Hidratos de Carbono – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Hidratos de Carbono – Fontes, Benefícios e Deficiência que você não conhece. Alem disso, Acredita-se que os Hidratos de Carbono são, na verdade, as biomoléculas que existem em maior abundância no meio natural. Igualmente designados por açúcares ou glícidos, os Hidratos de Carbono devem representar a base de uma dieta.

Hidrato de Carbono

alimentar saudável e equilibrada. Devem ser justamente a principal fonte de energia que advém da nossa alimentação, representando, portanto, mais de metade dos alimentos que ingerimos.

O que são Hidratos de Carbono?

Os Hidratos de Carbono são a fonte de energia número 1 do corpo, energia esta que todos nós precisamos para realizar as nossas atividades diárias. A falta de hidratos de carbono pode causar:

  • ✓ Cãibras
  • ✓ Fadiga
  • ✓ Reduzir o funcionamento cerebral

Todos aqueles que têm uma actividade física regular necessitam de ter as suas reservas de glicogénio recuperadas, pois durante o treino elas são usadas como fonte de energia.

Os Hidratos de Carbono também têm um papel muito importante no balanço hormonal, que é vital para o funcionamento ótimo do corpo e para a performance.

Se estiveres com níveis de açúcar no sangue, ou seja, falta de Hidratos de Carbono, é possível que venhas a cometer erros na dieta devido à fome que sentes, e consequentemente engordares.

Apesar de tudo, muitas pessoas ainda têm uma certa fobia a Hidratos de Carbono. Simplesmente precisas de perceber quais são os que mais te beneficiam.

oque e Hidratos de Carbono

Conheça Agora Os Benefícios do Hidratos de Carbono:

1. eles Fornecem Energia Rápida e Fácil:

O organismo não requer muito esforço para obter energia a partir de carboidratos.

2. é o Principal Nutriente do Cérebro:

Os carboidratos na forma de glicose são o único tipo de energia consumida pelo cérebro, por isso este nutriente é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.

3. Contribui Para a saúde intestinal:

Os carboidratos aceleram o trânsito. Ao nível do cólon, eles favorecem a atividade da bactéria, pelo que melhora a parede intestinal, tornando-a menos permeável às substâncias que podem causar inflamação e intolerância.

4. Ajude a Reduzir o Nível de Colesterol ldl:

A fibra de vegetais e leguminosas ajuda a reduzir a absorção de colesterol “ruim”.

5. Ajuda a Controlar o Nível de Insulina:

Os Hidratos de Carbono retardam a absorção de açúcar, otimizando assim a ação e efeito da insulina

6. ajudar a Controlar o Estresse:

Os carboidratos favorecem a síntese da serotonina, o hormônio do prazer e do bem-estar.

7. Fonte de Fibra:

A fibra, além de manter o equilíbrio da flora intestinal, tem um poder saciante que nos ajuda a manter nosso peso ou tratar o excesso de peso.

8. Promove a Recuperação Muscular:

Os carboidratos são responsáveis pela reposição do glicogênio muscular. O glicogênio é uma molécula que o corpo gera para acumular a energia que vai consumir mais rapidamente.

Função dos Hidratos de Carbono?

Além de se apresentarem como a principal fonte da energia que necessitamos diariamente, os Hidratos de Carbono possuem outras funções relevantes.

  • – Antes de mais é a energia que fornecem que é “queimada” pelas nossas células para executar as mais diversas funções, desde regular a temperatura, fazer a digestão, assimilar os nutrientes, fornecer força muscular, entre outras. Na realidade, os Hidratos de Carbono são como o “combustível” que o nosso organismo precisa para funcionar adequadamente.
  • – Representam, igualmente, um macronutriente essencial para o funcionamento do coração e do cérebro.

Hidratos de Carbono

Diferentes Tipos de Hidratos de Carbono:

Podemos dividir os Hidratos de Carbono em 2 tipos: os simples e os complexos.

A diferença entre os dois é que os hidratos simples têm um sistema molecular mais simples, daí o nome, enquanto que os complexos têm uma estrutura molecular oposta, ou seja, complexa. Isto vai afectar a forma como são absorvidos pelo corpo.

Hidratos de Carbono Simples:

Este tipo de Hidratos de Carbono é constituído por 1 ou 2 moléculas de açúcar. São digeridos de forma bastante rápida devido à estrutura simples e elevam facilmente os níveis de açúcar no sangue.

Quando consumidos, estes açúcares são diretamente absorvidos pelo sangue na forma de glucose. A glucose promove energia de forma imediata. Isto pode potenciar o acumular de gordura caso estes hidratos não sejam utilizados.

  • ✓ dextrose
  • ✓ pão branco
  • ✓ bolachas e biscoitos
  • ✓ refrigerantes
  • ✓ bolos e doces

As Vantagens e Riscos dos Hidratos de Carbono:

Muitas pessoas pensam nos Hidratos de Carbono como os primeiros a riscar da dieta. quando se pretende emagrecer. De facto, esta é uma estratégia eficaz que permite perder peso de forma rápida e sem que haja necessidade de um esforço físico pesado e rotineiro.

Além da perda de peso, uma dieta. pobre em Hidratos de Carbono pode ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

No entanto, é preciso ter muita atenção a este tipo de dieta. Na realidade, apenas pessoas inteiramente saudáveis podem racionar os Hidratos de Carbono.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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