino em ação, prevenindo doenças como o diabetes, as infecções, melhorando a imunidade, as alergias, o câncer do intestino e doenças cardiovasculares.

2. Contém Efeito Diurético:

ela é benéfica na eliminação de toxinas que ficam armazenadas no fígado e no rim e mesmo para ajudar a reduzir o inchaço no abdômen em decorrência da retenção de líquidos.

3. Combate a Doenças Vasculares e Cardíacas:

Para o coração a Chicória é muito benéfica, por causa da inulina, que tem o poder de reduzir os níveis do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Quando as suas taxas estão altas, é maior o risco de doenças como arteriosclerose, ataques de coração, acidente vascular cerebral e pressão alta. A planta ajuda a combater essas doenças também por conta dos fenóis, antioxidantes que previnem as doenças cardiovasculares.

4. Abre o Apetite:

Ela também é indicada para abrir o apetite, para uma boa digestão e no tratamento em casos de problemas de fígado, dos rins, vesícula, baço e apendicite, além de gastroenterite e icterícia.

5. Rico em Vitaminas:

As folhas de Chicória são bastante nutritivas. Elas contêm vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, D e também alguns minerais como cálcio, ferro fósforo.

6. Tem Ação Antioxidante:

A ação antioxidante deste alimento combate os radicais livres e previne doenças degenerativas e o envelhecimento precoce das células; já as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal e a liberação de toxinas.

7. Promove uma Digestão Eficaz:

O chá feito pela infusão das folhas e flores da planta ajudam a melhorar a digestão.

8. Auxila na Perda de Peso:

Com somente sete calorias a cada porção equivalente a uma xícara e 23 calorias por 100 g, podemos afirmar que a perda de peso é um dos benefícios da chicória. Isso porque ela é um alimento com baixo valor energético, que contribui com a redução do número de calorias ingeridas, mas ainda assim fornece nutrientes necessários ao organismo.

9. Beneficia os Músculos e Articulações:

Para quem sofre com dores nos músculos e articulações ou possui o costume de praticar exercícios físicos com frequência e deseja evitar esse tipo de problema para não atrapalhar o seu treino, também há benefícios da chicória. Isso porque ela pode ser utilizada como um anti-inflamatório para tratar dores musculares e nas articulações.

10. Auxilia na Saúde do Coração:

Ainda por conta da presença de inulina em sua composição, a Chicória reduz os níveis do colesterol ruim no corpo, o LDL, que é responsável por doenças como arteriosclerose (doença degenerativa das artérias), hipertensão alta e pode aumentar as chances de ataques no coração e acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, vale registrar aqui que esse efeito do probiótico acontece geralmente no organismo de pessoas que consomem altas quantidades de carboidratos, já em outros casos é raro de ocorrer.

chicoria11. Alivia Dores causadas pela artrite:

O vegetal reduz as dores causadas por condições como a artrite e a osteoartrite, problema que degenera a cartilagem das articulações, altera as estruturas dos ossos que cercam a região e é geralmente observado nas mãos, joelhos, coluna e na articulação da coxa e do fêmur.

Um estudo feito no ano de 2010 mostrou que 70% pacientes diagnosticados com osteoartrite e que participaram de um experimento em que o problema era tratado com a Chicória afirmaram ter experimentado uma melhora em relação às dores causadas pela doença.

12. Aumenta o Sistema imunológico:

Em relação ao sistema imunológico, há benefícios da chicória por conta de seus efeitos antibacterianos e de seus fitoquímicos, que agem como se fossem antioxidantes , e eliminam os radicais livres da corrente sanguínea, algo que diminui o risco do surgimento de doenças graves como câncer e problemas no coração.

13. Combate a Ansiedade e Estresse:

Quem sofre com complicações como ansiedade, estresse e dificuldades para dormir também pode tirar proveito da ingestão de chicória. Por conta de seu efeito sedativo, ela reduz a ansiedade, deixa a mente mais sossegada e alivia o estresse.

