Benefícios de Legumes e Vegetais

Chicória: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

A chicória é uma erva oriunda da Europa e da Ásia que é utilizada como planta medicinal e apresenta somente 23 calorias a cada porção equivalente a 100 g. Ela também é nutritiva e serve como fonte das vitaminas A, B6 e C, além de oferecer fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio ao organismo de quem consome o vegetal em suas refeições.

Valor Nutricional da Chicória:

A chicória contém muitos nutrientes, como, por exemplo, pró-vitamina A, mas também contém vitaminas do grupo B, potássio, magnésio e cálcio. Embora a maior parte da composição desta planta seja de água e carboidratos, por isso é usada em dietas de emagrecimento por seu baixo valor energético.

Por outro lado, tanto a raiz como as folhas contêm inibina, taninos e inulina. Todos estes com capacidade antioxidante, como o composto fenólico que também contém. Além disso, a substância inibina é a que favorece a secreção dos sucos digestivos, assim como a estimulação do funcionamento da vesícula biliar. Estes dois efeitos unidos, convertem a Chicória em um alimento que melhora e facilita a digestão.

Contém em abundância betacaroteno, por isso favorece a saúda dos olhos, protege a pele, cabelo e mucosas. Além disso, seu consumo favorece a elaboração de enzimas presentes no fígado e melhora o funcionamento das glândulas suprarrenais e hormônios sexuais. Confira, agora Os 40 Benefícios da Chicória Para Saúde:

1. Tem Ação Prebiótico:

A raiz da Chicória tem ação prebiótica graças a uma substância chamada inulina que age com alimentos probióticos para manter as bactérias boas do intestino em ação, prevenindo doenças como o diabetes, as infecções, melhorando a imunidade, as alergias, o câncer do intestino e doenças cardiovasculares.

2. Contém Efeito Diurético:

ela é benéfica na eliminação de toxinas que ficam armazenadas no fígado e no rim e mesmo para ajudar a reduzir o inchaço no abdômen em decorrência da retenção de líquidos.

3. Combate a Doenças Vasculares e Cardíacas:

Para o coração a Chicória é muito benéfica, por causa da inulina, que tem o poder de reduzir os níveis do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Quando as suas taxas estão altas, é maior o risco de doenças como arteriosclerose, ataques de coração, acidente vascular cerebral e pressão alta. A planta ajuda a combater essas doenças também por conta dos fenóis, antioxidantes que previnem as doenças cardiovasculares.

4. Abre o Apetite:

Ela também é indicada para abrir o apetite, para uma boa digestão e no tratamento em casos de problemas de fígado, dos rins, vesícula, baço e apendicite, além de gastroenterite e icterícia.

5. Rico em Vitaminas:

As folhas de Chicória são bastante nutritivas. Elas contêm vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, D e também alguns minerais como cálcio, ferro fósforo.

6. Tem Ação Antioxidante:

A ação antioxidante deste alimento combate os radicais livres e previne doenças degenerativas e o envelhecimento precoce das células; já as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal e a liberação de toxinas.

7. Promove uma Digestão Eficaz:

O chá feito pela infusão das folhas e flores da planta ajudam a melhorar a digestão.

8. Auxila na Perda de Peso:

Com somente sete calorias a cada porção equivalente a uma xícara e 23 calorias por 100 g, podemos afirmar que a perda de peso é um dos benefícios da chicória. Isso porque ela é um alimento com baixo valor energético, que contribui com a redução do número de calorias ingeridas, mas ainda assim fornece nutrientes necessários ao organismo.

9. Beneficia os Músculos e Articulações:

Para quem sofre com dores nos músculos e articulações ou possui o costume de praticar exercícios físicos com frequência e deseja evitar esse tipo de problema para não atrapalhar o seu treino, também há benefícios da chicória. Isso porque ela pode ser utilizada como um anti-inflamatório para tratar dores musculares e nas articulações.

10. Auxilia na Saúde do Coração:

Ainda por conta da presença de inulina em sua composição, a Chicória reduz os níveis do colesterol ruim no corpo, o LDL, que é responsável por doenças como arteriosclerose (doença degenerativa das artérias), hipertensão alta e pode aumentar as chances de ataques no coração e acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, vale registrar aqui que esse efeito do probiótico acontece geralmente no organismo de pessoas que consomem altas quantidades de carboidratos, já em outros casos é raro de ocorrer.

