Os 30 Benefícios do Chá de Poejo Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Chá de Poejo Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, a principal aplicação do poejo é através da infusão de suas folhas. O chá de poejo possui benefícios que auxiliam em várias doenças, desde um simples resfriado, até em casos de gastrite. O chá de poejo conta com propriedades antiespasmódicas e antissépticas.

Seu principal principio ativo é a pulegona. Assim, se torna eficaz no alívio de cólicas menstruais, na diminuição da ansiedade, cólicas causadas por gases e contra a insônia. Sua ação expectorante alivia sintomas da gripe, resfriado e tosse, expelindo secreções presentes no pulmão.

cha de poejo

As pequenas folhas ovais do poejo, também conhecido como hortelãzinho, são muito apreciadas em várias culturas culinárias ao redor do mundo, principalmente pelo seu aroma, semelhante ao da hortelã. Mas essa planta também possui propriedades medicinais que beneficiam o organismo.

Com o nome científico de Mentha pulegium, o popular poejo pode ser facilmente encontrado em plantações e jardins de todo o Brasil. É raro encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar da planta, ou a tenha tido como indicada para lhe auxiliar em algum distúrbio de saúde.

Isto ocorre por ela ser muito bela e ornamental, utilizada para enfeitar casas e diversos ambientes, o poejo é também usado para perfumar ambientes, já que se assemelha à hortelã, mas com cheiro ainda mais forte, e possui diversas propriedades medicinais.

Que o tornam um chá de extrema importância para auxiliar tratamentos medicamentosos. Entenda melhor como o poejo age no organismo, quais os seus benefícios e propriedades, e como prepará-lo de maneira eficaz para a necessidade.

Valor Nutricional do Chá de Poejo:

O poejo é rico em cálcio, potássio, fósforo, magnésio e ferro. Ele também tem uma boa quantidade de sódio e uma pequena quantidade de zinco, cobre, manganês e selênio.

Benefícios do Chá de Poejo Para Saúde:

1. Melhora o Sistema Digestivo:

O Chá de Poejo é considerado um laxante natural, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso. As fibras presentes na fruta fazem com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil pelo trato intestinal, além de estimularem o suco gástrico, o que acelera a digestão.

2. Alivia o Estresse:

O Chá de Poejo tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. O Chá de Poejo é usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

Por trazer vitamina Ce ter efeito antioxidante, o Chá de Poejo faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

4. Reduz Inchaços:

O chá de Poejo também pode ajudar a reduzir a acidez do estômago, auxiliando no processo digestivo. Além disso, por suas propriedades laxativas, alivia os gases intestinais.

5. Controla a Diabetes:

Estudos relataram que o Chá de Poejo possui enzimas que limitam a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Para quem tem diabetes isso é benéfico porque ajuda a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

6. Combate Gripes e Resfriados:

O Chá de Poejo traz muitos benefícios para saúde. É usado em caso de gripes e resfriados, para tosse e rouquidão. O poder fluidificante e expectorante do chá de Poejo ajuda na eliminação do catarro.

7. Alivia a Prisão de Ventre:

O Chá de Poejo pode ser usado para melhorar as funções biliares e hepáticas, além das afecções febris. Pode ser usada ainda para aliviar prisão de ventre e dores provenientes da artrite.

8. Chá de Poejo Para Feridas:

As propriedades antissépticas e cicatrizantes do chá de poejo podem ser aproveitadas no uso externo em aplicações e banhos. Isso serve para ajudar a higienização de ferimentos, favorecer a cicatrização adequada e evitar infecções.

9. Chá de Poejo Como Antioxidante Natural:

Com grandes quantidades de vitamina C, E, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética, o Chá de Poejo possui ainda alguns compostos orgânicos que o tornam um excelente antioxidante natural e anti-inflamatório.

10. Reduz Cólicas Menstruais:

O chá de poejo pode contribuir com o alívio do desconforto e das dores provenientes da cólica menstrual. Entretanto, é importante lembrar que com suas propriedades emenagogos, a planta aumenta o fluxo menstrual.

11. Promove a Saúde do Coração:

O Chá de Poejo é uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial.

12. Combate Insônia:

O chá de poejo também é sedativo e relaxante, o que significa que ele pode ajudar a relaxar o corpo, algo que é benéfico para ter uma noite de sono com maior qualidade. Ele também pode ser utilizado para combater os sintomas do nervosismo e auxiliar a diminuir a insônia.

13. Auxilia na Perda de Peso:

O Chá de Poejo auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

14. Combate Febre:

Por conta de suas propriedades sudoríferas, ou seja, que estilam o suor, o chá de Poejo também pode ser útil para colaborar com a diminuição da febre.

15. Previne o Câncer:

Também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6 gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

beneficios do cha de poejo

Outros Benefícios do Chá de Poejo Para Saúde:

  • É usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão;
  • O chá de Poejo pode contribuir com a eliminação de secreções acumuladas nos pulmões e auxiliar o tratamento de problemas como resfriados;
  • O chá de Poejo também pode ser útil para colaborar com a diminuição da febre;
  • Também é recomendado para aliviar a artrite e gota;
  • Você pode beber Chá de Poejo frio ou morno para cistite e uma bexiga irritável;
  • Tem um efeito relaxante e de uma boa noite de sono;
  • Também pode ajudar a reduzir a acidez do estômago, auxiliando no processo digestivo;
  • O poder fluidificante e expectorante do chá de Poejo ajuda na eliminação do catarro;
  • É usado em caso de gripes e resfriados, para tosse e rouquidão;
  • Isso serve para ajudar a higienização de ferimentos, favorecer a cicatrização adequada e evitar infecções;
  • É rico em ferro, timol, fósforo e vitamina E;
  • Por ser antifúngico e antimicróbicos, é um bom remédio caseiro para a cura de ferimentos no trato anal;
  • Também é sedativo e relaxante, o que significa que ele pode ajudar a relaxar o corpo;
  • Atua no tratamento contra a insônia e outros distúrbios do sono;
  • Previne aterosclerose, pois ajuda a limpar o colesterol dos vasos sanguíneos.

Efeitos Colaterais do Chá de Poejo:

O chá de poejo é contraindicado na gravidez, seu uso pode ocasionar hemorragias e o aborto. Doses excessivas de poejo podem causar vertigens e letargia, em razão da presença do borneol e pulegona, que são substâncias com ação tóxica quando consumidas em doses elevadas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 30 Benefícios do Suco de Biribá Para Saúde

Chá de Casca de Laranja

Os 28 Benefícios do Chá da Casca de Laranja Para Saúde