Benefícios do Chás

Chá de Pinhão de Purga – Origem, Benefícios e Como Usar!

cha de pinhao de purga

Chá de Pinhão de Purga – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, Plantas da família das Euphorbiaceae, também conhecida como pinhão do paraguai, pinhão de barbados. Mede até 4m de altura. Tronco verde claro com escamas, liso e lustroso.

Folhas alternas, pecioladas, cordiformes, recortadas, Flores em cachos. O fruto é cápsula trilocular. Sementes de cor cinzenta por fora e branca por dentro, ovais, com uma crista na ponta. Muito comum nos arredores da capital federal, existem vários exemplares no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

cha de pinhao de purga

Chá de Pinhão de Purga pode ser utilizado como purgativo, vez que os glicosídeos presentes na casca de suas Sementes agem como estimulantes da musculatura gastrointestinal. Também é útil para o tratamento de gota e outros tipos de reumatismo.

Quando usado topicamente, o macerado das folhas possui ação sobre aftas na mucosa bucal e hemostática ao estancar o sangue, vez atua na coagulação do sangue de forma hemaglutinante (aglutina os glóbulos vermelhos do sangue). Quando misturado misturado com óleos puros, acelera a cicatrização de furúnculos.

Os óleos presentes nas Sementes têm características adequadas ao consumo humano, estando dentro das especificações da Organização Mundial da Saúde. No extrato do  Chá de Pinhão de Purga pode ser encontrado taninos catéquicos e flavonoides, sendo que ambos têm ação contra extrato Staphylococcus aureus e Candida albicans, além de potencial antioxidante.

Origem do Chá de Pinhão de Purga:

O Pinhão de Purga está distribuído no Brasil pela região Nordeste, Cerrado e Pantanal do Estado de Mato Grosso do Sul. É mais comumente encontrado em áreas tropicais, mas também pode se desenvolver em regiões sub-tropicais e semi áridas.

Além da importância toxicológica e medicinal, o  Chá de Pinhão de Purga possui uso industrial, vez que o óleo das Sementes é utilizado para iluminação, fabricação de óleos lubrificantes, tintas e sabões. Estudos mostram ainda a possibilidade de utilização deste óleo vegetal como biocombustível.

O nome é originário do grego jatropha, que vem de iatrós (médico) e trophé (alimento). Gossypium é um nome dado por Caio Plínio Segundo (Plínio, o Velho) à planta, que é produtora de algodão, e folium, que significa folha, vez que o seu formato é semelhante a folha do algodoeiro.

Propriedades do Chá de Pinhão de Purga:

A espécie tem utilização medicinal difundida pelas populações de vilarejos localizados em áreas afastadas da cidade. Ela faz parte da farmacopeia homeopática. Devido a substâncias específicas, a planta pode ser usada no processo de tratamento e cura de algumas doenças.

O Chá de Pinhão de Purga possui efeito purgativo e soluciona casos de hemorragia. A seiva da planta, ou látex, como também é conhecido, pode ser usado para tratar feridas, acelerando a cicatrização. O tratamento com essa planta também pode ser indicado para crianças.

Benefícios do Chá de Pinhão de Purga Para Saúde:

1. É um Depurativo do Sangue:

O Chá de Pinhão de Purga é um ótimo depurativo do sangue, devido a componentes que são encontrados nas folhas da planta. Ou seja, os seus elementos ajudam a eliminar as toxinas que podem estra presentes no organismo, tornando-o muito mais purificado, o que sem dúvidas beneficia a saúde como um todo.

2. Alivia Cólicas Menstruais:

O Chá de Pinhão de Purga possui ação anti-espasmódica o que faz com que as cólicas diminuam muito nesse período, para as cólicas intestinais ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

3. Atua Como Antioxidante:

A Chá de Pinhão de Purga possui uma qualidade antioxidante que protege o corpo do câncer de próstata e outros.Coisas que podem causar câncer. Os antioxidantes presentes são ricos em vitaminas e minerais e Ele aumenta o sistema de imunidade do corpo e, portanto, protege a forma do corpo de tais coisas.

4. Alivia a Tosse:

O Chá de Pinhão de Purga é expectorante e pode ser usada como remédio caseiro para acalmar, combater a tosse e o catarro, tomar o Chá e uma colher de mel antes de dormir fará com que a tosse diminua e o catarro se solte, limpando as vias e curando gripes e resfriados.

Como Usar o Chá de Pinhão de Purga:

Na medicina natural as partes da planta que podem ser usadas com o propósito de tratar ou curar algumas das doenças mencionadas acima são as folhas, Sementes e raiz. Porém, a forma mais usual é o chá. Para preparar a receita, basta prestar atenção as indicações a seguir.

Para preparar 200 ml de Chá de Pinhão de Purga, separe essa quantidade de água filtrada e uma colher (de sopa) da erva seca. Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para separar a erva do líquido e já pode ingerir a bebida. A indicação é que o consumo não ultrapasse as três doses diárias.

cha de pinhao de purga beneficios

Cuidados e Contraindicações do Chá de Pinhão de Purga:

Chá de Pinhão de Purga deve ser utilizado com muita precaução, visto que suas folhas e frutos são tóxicos quando usados em excesso, vez que possuem uma toxina chamada toxalbumina. Os sintomas vão desde náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia mucosa e sanguinolenta, até dispneia, arritmia e parada cardíaca.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.