Benefícios das Plantas

Acônito é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Acônito é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, O acônito é uma planta de nome científico Aconitum napellus pertencente à família Ranunculaceae.

Apesar de ser uma planta venenosa, é muito usada na fabricação de fármacos homeopáticos. Suas raízes são tuberosas e seu caule é ereto.

As flores são azuis e possuem formato de elmo, e seu fruto é uma vesícula.

Também conhecida como capacete-de-júpiter, capuz-de-frade, napelo, anapelo, matalobos e casco-de-júpiter, a planta é uma herbácea perene que pode chegar a alcançar 1 metro de altura.

É uma planta ornamental e seu tubérculo pode ser usado para fins medicinais.

Acônito: origem, como usar, benefícios e malefíciosSegundo a mitologia grega, o acônito ficou venenoso graças à espuma que pingou de cérbero, cão que guardava os portões do inferno quando Hércules o arrastou das profundezas da Terra. Com essa planta, Medéia, uma sacerdotisa da deusa Hécate, tentou envenenar seu enteado chamado Teseu. Isso porque seu filho legítimo não poderia herdar o trono de seu marido com o enteado ainda vivo.

Benefícios do Acônito:

O Acônito é um remédio calmante e de cura homeopática que é muitas vezes recomendado para apoio à cirurgia, às lesões, gripes e resfriados.

Você pode tomar remédios de aconite oralmente ou topicamente para ajudar a tratar essas condições.

Consulte um profissional de saúde antes de usar qualquer remédios homeopáticos para discutir os possíveis perigos, interações medicamentosas e dosagem adequada ou uso.

O chá  de Acônito é repleto de benefícios, principalmente com problemas respiratórios, mas se tomado em excesso, pode causar paralisia respiratória.

Por esse motivo, não é indicado tomar uma dose maior do que recomendada.

Esse vegetal é indicado para artrite, inflamação, febre, tratamento da pele, nevralgias e possui rapidez na ação.

É dotado de ação analgésica, anticongestiva, anti-inflamatória, cardiotônica, diurética, sedativa e sudorífera. Pode ser auxiliar no tratamento de dores de cabeça, nervosismo, medo e ansiedade.

É eficiente também no tratamento de infecções agudas como a sinusite, dores de garganta, além de problemas digestivos.

Pode ser usado para a irritabilidade, insônia e raiva, aliviando sintomas fisiológicos como nervosismo, agitação, medo da morte e, inclusive, pesadelos. Agora, Confira Outros Benefícios do Acônito Para Saúde:

  • Usando Como sedativo;
  • Ação Diurético;
  • analgésico;
  • Usada no tratamento da ansiedade;
  • da síndrome do pânico;
  • nos episódios de agitação;
  • Inquietação;
  • Palpitações nervosas;
  • Acalma as pessoas no antes e no pós cirúrgico, operatório, mas também para tratar gripes;
  • Lesões sofridas durante o esporte;
  • Nevralgias;
  • Doenças inflamatórias;
  • Reumatismo;
  • Tosse espasmódica;
  • Úlceras;
  • Dores de ouvido e de reumatismo.

Usos do Acônito:

É importante tomar cuidado com a forma de consumo, pois a planta é venenosa. Entre os sinais de envenenamento com a planta estão: salivação excessiva, falta de ar, tremores e aceleração dos batimentos cardíacos. A dose que pode causar envenenamento é baixa, sendo que é preciso apenas 10g da raiz para constituir uma dose letal. Para preparar o chá, você vai precisar de:

INGREDIENTES:

  • Duas colheres de sopa de acônito;
  • Um litro de água.

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente, coloque a água e a planta acônito. Quando começar a ferver, marque no relógio aproximadamente 15 minutos de cozimento. Passado esse período, desligue o fogo e tampe, deixando descansar por aproximadamente 10 minutos. Quando passar esse tempo, coe e veja se está morno. Consuma em seguida.

Acônito: origem, como usar, benefícios e malefíciosMalefícios do Acônito e Precauções:

Todas as variações da planta são venenosas. A planta acônito é contraindicada para pacientes gestantes, em fase de lactação e crianças, além de pacientes com constipação, febre alta ou hipertensão.

Também não deve ser consumida combinada ao álcool, sedativos, anti-histamínicos, hipnóticos, antidepressivos, espasmolíticos e outros medicamentos. Consulte sempre o seu médico antes de consumir um medicamento, mesmo que natural.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.