Frutas

Pinha fruta: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

beneficios da pinha

Pinha, ata ou fruta do conde é o nome dessa fruta pertencente a família das anonáceas originada da América Central. Ela é cultivada em vários Países e no Brasil pode ser encontrada nos estados do Sul e do Nordeste.

As características desse fruto chamam a atenção por seu tamanho voluptuoso recoberto de escamas verdes com saliências, sua polpa é formada por uma massa branca com diversas sementes. Ela é deliciosa, perfumada e adocicada, pode ser ingerida de colher na própria casca.

Pinha fruta: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

Dona de uma casca rígida, um formato muito peculiar e sabor bem adocicado, a tradicional pinha é uma fruta que merece muito mais atenção em nossa alimentação do dia a dia. Muito conhecida também como fruta do conde, o alimento, típico da região do cerrado, pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde, principalmente na formação e fortalecimento muscular. Conheça mais sobre esse poderoso fruto!

A pinha, pertence a família das anonáceas, a mesma da graviola e da atemoia, por exemplo, sendo extremamente rica em fibras, vitaminas e minerais como o cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. Ela também é rica em hidratos de carbono, proteínas e em açúcares naturais, que fazem da fruta uma ótima opção para sobremesas, desde que não haja exagero, claro, devido o seu alto valor calórico.

A pinheira, a árvore que produz a pinha ou fruto do conde é robusta e pode chegar a 8 metros de altura. A frutificação é dada o ano inteiro, mas especialmente no verão, quando os raios solares atingem as ramificações da árvore.

Com um sabor adocicado e um formato próprio, a pinha, conhecida também como fruto do conde, é uma fruta rica em vitaminas e minerais que contribuem para o correto funcionamento do organismo. Originária da América do Sul, é uma fruta de casca dura, mas o seu interior é bem macio e possui uma textura cremosa, que lhe confere um sabor único e inigualável.

Valor Nutricional da Pinha

Rica em minerais, vitaminas e outras propriedades, as Pinhas atuam em diversos segmentos da saúde humana. Entre seus principais componentes nutricionais estão o ferro, cálcio, fósforo e potássio. Contem ainda vitamina C, Vitamina A e vitaminas do complexo de B.

Benefícios da Pinha Para Saúde

1. Promove a Saúde Muscular:

A pinha combate a fraqueza dos músculos, aliviar cãibras e espasmos. Para usufruir dessas vantagens é possível fazer um suco da fruta, trata ainda a depressão, o estresse e outros problemas associados ao sistema nervoso.

2. Trata Furúnculos e Úlceras:

A polpa cremosa da Pinha pode ser usada como um bálsamo para tratar furúnculos e úlceras. A pele externa é útil para combater à deterioração do dente e à dor da goma.

3. Melhora o Sistema Imunológico:

A Pinha ajuda a neutralizar os radicais livres e, com isso, fortalece o nosso organismo, prevenindo-o de dores de cabeças e resfriados, por exemplo. Outros dois benefícios é que ela combate o envelhecimento precoce das células e ainda ajuda na cicatrização de ferimentos.

4. Benefícios da Pinha Para Pele e Cabelo:

Graças aos níveis elevados de Vitamina A, a Pinha é ótima para uma pele, cabelo e visão saudável. A Pinha desempenha um papel na hidratação e antienvelhecimento.

5. Ajuda a Acabar Com a Anemia:

Graças a junção do ferro com a vitamina C, potencializa a absorção do mineral no organismo, a Pinha é fundamental para combater a anemia. Além disso, são um dos nutrientes mais importantes para o bem estar do nosso organismo.

6. Previne os Ataques Cardíacos:

O teor de Magnésio na Pinha ajuda a defender o coração de um ataque cardíaco e pode auxiliar no relaxamento dos músculos. Além disso, a vitamina B6 presente ajuda a prevenir a coleta de homocisteína, que também minimiza o risco de doenças cardíacas.

