Os 30 Benefícios do Biribá Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Biribá Para Saúde são muitos, pois ele conta com uma diversidade de nutrientes que são fundamentais para boa manutenção e também proporciona o funcionamento adequado ao corpo. Além disso, o Biribá (Annona Mucosa) é uma planta nativa da Floresta Amazônica, conhecida popularmente como araticum, condessa e jaca de pobre.

A fruta é muito conhecida pelas pessoas da região norte e fazem parte de seu pomar de frutas. Pertence à família das anonaceas, que é a mesma da Atemoia, Graviola, Fruta de Conde e Cherimoia.

O Biribá pode ser consumido in natura ou na preparação de sucos deliciosos, sua polpa também pode ser armazenada em saquinhos plásticos para congelamento. A polpa pode ser utilizada para variadas receitas culinárias tais como mousses, batidas, sorvetes, gelatinas, pudins, sucos, espumantes, bolachinhas, biscoitos e também para rechear sonhos e bolos.

Encontra-se em grande dispersão, desde o Caribe até o extremo sul da Amazônia. Por muito tempo supôs-se que o Biribá tivesse ser originado nas Antilhas, onde teria sido trazido para a Amazônia. No entanto, várias espécies silvestres similares, ocorrem em diferentes lugares. Por isso ser tão difícil a determinação precisa de sua origem.

Valor Nutricional do Biribá:

Biribá é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B5, vitamina C e os minerais como o Cálcio, Ferro, Potássio, Magnésio, Fósforo e ainda é rico em hidratos de carbono e proteínas. Então, confira Os 30 Benefícios do Biribá Para Saúde:

Benefícios do Biribá Para Saúde:

1. Beneficia a Saúde do Coração:

A fruta possui um alto teor de Magnésio, um mineral essencial no relaxamento dos músculos, inclusive do coração. Portanto, ao inserir a fruta na sua dieta, é possível proteger o coração de diversos males, como ataques cardíacos, hipertensão, AVC, aterosclerose e derrames, por exemplo.

Além disso, por conter entre os seus nutrientes também a Vitamina B6, a fruta também é capaz de prevenir a coleta de homocisteína e, portanto, evitar o risco de doenças no sistema cardiovascular.

2. Ajuda na Perda de Peso:

Devido ao alto teor de fibras, ela é uma aliada no controle do peso. Ela ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria. Além disso, se ingerida com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, diminuindo o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

3. Rico em Vitamina C:

Ele é uma excelente fonte de vitamina C, a vitamina C é um anti-oxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e fortalece o sistema imunológico.

4. Benefícios do Biribá na Gestação:

Se você está grávida ou planejando ter um filho também pode usufruir desse Benefício do Biribá como a seu aliado para melhorar a sua saúde e do seu bebê.

Isso porque as vitaminas e minerais presentes na fruta podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.

Além disso, consumi-lo também pode evitar os riscos de aborto e, ainda, amenizar as dores do parto. Durante os primeiros meses de gestação, também é possível aliviar os sintomas da chamada “doença da manhã”, combatendo as náuseas, enjoos, dormências e alterações de humor comuns deste período, além de ajudar na produção de leite materno.

5. Pode ser Usada Para Combater a Asma:

Rico em Vitamina B6, o Biribá também pode ser consumido para prevenir ou combater os sintomas da asma, como é o caso dos ataques asmáticos. Além disso, comer a fruta também pode ajudar a diminuir a inflamação brônquica.

6. Auxilia no Combate ao Câncer:

A fruta ganhou prestígio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas do Biribá  foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essas células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem. Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

7. Ideal Para Controlar o Diabetes:

Por ser rico em fibras, ele também pode retardar a absorção de açúcar no sangue e diminuir os riscos do desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Por isso, se você é uma paciente diabético pode inserir a fruta na sua alimentação tranquilamente para evitar picos de insulina que possam levar ao agravamento da doença.

Além disso, pessoas com predisposição à diabetes também pode consumir a fruta como uma medida preventiva para proteger o corpo.

biriba beneficio

8. Ajuda a Fortalecer os Músculos:

O Biribá é rico em Potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular. O Potássio permite uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga e Cãibra.

9. Beneficia o Sistema Digestivo:

Rico em fibras, o Biribá é essencial para a boa saúde do sistema digestivo, melhorando a absorção dos nutrientes, otimizando toda essa região e inclusive diminuindo dores de estômago, tão comuns, especialmente quando a alimentação é desregulada.

Ele é um aliado do intestino e ajuda a liberar as toxinas do corpo. O Potássio garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, o Biribá é usado como auxiliar no tratamento da pressão arterial.

10. Beneficia a Saúde dos Olhos:

Esta fruta contém riboflavina e vitamina C, estes nutrientes ajudam a combater os radicais livres. mantendo assim, uma boa qualidade da visão.

11. Favorece a Saúde Contra o Envelhecimento Precoce:

Este é um dos principais Benefícios do Biribá. No Biribá são encontrados vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Ele também ajuda a eliminar os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

12. ​Benefício do Biribá Para os Ossos:

O Biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também Zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do Cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

13. Biribá Para Reduzir a Hipertensão:

Com alto teor de Magnésio e Potássio em sua composição, ele também pode ajudar a manter os níveis da pressão arterial sob controle, o que é outro ponto positivo para o coração, uma vez que ele pode ficar livre de doenças causadas pela pressão alta, como é o caso da hipertensão.

14. Alivia Dores de Cabeça:

Uma folha umedecida ou folhas machucadas, colocada na testa e nas fontes, são usadas para provocar o sono e aliviar a Enxaqueca.

15. Benefício do Biribá Para Pele e Cabelo:

Devido às boas quantidades de vitamina A em sua composição, o Biribá é considerado um excelente aliado das vaidosas nos cuidados com o cabelo e a pele.

Isso porque ele é capaz de combater os radicais livres presentes em sua composição, principais causadores do envelhecim

beneficios do biriba

 16. Beneficio do Biribá Para Pele:

No Biribá são encontrados vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce. Eles eliminam os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

Outros Benefícios do Biribá Para Saúde:

  • A vitamina C presente na fruta fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças;
  • É um poderoso diurético e energético.
  • As folhas ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite.
  • Excelente para o organismo de forma geral, diminuindo o risco de gripes e resfriados, já que é muito rica em vitamina C e em vitaminas do Complexo B;
  • O Biribá é indicado para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e outros distúrbios do sistema nervoso.
  • Extratos das folhas do Biribá reduz a dor e inflamação.
  • Ajuda a baixar o colesterol porque além de fibras não tem gordura;
  • O chá da casca da é benéfico no fortalecimento do estômago e do intestino;
  • Combate o envelhecimento da pele porque tem vitamina C;
  • Diminui o cansaço porque é rica em vitaminas do Complexo B;
  • Ajuda a emagrecer, pois é uma fruta com poucas calorias, sem gordura e com fibras que diminuem o apetite;
  • Extratos presentes nas folhas do Biribá reduzem a dor e inflamação;
  • A união do Ferro e da vitamina C presentes nesta fruta, são dois nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde, potencializa a absorção do mineral no organismo, que é essencial para combater doenças;
  • Por ser uma fruta rica em fibras, ajuda a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficios da pitanga

Os 30 Benefícios da Pitanga Para Saúde

beneficios do sapoti

Os 32 Benefícios do Sapoti Para Saúde