11. Alivia Dores causadas pela artrite:

O vegetal reduz as dores causadas por condições como a artrite e a osteoartrite, problema que degenera a cartilagem das articulações, altera as estruturas dos ossos que cercam a região e é geralmente observado nas mãos, joelhos, coluna e na articulação da coxa e do fêmur.

Um estudo feito no ano de 2010 mostrou que 70% pacientes diagnosticados com osteoartrite e que participaram de um experimento em que o problema era tratado com a Chicória afirmaram ter experimentado uma melhora em relação às dores causadas pela doença.

12. Aumenta o Sistema imunológico:

Em relação ao sistema imunológico, há benefícios da chicória por conta de seus efeitos antibacterianos e de seus fitoquímicos, que agem como se fossem antioxidantes , e eliminam os radicais livres da corrente sanguínea, algo que diminui o risco do surgimento de doenças graves como câncer e problemas no coração.

13. Combate a Ansiedade e Estresse:

Quem sofre com complicações como ansiedade, estresse e dificuldades para dormir também pode tirar proveito da ingestão de chicória. Por conta de seu efeito sedativo, ela reduz a ansiedade, deixa a mente mais sossegada e alivia o estresse.

E não custa nada lembrar aqui que a ansiedade e o estresse são fatores de risco para outros problemas de saúde como cardiopatia, desequilíbrio hormonal, insônia, envelhecimento precoce e declínio das capacidades cognitivas. Já o extrato da raiz de chicória também pode ser utilizado como um remédio natural para melhorar a qualidade do sono.

14. Auxilia na Saúde dos Rins e Fígado:

O alimento também causa uma reação diurética, aumentando a frequência da urina. Isso pode ser considerado um dos benefícios da chicória porque uma consistência saudável na urina pode auxiliar o corpo no processo de eliminação de toxinas que ficam armazenadas nos rins e no fígado, evitando assim o surgimento de doenças relacionadas à retenção dessas más substâncias no organismo.

Entretanto, se você não tem problemas para urinar, tome cuidado ao comer a chicória para não liberar água em excesso do seu corpo e sofrer com a desidratação.

15. Combate as Bactérias:

Os extratos da raiz de chicória são considerados ter propriedades antimicrobiana e antifúngicas, devido o poder de lutar contra as bactérias nocivas.

16. Combate a Constipação:

A raiz de chicória é uma rica fonte de vitamina C, vitamina K, colina e betacaroteno. Ele contém uma fibra dietética solúvel, chamado inulina, que é útil para a prevenção de distúrbios intestinais e é considerada um grande remédio para constipação e outros distúrbios digestivos. A inulina promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino, promovendo assim a digestão e prevenindo a constipação.

17. É Aliado da Dieta:

Quem está querendo perder peso ou começar a ter uma alimentação mais saudável, precisa colocar a chicória no menu do dia a dia.

Em 100 gramas da planta há apenas 23 calorias e, pelo fato de apresentar uma quantidade considerável de fibras, a chicória consegue oferecer uma sensação de saciedade em menos tempo. Dessa forma, além de ser um alimento de baio teor calórico, também dá a ideia de estômago cheio, reduzindo a fome.

18. Melhora a Saúde da Pele:

Não só a sua pele melhora, como também suas unhas e cabelos, ou seja, é como um elixir da beleza. Isso se deve à presença de substâncias como betacarotenos e antioxidantes.

19. Previne Doenças Crônicas:

A hipertensão arterial e o diabetes são duas patologias que mais preocupam o sistema de saúde já que o governo precisa gastar somas enormes para realizar o controle da saúde dessas pessoas.

A chicória, pela presença de uma porção considerável de fibras , ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Também consegue controlar as taxas de colesterol e triglicérides, gorduras que causam o entupimento dos vasos e podem interromper a passagem de sangue causando uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral.

20. Previne Doenças Crônicas:

A hipertensão arterial e o diabetes são duas patologias que mais preocupam o sistema de saúde já que o governo precisa gastar somas enormes para realizar o controle da saúde dessas pessoas.

A chicória, pela presença de uma porção considerável de fibras , ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Também consegue controlar as taxas de colesterol e triglicérides, gorduras que causam o entupimento dos vasos e podem interromper a passagem de sangue causando uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral.

21. Rica em vitamina A:

Duas xícaras ou 100 g de chicória trazem 43% do valor diário necessário de vitamina A para o corpo humano. O nutriente é importante para a pele e as membranas mucosas saudáveis e oferece proteção contra o câncer de pulmão e cânceres bucais.

