Os 40 Benefícios do Morango Para Saúde

Os 40 Benefícios do Morango Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

 

Os Benefícios do Morango Para Saúde são diversos e essenciais para saúde do corpo humano. Além disso, o Morango é considerado uma das frutas mais saudáveis. Ele contém grande quantidade de antioxidantes que ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Só para você ter uma ideia, o Morango tem mais nutrientes do que maçã, laranja e banana.

morango fruta

Os morangos têm cultivo acentuado entre fevereiro e a primavera, chegando à feira de frutas com melhor sabor e perfume. Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem existem os morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e pequeno porte.

Conteúdo do Artigo:

Origem do Morango:

O morangueiro é uma cultura peculiar de climas mais amenos, não suportando temperaturas elevadas. No Brasil o Morango tem se adaptado melhor do Sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, entretanto existem experiências de seu cultivo até mesmo no cerrado. Por tratar-se de um fruto rasteiro, convém lavá-los com atenção para eliminar eventuais impurezas.

O Morango é um fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido, contém várias substâncias essenciais para o organismo. É consumido in natura, e muito utilizado no preparo de tortas, mousses, geleias, iogurtes, sucos, bolos, etc. Por se tratar de uma fruta sensível, o Morango não pode ser guardado por muito tempo, no máximo três dias em geladeira.

Valor Nutricional do Morango:

É uma fruta pouco calórica, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de Morango. O Morango  é rico em vitaminas como, por exemplo, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina B5 e vitamina B6.

Os principais minerais presentes no Morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio. Os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos.

Outra característica nutricional importante do Morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de Morango). Agora que já conhece os seus valores nutricionais, conheça também os Benefícios do Morango Para Saúde:

Benefícios do Morango Para Saúde:

1. É Aliado do Sistema Nervoso:

A ação antioxidante do Morango ajuda a proteger o sistema Nervoso. Os radicais livres também são prejudiciais para o cérebro e os nervos. O estresse oxidativo, isto é, condição em que esses agentes oxidantes superam as defesas antioxidantes do nosso corpo, está associado às doenças como o Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

Um mineral do Morango também tem sido relacionado como benéfico para o cérebro. Por melhorar o fluxo sanguíneo para o órgão, o Potássio ajuda a melhorar a função cognitiva, como a memória e a capacidade de concentração.

2. Benefícios do Morango Para Regular a Pressão Arterial:

O Potássio e Magnésio presentes no Morango são saudáveis ao coração e podem ajudar a regular a pressão arterial e também diminuem os efeitos negativos do sal.

3. Combate o Envelhecimento:

O Morango possui biotina que fortalecem o cabelo e unhas. Eles também contêm o ácido elágico que é um antioxidante, no qual protege a elasticidade da pele evitando a flacidez.

4. Ajuda a Aumentar a Imunidade:

Este é mais um dos ricos Benefícios do Morango. Por ser uma excelente fonte de vitamina C que reforça a imunidade ajudando no processo de cicatrização de feridas, afastando resfriados e absorvendo Ferro dos alimentos. E também a vitamina C é um dos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer, uma vez que um sistema imunológico saudável é a melhor defesa do corpo.

5. Benefícios do Morango Para Saúde da Pele:

Os benefícios do Morango para a pele também são proporcionados pelo seu conteúdo de vitamina C e pela presença do ácido elágico (um ácido hidroxibenzóico).

Combatendo a ação dos radicais livres, a vitamina C ajuda a retardar o envelhecimento precoce. A vitamina ainda é fundamental para o processo de síntese de colágeno, proteína que garante uma melhor firmeza para a pele. O ácido elágico também evita o surgimento de rugas provocadas pela exposição excessiva da pele aos raios UV-B.

6. Benefício do Morango Contra Diabetes:

O Morango é rico em fibras, que são muito importantes para uma digestão saudável. Problemas que podem surgir da falta de fibras incluem constipação e diverticulite – uma inflamação do intestino que afeta cerca de 50% das pessoas com mais de 60 anos.

As fibras também podem ajudar no combate a diabetes tipo 2, atrasando a absorção de açúcares, isto é, glicose no sangue. Como resultado, os adultos com diabetes podem desfrutar morangos com moderação na sua dieta.

7. Favorece a Saúde do Coração:

A cor avermelhada da frutinha se deve às antocianinas, substâncias que neutralizam os radicais livres. Estudos mostram que o alto consumo da substância pode diminuir o risco de ataques cardíacos.

8. Favorece Saúde dos Ossos:

O Morango contêm Potássio, vitamina K e Magnésio, que são importantes para a saúde dos ossos. Elas promovem o crescimento dos ossos e mantém os ossos em perfeitas condições. O Morango é perfeito para crianças em fase de crescimento.

