Fitoestrógeno – Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Fitoestrógeno – Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais que ele pode causar ao organismo. Além disso, os Fitoestrógenos são produtos químicos derivados de plantas que têm atividade estrogênica, combinando com receptores de estrogênio e iniciando transcrição dependente de estrogênio. Suas afinidades para o receptor de estrogênio, no entanto, são pelo menos 1000-10 000 vezes menores do que a do estradiol e este é um fator importante quando se considera a ingestão dietética desses produtos químicos e suas subsequentes concentrações circulantes.

Embora os Fitoestrógenos possam desempenhar a maioria das funções do estrogênio, eles geralmente são mais fracos do que o hormônio que é produzido naturalmente pelo sistema endócrino humano.

O que é Fitoestrógeno?

Os Fitoestrógenos são compostos que ocorrem naturalmente nas plantas. Eles também são encontrados em uma ampla gama de alimentos vegetais. Se você comer frutas, legumes, vegetais e alguns grãos, você obtém Fitoestrógeno da sua dieta. Uma dieta à base de plantas é muito rica em Fitoestrógenos naturais em quantidades saudáveis, especialmente da Soja.

fitoestrogeno beneficio

“Phyto -” é uma palavra de raiz grega que significa “planta”. O estrogênio é um hormônio feminino que regula funções em mulheres e homens. Os Fitoestrógenos, embora com base em plantas, funcionam como estrógeno animal em seres humanos. Quando comemos Fitoestrógenos, nossos corpos podem responder como se o estrogênio fosse real.

Fontes de Fitoestrógeno:

Muitas plantas e alimentos à base de plantas contêm Fitoestrógenos. Alguns contêm mais do que outros e podem ter um impacto mais significativo na saúde.

Algumas ervas são altas em Fitoestrógenos e podem ser tomadas em forma de suplemento. Os suplementos podem ter níveis mais elevados de Fitoestrógenos do que alimentos, então fale com seu médico antes de tomá-los.

As fontes mais importantes e notáveis ​​são:

Benefícios do Fitoestrógeno Para Saúde:

Os efeitos benéficos de várias classes de Fitoestrógenos presentes na natureza são agora conhecidos, mas a isoflavona principal presente na Soja, a genisteína, parece ser particularmente efetiva. O interesse pela genisteína é concentrado em particular no seu papel terapêutico na menopausa.

Uma dieta rica em isoflavonas está associada a uma incidência reduzida de episódios vasomotores (dilatação ou contração de vasos sanguíneos); O suplemento médio de genisteína é de aproximadamente 50 mg/dia. Depois de completar a dieta com Fitoestrógenos, estudos mostram uma redução no colesterol total e na fração LDL. Veja outros Benefícios do Fitoestrógeno Para Saúde:

beneficios do fitoestrogeno

Manter um Coração Saudável:

Um estudo russo mostrou que a regulação de certos hormônios e níveis químicos dentro do corpo ajuda a aliviar arteriosclerose, uma doença associada com um acúmulo de gordura dentro das artérias.

Câncer de Mama:

Embora os Fitoestrógenos imitam o comportamento de estrogênio – implicado como uma possível causa de câncer de mama – em uma ampla gama de configurações, esses compostos baseados em plantas parecem prolongar a sobrevivência de mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama.

Diminuição dos Sintomas da Menopausa:

A pesquisa mostra que as mulheres que consomem mais Fitoestrógenos experimentam menos sintomas da menopausa, como ondas de calor, e também são menos propensos a experimentar perda óssea.

Inibe o Crescimento Prostático:

Embora os Fitoestrógenos ainda não tenham sido utilizados em ensaios de longo prazo para avaliar sua capacidade de reduzir o risco de câncer de próstata, as evidências até agora sugerem que eles têm um efeito protetor contra o crescimento de tumores da próstata.

Tipos de Fitoestrógeno:

É importante perceber que as plantas não são a única fonte dietética. Existe também conteúdo de estrogênio em alimentos com base em animais, como carne, lácteos, ovos, peixes e frutos do mar. Até o momento, quase todas as pesquisas se concentraram nas versões derivadas de plantas e pesquisas “muito pequenas” foram realizadas em fontes animais, o que conduz a uma subestimação da ingestão.

Além disso, existem estrogênios de fungos; micoestrógenos. Como aqueles provenientes de animais, estes têm pouca pesquisa em relação às fontes da planta. Os micoestrógenos de cogumelo de fontes de fungos alimentares (ou seja, cogumelos que comemos) não são uma preocupação até agora em termos de ter um efeito biológico no corpo humano. Em vez disso, o que é uma preocupação definida são alguns tipos de fungos que crescem em grãos contaminados – antes da colheita ou durante o armazenamento – que têm potencial para produzir micotoxinas que podem ser perigosas para os seres humanos.

A pesquisa sugeriu que esses grãos contaminados podem interferir com o crescimento das meninas adolescentes, incluindo a altura e o crescimento do tecido mamário.

fitoestrogeno

Efeitos do Excesso de Fitoestrógeno:

Os Fitoestrógenos podem ter alguns benefícios para sua saúde, mas levá-los com cautela. Este é especialmente o caso com doses elevadas e de longo prazo. Embora eles possam parecer mais seguros do que o estrogênio sintético, isso pode não ser o caso. Converse com o seu médico antes de tomar um suplemento à base de plantas ou aumentar consideravelmente o seu Fitoestrógeno diário.

Pesquise as empresas que vendem esses produtos para que você possa fazer as escolhas mais seguras. Sempre tente atrair Fitoestrógenos naturalmente, através de alimentos, antes de considerar ervas ou suplementos.

Você deve estar seguro obtendo os Fitoestrógenos dos alimentos comendo uma dieta variada. Certifique-se de comer frutas, vegetais, grãos, nozes, sementes e legumes para experimentar os benefícios.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Vitamina B1 – Fontes, Benefícios e Deficiência

BCAA – Fontes, Benefícios e Excesso