7. Excelente Fonte de Ferro:

A Pinha é uma rica fonte de ferro, o que reduz o risco de nascimento prematuro do bebê. Reduz a extensão da dor do trabalho em mulheres grávidas. Também é conhecido por aumentar a produção de leite em mulheres grávidas e lactantes.

8. Combate a Hipertensão:

A Pinha diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

9. Promove a Saúde do Cérebro:

O consumo regular de Pinha também é bom para o crescimento do bebê. Também ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto.

10. Combate a Anemia:

A Pinha servem como um estimulante, expectorante e hematínico. Além disso, é uma fonte de ferro, tornando-se útil no tratamento da anemia.

11. Pinha Para Saúde da Pele e Cabelo:

A polpa da Pinha funciona como um hidratante natural, pois é rica em Vitamina A. Ela pode ser utilizada para tratar problemas de pele e cabelo, pois o seu interior, branco e cremoso, é um poderoso balsamo.

12. Pinha Para os Olhos:

A Pinha contém riboflavina e vitamina C, este nutrientes ajudam a combater os radicais livres. mantendo assim, uma boa qualidade da visão.

13. Benefícios da Pinha Para Saúde da Gravidez:

A Pinha contribui para uma gestação saudável, ajudando no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê. Além disso, esta fruta previne os sintomas da gravidez, como náuseas e vômitos, minimiza a dor no parto e ajuda na produção de leite materno.

14. Reduz o Colesterol:

A Pinha contêm níveis elevados da niacina e de fibra dietética, que ajudam abaixar eficazmente os níveis de colesterol.

15. Repele de Insetos:

Formigas e mais formigas em sua casa? Coloque a polpa da Pinha para secar e esmague-a para formar um pó. Misture o pó com água e deixe repousar uns dias. Agora é só colocar seu repelente nos lugares preferidos das formigas e elas vão embora.

Pinha fruta: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

Outros Benefícios da Pinha Para Saúde

  • É rica em fibras, que ajudam no combater a prisão ventre e regular funcionamento do intestino;
  • As folhas da Pinha ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite;
  • Além de saciar a fome por mais tempo e auxiliar na eliminação de toxinas do corpo;
  • Além disso, evita a constipação e reduz o risco de colite, câncer de cólon e hemorroidas;
  • Ajuda na perda de peso. Isso ocorre porque o consumo aumenta a saciedade e aumenta o metabolismo;
  • Contém uma grande quantidades de Vitamina A e vitamina C, este nutriente são muito benéfico para a manutenção da pele e do cabelo;
  • Promove a saúde dos seus ossos e dentes. Este mineral também é vital para o crescimento e reparação das células e tecidos;
  • Contém riboflavina e vitamina C, este nutrientes ajudam a combater os radicais livres;
  • Uma folha de Pinha umedecida ou folhas machucadas, colocada na testa e nas fontes, são usadas para provocar o sono e aliviar a enxaqueca;
  • A Pinha é uma excelente fonte de vitamina C, a vitamina C é um anti-oxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres;
  • O consumo regular também ajuda a combater a fraqueza muscular;
  • Ótima aliada do emagrecimento pois é fonte de tiramina capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia;
  • O ácido elágico possui propriedades antiproliferativas que inibem a ligação do ADN à certos carcinógenos;
  • Equaliza o equilíbrio da água no corpo e remove os ácidos da articulação, reduzindo os sintomas de reumatismo e artrite;
  • Também contém uma quantidade decente de cálcio, que é vital para a saúde óssea.

Malefícios da Pinha

or mais que a pinha seja rica em benefícios medicinais, ela não deve ser consumida por pessoas que tenham diabetes, até por que nela é composta uma grande quantidade de glicose. No caso de tratamentos naturais feito com a fruta, é necessário procurar um médico para saber mais sobre o assunto, por mais que o tratamento seja natural, é preciso ter cuidado.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.