Os 10 Benefícios da Embaúba Para Saúde

Saiba Mais Sobre Os 10 Benefícios da Embaúba Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 10 Benefícios da Embaúba Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios dessa planta para saúde. Além disso, A vegetação brasileira é rica em plantas medicinais, e uma delas é a Embaúba. Nativa da América do Sul e das Índias Ocidentais e Central, é uma arvore de rápido crescimento e vida curta, que surge nas margens de rios. Tem folhas grandes com uma haste oca, e carrega uma fruta cilíndrica com carne macia e doce.

Embaúba pode ser chamada também como ambaíba, bauva, bauna, imbaíba, ambaia-tinga, lija, palo, entre outros. É uma árvore que se adapta facilmente a diferentes tipos de solo, e por isso pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil.

embauba

A Embaúba é como chamamos várias espécies de árvores, do gênero Cecropia, que podem chegar a alcançar 15 metros de altura. Seus ramos e caule são ocos e seus frutos são atrativos para várias espécies de animais. A Embaúba é uma planta que possui diversas propriedades medicinais benéficas para o nosso organismo.

Os povos indígenas da Guiana, por sua vez, embrulham as grandes folhas da árvore em torno de fraturas ósseas, contusões e feridas, bem para desinfetar a genitália e aliviar a dor após o parto. A Embaúba é uma das plantas pioneiras da Mata Atlântica. Seus frutos são um dos alimentos preferidos do animal bicho preguiça, em razão disso, a Embaúba é também conhecida como “árvore da preguiça”.

Esta planta possui uma rica composição química, pois sabe-se que ela contém glicosídeos, lipídeos, alcaloides, flavonoides, taninos, triterpenos, polifenóis, esteroides e resinas. Assim, ela é um ótimo supressor da tosse, antiasmático, descongestionante, antiespasmódico, cardiotônico, além de anti-hemorrágico, antiviral e antisséptico.

Seus usos mais comuns podem ser vistos na cura da asma, dos sangramentos, da bronquite, do câncer, da doença de Chagas, da tosse, da congestão, da diabetes, da diarreia, da disenteria, do edema, da gripe, da gonorreia, e de problemas cardíacos, hemorragias, hemorroidas, hipertensão, malária, doença de Parkinson, pneumonia e reumatismo.

Propriedades da Embaúba:

As principais propriedades encontradas na Embaúba são:

  • Adstringente;
  • Antidiabética;
  • Anti-hemorrágica;
  • Antiasmática;
  • Antisséptica;
  • Analgésica;
  • Cardiotônica;
  • Cicatrizante;
  • Descongestionante;
  • Diurética;
  • Expectorante;
  • Hipotensora;
  • Tônica.

Benefícios da Embaúba Para Saúde:

1. Alivia os Sintomas da Artrite:

Embaúba é rica em cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, que alivia a dor nas juntas, ossos, músculos e diminui a dor causada pela artrite.

2. Fortalece o Ossos:

Perder a densidade mineral óssea é um grande problema para muitas pessoas à medida que envelhecem, especialmente para mulheres pela menopausa. Felizmente, a Embaúba foi mostrada para evitar a perda de densidade óssea em várias partes do corpo, devido a sua rica mistura de vitaminas, nutrientes e componentes químicos com efeitos hormonais.

3. Controla o Colesterol:

Os níveis de propiônico nessas folhas ajudam a manter os níveis de colesterol no sangue baixo. Essas folhas sendo uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, é também especificamente recomendada por médicos por seu conteúdo naturalmente de baixo teor de gordura e zero de colesterol.

4. Melhora a Saúde da Pele:

O extrato da casca da Embaúba ainda tem a eficácia de proteger nosso corpo contra raios ultra violetas. Além disso, ele ainda ajuda a prevenir o câncer de pele.

5. Auxilia no Tratamento de Diabetes:

Essas folhas são muito úteis no tratamento de diabetes. Pois essas folhas contêm taninos chamados antocianidinas, que controlam os picos de açúcar no sangue.

6. Combate as Dores:

Embaúba também é usada como narcótico para tratar condições relacionadas com a dor. E são utilizadas no tratamento de doenças respiratórias, doenças infecciosas, diarreia e distúrbios do sono.

7. Combate do Envelhecimento Precoce:

Essas folhas são uma boa fonte de Selênio, o que ajuda a preservar a elasticidade da pele, protegendo-a contra os danos dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

8. Atua Como fonte de Energia:

Como citado acima, a Embaúba é rica em proteínas que também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo dessa fruta em sua dieta lhe proporcionará energia suficiente durante programas perda de peso.

9. Promove a Saúde dos Ossos:

O teor de Fósforo e Cobre presente na Embaúba, ajudam e garantem uma ótima saúde dos ossos. Além disso, o teor de Fósforo dessas folhas cura eficazmente doenças ósseas e dentárias.

10. Previne Infecções:

A Embaúba é diurética que ajuda a aumentar a frequência de urina ajudando na expulsão de toxinas para fora do organismo. Ela ainda combate e elimina todas as bactérias e germes que causam UTI.

Como usar a Embaúba:

O remédio caseiro mais comum usando a árvore é o chá feito de suas folhas. Ele pode ser usado em todos os tratamentos. Você vai precisar de duas colheres de folhas e um litro de água fervente.

Coloque a água sobre as folhas e aguarde a infusão. Depois é só coar e beber uma xícara de chá de três vezes ao dia. Você também pode usar o chá da planta para compressas, em caso de problemas de pele ou para banhos, aproveitando as suas qualidades curativas e antissépticas.

Aprenda a Fazer o Suco:

Outra forma de usar a Embaúba é fazendo um suco com suas folhas. Você deve usar cerca de duas colheres de folhas para um copo de suco. É possível acrescentar algum tipo de fruta para melhorar o sabor e tornar este suco parte de sua dieta. Geralmente, este suco é utilizado em casos de tosse e outros problemas respiratórios.

beneficios da embauba

Utilização da Pomada:

Para utilizar as propriedades medicinais desta árvore para a pele, além do chá para fazer compressas sobre a área afetada, você pode fabricar uma pomada caseira e aplicar sempre que necessitar.

Para isso, você vai precisar de folhas da Embaúba e gordura animal. Basta triturar as folhas, ou amassar em um pilão, e misturar com a gordura. Este método pode ser muito eficaz no tratamento de hemorroidas.

Cuidados e Contraindicações da Embaúba:

O uso do chá de Embaúba é contraindicado para gestantes ou mulheres em período de lactação. Quem faz uso de medicamente de uso contínuo e/ou possui alguma doença crônica deve procurar um especialista antes de iniciar o tratamento com o remédio caseiro. Caso surja qualquer tipo de reação estranha com uso do chá, suspenda o consumo imediatamente e vá ao médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 10 Benefícios do Bacupari Miúdo Para Saúde 

Papiro – Origem, Benefícios e Como Usar!