9. Benefício do Morango Para Controlar a Glicemia:

Estudos têm revelado que o consumo regular do Morango e com certas frequências (no mínimo 2 a 3 porções por semana) ajudam a controlar o nível de glicose no sangue. Em uma pesquisa foram observados os efeitos do consumo de açúcar de mesa sobre o nível de glicemia, quando ingerido isoladamente (5 e 6 colheres de chá) e acompanhado de morangos frescos (cerca de 150 g).

O consumo do açúcar gerou um pico de glicose, mas, quando ingerido concomitantemente com os morangos, houve uma redução do nível de glicemia. Os pesquisadores sugeriram que os polifenóis do Morango, especialmente o elagitanino, foram os responsáveis por estes resultados.

O elagitanino consegue inibir a enzima alfa-amilase, que participa da hidrólise de polissacarídeos em nosso organismo, o que significa que a interrupção da sua atividade reduz a quantidade de glicose a ser lançada no sangue.

morangos

10. Combate Inflamações:

Os antioxidantes encontrados em Morango podem ajudar a reduzir a inflamação das articulações, que facilitam o desenvolvimento da artrite e também podem levar a doenças cardíacas. Eles diminuem a proteína C-reativa. Essa proteína é um indicador de inflamações nas artérias, então, quanto menores as taxas, menores também os riscos de ter doenças cardiovasculares.

11. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Existem muitos fatores que propiciam a ocorrência dos mais variados tipos de câncer, desde uma condição de estresse oxidativo até quadros de inflação excessiva. O consumo de Morango é bastante pertinente contra o câncer, sobretudo para os tumores no cólon, esôfago, colo do útero e mama, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

12. Benefícios do Morango Contra os Radicais Livres:

As ações antioxidantes causadas pelo consumo de Morango são importantes para desintoxicação do organismo, eliminando substâncias que podem causar problemas de saúde a longo prazo. Também ajuda a retirar os radicais livres do seu corpo.

13. Benefício do Morango Para Perda de Peso:

O consumo de Morango também ajuda no processo de perda de peso. Além de saborosos e pouco calóricos, como já vimos, eles ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue. Com isso, a quantidade de glicose disponível para o metabolismo converter em gordura será reduzida.

Os morangos também parecem estimular a produção dos hormônios adiponectina e leptina, que participam respetivamente, na queima de gorduras e no controle do apetite.

Um estudo publicado no Journal of the Agriculture and Food Chemistry, mostrou que as antocianinas, como as do Morango, ajudam a queimar gorduras. Animais que receberam uma dieta gordurosa acompanhada de antocianinas apresentaram um peso 24% menor do que aqueles que comeram apenas gorduras.

14. Ajuda a Combater o AVC:

Os antioxidantes quercetina, kaempferol e antocianinas presentes no Morango mostraram reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais, associados a acidentes vasculares cerebrais. O consumo elevado de Potássio também está associado à redução do risco de acidente vascular cerebral.

15. Previne a Constipação:

Ingerir alimentos ricos em fibras e água, como o Morango, uvas, melancia, e o melão, ajuda a manter o sistema digestivo hidratado, melhorando os movimentos intestinais. A fibra é essencial para minimizar a prisão de ventre, adicionando volume às fezes.

beneficios do morango

16. Benefício do Morango Contra a Asma:

Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, consumir morangos pode ajudar a aliviar alguns sintomas de alergias, incluindo o corrimento nasal, olhos lacrimejantes e urticária. No entanto, até à data, não foram realizados estudos em humanos para provar esta teoria.

17. Combate a Artrite e Gota:

Os tão prejudiciais radicais livres existentes no corpo, levam à acumulação de toxinas e ácidos, que são a causa subjacente da degeneração dos músculos e tecidos, bem como na desidratação do corpo, uma vez que secam os fluidos existentes. Esta situação pode aumentar o risco de artrite e gota.

Uma vez que são ricos em antioxidantes, os morangos ajudam o corpo a expulsar todos os resíduos e toxinas prejudiciais, ajudando no combate da artrite e gota.

18. Benefícios do Morango Contra o Alzheimer:

Morango contêm níveis elevados de antioxidantes que protegem as células contra os danos provocados pelos radicais livres.

Além disso, existem determinados compostos neste fruto que alteram a forma como os neurónios comunicam no cérebro. Estas alterações previnem a inflamação no cérebro que contribui para as lesões neuronais e melhora tanto o controlo motor como a cognição.

Devido à sua capacidade de defesa contra o estresse oxidativo e inflamações no cérebro, os morangos pode ajudar a prevenir a perda de memória e doenças como a demência e Alzheimer.

19. Promove a Saúde Masculina:

A vitamina E associadas as Vitaminas C, glutationa e coenzima Q10 presentes nesta fruta, aumentam a fertilidade masculina, a alimentação adequada e ingestão de vitaminas proporcionam um ambiente adequado para a produção e manutenção de esperma.