E não custa nada lembrar aqui que a ansiedade e o estresse são fatores de risco para outros problemas de saúde como cardiopatia, desequilíbrio hormonal, insônia, envelhecimento precoce e declínio das capacidades cognitivas. Já o extrato da raiz de chicória também pode ser utilizado como um remédio natural para melhorar a qualidade do sono.

14. Auxilia na Saúde dos Rins e Fígado:

O alimento também causa uma reação diurética, aumentando a frequência da urina. Isso pode ser considerado um dos benefícios da chicória porque uma consistência saudável na urina pode auxiliar o corpo no processo de eliminação de toxinas que ficam armazenadas nos rins e no fígado, evitando assim o surgimento de doenças relacionadas à retenção dessas más substâncias no organismo.

Entretanto, se você não tem problemas para urinar, tome cuidado ao comer a chicória para não liberar água em excesso do seu corpo e sofrer com a desidratação.

15. Combate as Bactérias:

Os extratos da raiz de chicória são considerados ter propriedades antimicrobiana e antifúngicas, devido o poder de lutar contra as bactérias nocivas.

16. Combate a Constipação:

A raiz de chicória é uma rica fonte de vitamina C, vitamina K, colina e betacaroteno. Ele contém uma fibra dietética solúvel, chamado inulina, que é útil para a prevenção de distúrbios intestinais e é considerada um grande remédio para constipação e outros distúrbios digestivos. A inulina promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino, promovendo assim a digestão e prevenindo a constipação.

17. É Aliado da Dieta:

Quem está querendo perder peso ou começar a ter uma alimentação mais saudável, precisa colocar a chicória no menu do dia a dia.

Em 100 gramas da planta há apenas 23 calorias e, pelo fato de apresentar uma quantidade considerável de fibras, a chicória consegue oferecer uma sensação de saciedade em menos tempo. Dessa forma, além de ser um alimento de baio teor calórico, também dá a ideia de estômago cheio, reduzindo a fome.

18. Melhora a Saúde da Pele:

Não só a sua pele melhora, como também suas unhas e cabelos, ou seja, é como um elixir da beleza. Isso se deve à presença de substâncias como betacarotenos e antioxidantes.

19. Previne Doenças Crônicas:

A hipertensão arterial e o diabetes são duas patologias que mais preocupam o sistema de saúde já que o governo precisa gastar somas enormes para realizar o controle da saúde dessas pessoas.

A chicória, pela presença de uma porção considerável de fibras , ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Também consegue controlar as taxas de colesterol e triglicérides, gorduras que causam o entupimento dos vasos e podem interromper a passagem de sangue causando uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral.

20. Previne Doenças Crônicas:

A hipertensão arterial e o diabetes são duas patologias que mais preocupam o sistema de saúde já que o governo precisa gastar somas enormes para realizar o controle da saúde dessas pessoas.

A chicória, pela presença de uma porção considerável de fibras , ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Também consegue controlar as taxas de colesterol e triglicérides, gorduras que causam o entupimento dos vasos e podem interromper a passagem de sangue causando uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral.

21. Rica em vitamina A:

Duas xícaras ou 100 g de chicória trazem 43% do valor diário necessário de vitamina A para o corpo humano. O nutriente é importante para a pele e as membranas mucosas saudáveis e oferece proteção contra o câncer de pulmão e cânceres bucais.

os beneficios da chicoria22. Auxilia na Saúde Gestacional:

As duas xícaras ou 100 g do alimento também trazem 35% do valor diário necessário de ácido fólico, também chamado de folato. O componente é fundamental para as mulheres grávidas. Isso porque a deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

23. Fonte de Vitamina K:

O vegetal possui uma taxa impressionante de 289% do valor diário necessário ao corpo humano da vitamina. O nutriente é importante para equilibrar a coagulação sanguínea, necessária para cessar sangramentos após ferimentos como cortes, por exemplo.

