Benefícios das Plantas

Cipó de São João – Origem, Benefícios e Como Usar!

cipo de sao joao

Cipó de São João – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, o cipó de São João é uma erva com o nome científico de Pyrostegia venusta da família das Bignoniaceae, natural e espontânea no Brasil.

Inclusive é bastante conhecida também como flor-de-São-João, cipó-de-fogo, cipó-vermelho, cipó-bela-flor, cipó-de-lagartixa e cipó-de-lagarto. Trata-se de uma trepadeira lenhosa muito bonita, forte, grande, ficando entre 2 a 4 m de comprimento.

cipo de sao joao

É normalmente encontrada em barrancos, cercas e beiras de estradas. O início de seu florescimento se dá no mês de maio e prossegue até setembro, embora possa variar de estado para estado. Multiplicam-se por meio de sementes ou estacas. O nome cipó de São João é graças ao sua utilidade em festas juninas de São João.

Os principais constituintes do chá de Cipó de São João são flavonoides, taninos, fenóis solúveis, alantóina, esteróides b-sitosterol e flavanona hesperidina. O cipó São João contêm características tônicas e antidiarreicas.

É usado para desarranjos estomacais, fraquezas em geral e manchas na pele, normalmente ocasionadas por vitiligo e leucoderma. Suas características tônicas são responsáveis por fortificar o organismo e acelerar que suas funções sejam corretamente executadas.

Assim, o chá de Cipó de São João diminui a sensação de cansaço, elimina e evita a fraqueza, além de estimular o organismo a produzi células e recuperar tecidos que sofreram algum tipo de dano.

Origem do Cipó de São João:

Originária da América do Sul, a planta tem maior abundância nos estados do Ceará e do Rio Grande do Sul, o que comprova que seu cultivo é realmente adaptável a qualquer clima. O Cipó de São João é uma planta trepadeira bastante conhecida na ornamentação junina nas festas populares brasileiras.

Geralmente é encontrada em todo o país, por contar com uma bela aparência, com pequenas flores alongadas e alaranjadas que sobem pelos muros e cercas onde é cultivada. Como a planta cresce como “mato”, é facilmente encontrada em estradas e barrancos, pois se desenvolve nas alturas.

Assim, os cachos de flores, que começam a se desenvolver no mês de maio até setembro, recaem, formando cascatas de flores compridas. Mas, além de bonito, esse tipo de cipó é rico em propriedades benéficas à saúde.

Propriedades do Cipó de São João:

O Cipó de São João é uma planta que possui algumas propriedades curativas. São elas tônica, diaforética, diurética, anti-leucorreica, febrífugo e antiblenorrágico. Por isso ela pode ser usada no processo de tratamento e cura de várias doenças, seja com características mais graves ou amenas.

Como Usar o Cipó de São João:

Coloque um litro de água para ferver e ponha três colheres de sopa da erva do  Cipó de São João para que ferva. Assim que levantar fervura, deixe cozinhando por alguns segundos e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe a bebida descansando por dez minutos. Coe o conteúdo e beba de duas a três xícaras ao dia.

Benefícios do Cipó de São João Para Saúde:

1. Antimicrobiana e Antifúngica:

Estudos indicam a propriedade antimicrobiana e antifúngica do Cipó de São João, em especial a do seu extrato, que pode inibir o crescimento de bactérias e fungos.

2. Forte Aliado Para quem é Diabético:

O Cipó de São João possui um valor muito baixo em relação ao índice glicêmico, bem como também os níveis de lipídios. Isso torna-o numa bebida favorita entre os diabéticos.

3. Ajuda na Cicatrização:

O extrato de Cipó de São João colabora para a coagulação do sangue e cria uma camada protetora na pele, diminuindo a dor e a irritação local.

4. É Fonte de Energia:

Esta planta ainda contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais como o cálcio, potássio, Ferro e fósforo, juntamente com ácidos graxos como o Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9 e antioxidantes, isto faz com que seja uma grande fonte de energia.

5. Ajuda Para de Fumar:

Em alguns estudos laboratoriais, Cipó de São João mostrou eficácia na diminuição dos sintomas causados pela retirada da nicotina do sistema. Além disso, ao ajudar a controlar a Ansiedade, a planta pode ser uma boa ferramenta para ajudar a parar de fumar.

6. Ajuda na Ansiedade:

Entretanto, estudos mostram que o Cipó de São João não é mais eficaz que placebo em casos de Ansiedade severa. Embora os estudos sejam considerados inadequados por alguns especialistas, a evidência presente aponta que a não é eficaz em casos de Ansiedade severa.

cipo de sao joao beneficios

Cuidados e Contraindicações do Cipó de São João:

O uso da planta não pode ser feito por todas as pessoas. Mesmo que seja natural, o cipó de São João possui comprovação científica de danos a saúde em alguns casos. Veja a seguir quem não pode usar:

  • Mulheres grávidas (tem efeito abortivo ou má formação do feto);
  • Lactantes;
  • Mulheres que tratam a infertilidade;
  • Portadores de esquizofrenia;
  • Alérgicos aos componentes;
  • Pacientes com Alzheimer;
  • Portadores de câncer;
  • Portadores do vírus do HIV.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.