20. Previne a Esclerose Lateral Amiotrófica:

Algum tempo atrás, a moda do desafio do balde de gelo tomou conta das redes sociais. Mas pouca gente parou para ver do que se tratava, na verdade, era uma campanha para angariar fundos para pesquisa dessa doença cuja sigla é ELA. Uma doença degenerativa que afeta a capacidade de movimentar-se, comer e respirar. A vitamina E contida no Morango atrasa o início desta doença e/ou retarda a sua progressão.

21. Ajuda a Melhorar a Digestão:

O Magnésio presente nos morangos atua como mediador em muitos processos digestivos, esse mineral evita problemas como indigestão, dores abdominais, vômitos, gases e constipação. Esse é um dos mais conhecidos benefícios do Magnésio, que é amplamente utilizado em virtude de suas propriedades laxantes.

22. Benefícios do Morango Contra Enxaquecas:

Manter bons níveis de Magnésio proporciona prevenção e alívio de diversos problemas de saúde mental e nervosa. A ansiedade e o estresse, bem como ataques de pânico ou de agitação excessiva, são evitados ou aliviados por quem obtém as necessidades diárias do mineral.

Além disso, o Morango é rico em Magnésio que são reconhecidos por aliviar a intensidade das dores de cabeça e das enxaquecas, bem como por reduzir a sua frequência.

23. Benefício do Morango Contra a Insônia:

O Magnésio presente nesta fruta regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios do Magnésio, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

24. Favorece a Cicatrização de Feridas:

ESta fruta ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que é entre outras coisas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, que faz com que as feridas se cicatrizem. Ou seja, quanto mais consumi-la, mais rápida será a cicatrização.

25. Alivia Cólicas Menstruais:

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Massachusetts em Amherst. Mulheres que costumam ingerir quantidades recomendadas Morango em sua dieta. Tendem a diminuir os sintomas pré-menstruais em até 40%, se comparado com aquelas que não ingerem o mineral regularmente. Os sintomas que podem diminuir são: alterações de humor, tonturas e mal-estar.

26. Favorece Saúde do Cérebro:

Segundo estudos feitos pelos Seminários em Neurologia Pediátrica. O consumo regular de morangos garante um desenvolvimento saudável do cérebro de crianças. De acordo com a pesquisa o Ferro auxilia na parte motora, sócio-emocional e neurofisiológica do cérebro.

27. Promove a Saúde Dental:

O Cálcio  presente no Morango é armazenado parcialmente nos dentes e é necessário para a saúde e manutenção dos dentes. Ele pode ajudar a defender contra a cárie dentária e tem sido correlacionado com o aumento da saúde dental por razões semelhantes que protege os ossos.

28. Benefícios do Morango Para Regular o Metabolismo:

O selênio presente no Morango é fundamental para o metabolismo da tireoide. Pois a falta deste elemento pode afetar no desenvolvimento T3 e T4. Hormônios que são responsáveis para regular o funcionamento do metabolismo e podendo afetar o funcionamento de outros órgãos.

29. Benefício do Morango Para Promover Energia:

É um auxiliar no transporte de oxigênio do corpo para os músculos e cérebro, o que aumenta o desempenho físico e a agilidade mental do organismo. O corpo costuma se cansar mais rápido e a pessoa tem crises de irritabilidade maiores quando não consome alimentos ricos em ferro, como o Morango. Em mulheres, segundo a Universidade de Melbourne, na Austrália, o ferro auxilia também no desempenho físico.

morango beneficio

30. Melhora o Apetite:

O Ferro contido no Morango auxilia no crescimento das crianças e no aumento do apetite. Essa afirmação foi confirmada por um estudo realizado pelo The Journal of Nutrition com crianças quenianas de uma escola primária.

31. Combate a Queda de Cabelo:

Um estudo da European Journal of Dermatology comprovou que mulheres sem o devido nível de Ferro no sangue são mais propensas para a perda de cabelo (as mulheres do estudo não estavam no período da menopausa). Além de evitar esse problema, o Ferro contido no Morango também melhora a textura dos fios, deixando mais nutridos e sedosos.

32. Benefícios do Morango no Ganho de Massa Muscular:

O Magnésio presente no Morango também é importante para a síntese de ATP, a molécula utilizada pelo corpo como fonte de energia. Dessa forma, pessoas com baixos níveis de Magnésio sofrem com uma menor disponibilidade energética, o que é especialmente evidente durante a prática de atividade física. Treinos de resistência muscular são, portanto, beneficiados amplamente por níveis adequados deste mineral.

Acredita-se ainda que níveis saudáveis de Magnésio influenciam positivamente os níveis de testosterona no corpo, o que representa um significativo estímulo ao crescimento dos músculos. As funções do Magnésio na síntese proteica, por sua vez, beneficiam diretamente a recuperação e o desenvolvimento muscular.