24. Fonte de Manganês:

Mais um dos benefícios da chicória é ser fonte de manganês. O mineral presente na chicória atua na metabolização de carboidratos, ajuda a formar hormônios sexuais, tecidos e ossos e é relevante para o funcionamento adequado dos nervos e do cérebro.

25. Contém Ação Antioxidante:

O alimento possui propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. Essas substâncias são responsáveis por causar problemas degenerativos como o câncer e a doença de Alzheimer e promovem o envelhecimento.

26. Saúde dos Ossos e Dentes:

A chicória é fonte de cálcio, um mineral fundamental para a construção e manutenção tanto dos dentes quanto dos ossos encontrados no corpo humano. Além disso, tanto a vitamina K quanto o manganês encontrados no vegetal auxiliam a absorção de cálcio.

Isso é importante para auxiliar a prevenção de problemas como artrite, osteoporose e cárie dentária.

27. Alívio à Prisão de Ventre:

Por ser fonte de fibras são 3,1 g encontradas em cada porção de 100 g o alívio para a prisão de ventre é mais um dos benefícios da chicória.

28. Regula dos Níveis de Açúcar no Sangue:

Por conta da presença de inulina em sua composição, o vegetal pode contribuir com a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Quem sofre com diabetes deve consultar seu médico para confirmar os benefícios da chicória em seu caso, em especial.

29. Combate Doenças Cardiovasculares:

A chicória também pode ser uma grande aliada da saúde do nosso sistema cardiovascular. Isso porque o vegetal ajuda no controle da pressão arterial e, ainda, na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL), dois fatores cruciais para proteger o coração de doenças, como é o caso da hipertensão e aterosclerose.

30. Protege os olhos

A chicória é rica em antioxidantes , como é o caso dos betacarotenos, que são essenciais para a nossa saúde ocular. Os seus benefícios neste sentido se devem à alta concentração de vitamina A, um nutriente eficaz na prevenção e combate à doenças como a degeneração macular, glaucoma e catarata, que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e que, se não tratadas, podem levar à perda total da visão.

31. Ajuda na Perda de Peso:

Por conter baixo teor calórico, a chicória pode ajudar de forma eficiente na perda de peso, uma vez que, ao incluí-la na alimentação, você pode ingerir menos calorias ao longo do dia.

Além disso, o vegetal é rico em fibras, nutrientes essenciais para aumentar a sensação de saciedade e, portanto, evitar que você coma mais do que deve, e, ainda, para regular o intestino e melhorar a digestão, outros requisitos ideais para uma dieta de emagrecimento.

32. Protege os Olhos:

A chicória é rica em antioxidantes, como é o caso dos betacarotenos, que são essenciais para a nossa saúde ocular. Os seus benefícios neste sentido se devem à alta concentração de vitamina A, um nutriente eficaz na prevenção e combate à doenças como a degeneração macular, glaucoma e catarata, que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e que, se não tratadas, podem levar à perda total da visão.

33. Ajuda na Perda de Peso:

Por conter baixo teor calórico, a chicória pode ajudar de forma eficiente na perda de peso, uma vez que, ao incluí-la na alimentação, você pode ingerir menos calorias ao longo do dia.

Além disso, o vegetal é rico em fibras, nutrientes essenciais para aumentar a sensação de saciedade e, portanto, evitar que você coma mais do que deve, e, ainda, para regular o intestino e melhorar a digestão, outros requisitos ideais para uma dieta de emagrecimento.

chicóriaOutros Benefícios da Chicória Para Saúde

  • A chicória é rica em beta caroteno, ela tem ação antioxidante e de preservação da saúde dos olhos, além de ajudar o sistema de defesas do organismo, prevenindo infecções.
  • É uma excelente fonte em vitaminas do complexo B garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outras funções.
  • A chicória é uma boa fonte de Vitamina B9, conhecida como folato ou ácido fólico, é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais.
  • A chicória é rica em Potássio, que atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e as contrações musculares após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

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