Santolina – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Santolina – Origem, Benefícios e Como Usar todas a suas propriedades naturais para tratar varias doenças. Alem disso, planta da família das Asteraceae, também conhecida como abrótano-fêmea, camomila de mahón, guarda-roupa, rosmaninho.

Santolina

É uma planta arbustiva que pode atingindo uma altura de 40 centímetros, fortemente aromática de folhagem cinza, finamente recortada e pontiaguda.

Quando podada todos os anos cresce tomando uma forma arredondada, se se deixar por podar mais de um ano tende a espalhar-se, e após alguns anos tende a se abrir.

As flores, capitadas, são delicadas e assemelham-se a pequenos pompoms de cor amarela.

É uma planta usada em jardinagem por excelência. Criando-se jardins com grandes tonalidades cinzas, com botões amarelos. Aqui podemos ver um belo trabalho no Elizabethan Knot Garden, na Austrália.

Propriedades Medicinais:

  • Antiespasmódico;
  • Digestivo;
  • Estomacal;
  • Relaxante;
  • Sedativo;
  • Vermífugo;

Benefícios Desta Planta Para a Saúde:

Para conseguir usufruir das ações benéficas desta planta é necessário utilizar das infusões que podem ser feitas tanto com as folhas, como com as flores.

Além do mais, esse mesmo medicamento caseiro e natural pode ser usado no tratamento de distúrbios internos do organismo, problemas externos do corpo e ainda como inseticida de ambientes.

Se o tratamento for feito por ingestão da infusão elaborada por esta planta, o paciente que tiver problemas estomacais como verminoses e má digestão, pode se beneficiar.

De maneira externa pode ser utilizada para tratar infecções na pele, para tanto basta que o indivíduo tome um banho com o chá feito através das folhas da santolina.

Além disso, pode servir para repelir insetos e pragas que de vez em quando habitam as residências.

Para isso, basta colher as flores da planta e colocá-las em um armário, eliminado assim as traças através de seu aroma.

Polígala – Origem, Benefícios e Como Usar!

Quina Cruzeiro – Origem, Benefícios e Como Usar!