33. Benefício do Morango na Produção de Colágeno:

A produção de colágeno é beneficiada por níveis adequados de Magnésio contido no Morango, de modo que essas importantes proteínas se tornam mais abundantes em tecidos fibrosos como os tendões, os ligamentos e a pele. Conseqüentemente, os benefícios do Magnésio não se estendem apenas à saúde desses tecidos, mas também à beleza e boa forma, uma vez que o colágeno mantém a pele tonificada.

34. Regula os Níveis de Açúcar no Sangue:

Uma das funções do Magnésio presente no Morango é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis sob controle e razoavelmente constantes. Além disso, o Magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por isso, o Magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

35. Benefícios do Morango Para Melhorar a Nutrição:

Os benefícios do Morango para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, Cálcio, Potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas contidos na fruta, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de Magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do Magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de Magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

36. Benefício do Morango na Gestação:

Para as mulheres que estão grávidas ou a tentar engravidar, incluir Morango na sua dieta é uma escolha muito benéfica. Principalmente devido ao conteúdo rico de ácido fólico presente no Morango. É Essencial para a formação e desenvolvimento do cérebro do bebê nos primeiros estágios da gravidez.

37. Ajuda a Combater a Depressão:

O fósforo presente no Morango pode ajudar no tratamento dos sintomas de depressão, evitando a formação excessiva de homocisteína no corpo, o que pode impedir que o sangue e outros nutrientes cheguem ao cérebro.

O excesso de homocisteína interfere com a produção dos “hormônios da felicidade”, a serotonina, dopamina e norepinefrina. Que regulam não só humor, como também o sono e o apetite.

morango beneficios

38. Benefícios do Morango Para Queima de Gorduras:

A coloração vermelha do Morango contém antocianinas, também possui substâncias que estimulam a queima de gordura armazenada.

Foi realizado um estudo onde um grupo de animais foi alimentado com uma dieta rica em gorduras, juntamente com antocianinas. No resultado do estudo, estes animais ganharam menos 24% de peso em comparação com o outro grupo de animais. Além disso, apenas seguiram uma dieta rica em gorduras, sem adição de antocianinas.

39. Benefício do Morango Contra Rugas:

O poder da vitamina C no Morango continua, uma vez que é essencial para a produção de colágeno, o que ajuda a melhorar a elasticidade da pele. Perdemos colágeno com a idade, por isso, comer alimentos ricos em vitamina C pode resultar em uma pele mais saudável, com aparência mais jovem.

40. Promove a Boa Saúde Ocular:

O poder antioxidante do Morango pode evitar a ocorrência de algumas doenças oftalmológicas. Por isso os radicais livres são um dos principais responsáveis pela ocorrência de enfermidades como a degeneração macular, que pode levar a uma perda de visão.

Vale destacar que, apesar de nosso organismo ter mecanismos contra a ação desses agentes oxidantes, por isso, uma boa parte dessa defesa é obtida pela dieta.

O Potássio presente no Morango também ajuda a controlar a pressão ocular, outro parâmetro importante para saúde dos olhos.

Como Consumir o Morango:

O Morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do Morango se perdem. Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar o Morango, pois boa parte da vitamina C se perde. Prefira cozinhar ao vapor.

Como Cultivar o Morango:

A primeira coisa a fazer é decidir qual o cultivar que queremos cultivar. É confuso, mas é isso mesmo. As diferentes variedades de Morango (e de outras plantas de cultivo) são chamadas de cultivar. Há cultivares anuais (produzem menos, mas durante mais tempo) e cultivares remontantes (produzem muito, mas mais tarde). Há quem use dos dois tipos, precisamente para ter muitos morangos, durante muito tempo.

morango

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Morango:

Consuma Morango sempre com moderação. Pessoas com problemas renais devem evitar a ingestão de Morango ou comê-los em exagero. Além disso, eles têm Potássio, os rins podem não conseguir eliminar um excesso do mineral, e isso causa prejuízos significativos para a saúde. Por isso, o Morango também possui oxalato de Cálcio, que em excesso se cristaliza e forma cálculos.

Pacientes que fazem o uso de betabloqueadores também devem ficar atentos a isso. Por isso, tais medicações promovem o aumento dos níveis de Potássio no sangue.

A cautela com relação ao oxalato de Cálcio também é válida para os portadores de problemas na vesícula biliar.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos não devem comer Morango. Por issoeles podem afetar o processo de coagulação sanguínea. Para aqueles que serão submetidos a cirurgias, é aconselhável não ingeri-los pelo menos nas 2 semanas que antecedem o procedimento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

abacaxi beneficios

Os 40 Benefícios do Abacaxi Para Saúde

beneficios da abobora

Os 40 Benefícios da Abóbora Para Saúde!