22. Auxilia na Saúde Gestacional:

As duas xícaras ou 100 g do alimento também trazem 35% do valor diário necessário de ácido fólico, também chamado de folato. O componente é fundamental para as mulheres grávidas. Isso porque a deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

23. Fonte de Vitamina K:

O vegetal possui uma taxa impressionante de 289% do valor diário necessário ao corpo humano da vitamina. O nutriente é importante para equilibrar a coagulação sanguínea, necessária para cessar sangramentos após ferimentos como cortes, por exemplo.

24. Fonte de Manganês:

Mais um dos benefícios da chicória é ser fonte de manganês. O mineral presente na chicória atua na metabolização de carboidratos, ajuda a formar hormônios sexuais, tecidos e ossos e é relevante para o funcionamento adequado dos nervos e do cérebro.

25. Contém Ação Antioxidante:

O alimento possui propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. Essas substâncias são responsáveis por causar problemas degenerativos como o câncer e a doença de Alzheimer e promovem o envelhecimento.

26. Saúde dos Ossos e Dentes:

A chicória é fonte de cálcio, um mineral fundamental para a construção e manutenção tanto dos dentes quanto dos ossos encontrados no corpo humano. Além disso, tanto a vitamina K quanto o manganês encontrados no vegetal auxiliam a absorção de cálcio.

Isso é importante para auxiliar a prevenção de problemas como artrite, osteoporose e cárie dentária.

27. Alívio à Prisão de Ventre:

Por ser fonte de fibras são 3,1 g encontradas em cada porção de 100 g o alívio para a prisão de ventre é mais um dos benefícios da chicória.

28. Regula dos Níveis de Açúcar no Sangue:

Por conta da presença de inulina em sua composição, o vegetal pode contribuir com a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Quem sofre com diabetes deve consultar seu médico para confirmar os benefícios da chicória em seu caso, em especial.

29. Combate Doenças Cardiovasculares:

A chicória também pode ser uma grande aliada da saúde do nosso sistema cardiovascular. Isso porque o vegetal ajuda no controle da pressão arterial e, ainda, na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL), dois fatores cruciais para proteger o coração de doenças, como é o caso da hipertensão e aterosclerose.

30. Protege os olhos

A chicória é rica em antioxidantes , como é o caso dos betacarotenos, que são essenciais para a nossa saúde ocular. Os seus benefícios neste sentido se devem à alta concentração de vitamina A, um nutriente eficaz na prevenção e combate à doenças como a degeneração macular, glaucoma e catarata, que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e que, se não tratadas, podem levar à perda total da visão.

31. Ajuda na Perda de Peso:

Por conter baixo teor calórico, a chicória pode ajudar de forma eficiente na perda de peso, uma vez que, ao incluí-la na alimentação, você pode ingerir menos calorias ao longo do dia.

Além disso, o vegetal é rico em fibras, nutrientes essenciais para aumentar a sensação de saciedade e, portanto, evitar que você coma mais do que deve, e, ainda, para regular o intestino e melhorar a digestão, outros requisitos ideais para uma dieta de emagrecimento.

32. Protege os Olhos:

A chicória é rica em antioxidantes, como é o caso dos betacarotenos, que são essenciais para a nossa saúde ocular. Os seus benefícios neste sentido se devem à alta concentração de vitamina A, um nutriente eficaz na prevenção e combate à doenças como a degeneração macular, glaucoma e catarata, que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e que, se não tratadas, podem levar à perda total da visão.

33. Ajuda na Perda de Peso:

Por conter baixo teor calórico, a chicória pode ajudar de forma eficiente na perda de peso, uma vez que, ao incluí-la na alimentação, você pode ingerir menos calorias ao longo do dia.

Além disso, o vegetal é rico em fibras, nutrientes essenciais para aumentar a sensação de saciedade e, portanto, evitar que você coma mais do que deve, e, ainda, para regular o intestino e melhorar a digestão, outros requisitos ideais para uma dieta de emagrecimento.

Outros Benefícios da Chicória Para Saúde:

  • A chicória é rica em beta caroteno, ela tem ação antioxidante e de preservação da saúde dos olhos, além de ajudar o sistema de defesas do organismo, prevenindo infecções.
  • É uma excelente fonte em vitaminas do complexo B garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outras funções.
  • A chicória é uma boa fonte de Vitamina B9, conhecida como folato ou ácido fólico, é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais.
  • A chicória é rica em Potássio, que atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e as contrações musculares após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.
Sair da versão mobile