Os 12 Benefícios do Sangue de Dragão Para Saúde

Os 12 Benefícios do Sangue de Dragão Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Sangue de Dragão Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Sangue de Dragão possui muitas propriedades medicinais que são importantes para saúde do corpo humano. O Sangue de Dragão, também conhecido como sangue de grau, é a resina de cor vermelha que se extrai de diferentes espécies de árvores tropicais: Croton, Dracaena, Daemonorops, Pterocarpus e Calamus rotang, que costumam crescer no Peru, Brasil, Colômbia e Equador.

beneficios do sangue de dragao

De qualquer forma, a árvore Croton lechleri foi a mais investigada cientificamente, e pode chegar a ter entre 10 a 20 metros de altura e um tronco de uns 20 a 25 cm de diâmetro. A casca da planta Sangue de Dragão é de cor grisácea esbranquiçada, da qual se extrai a famosa resina avermelhada.

Então, quais são os benefícios do Sangue de Dragão? Há milhares de anos os nativos do Amazonas utilizam a resina Sangue de Dragão árvore com fins medicinais, para tratar diferentes problemas: diarreia, leucorreia, gastrite, úlceras gastrointestinais, feridas, etc.

Origem do Sangue de Dragão:

Sangue de Dragão é o nome que se dá a seiva da árvore dragoeiro, vegetação nativa da Amazônia, Colômbia, Peru e Equador. Esse produto, de cor vermelha intensa, é utilizado tradicionalmente pelos povos indígenas e locais para tratar feridas na pele e impedir que elas infeccionem. Entretanto, essa resina também pode ser utilizada com outras finalidades terapêuticas e medicinais.

Propriedades do Sangue de Dragão:

A partir de estudos científicos realizados em diferentes países do mundo, foi possível conhecer que a casca da planta Sangue de Dragão possui um rico conteúdo em nutrientes que são os responsáveis pelas suas propriedades curativas:

Agora que já conhecer as suas ricas propriedades medicinais, confira também os Benefícios do Sangue de Dragão Para Saúde:

Benefícios do Sangue de Dragão Para Saúde:

Ajuda a Cicatrizar Feridas:

Você precisa cicatrizar feridas? O Sangue de Dragão pode ser a solução que você procura, já que seu alto conteúdo de taspina, dimetilcedrusina e polifenois resulta muito favorável para a cicatrização de feridas, cortes e arranhões.

Sua ajuda consiste em estimular a regeneração dos tecidos cutâneos, acelerando a formação de colágeno e elastina, 2 componentes essenciais para a saúde da pele. Para isso você só deve aplicar uma pequena quantidade de creme que contenha tintura de Sangue de Dragão.

Previne Úlceras:

A capacidade regenerativa e cicatrizante da seiva a tornam uma boa aliada também no tratamento de úlceras gástricas, já que ajuda a reconstruir a estrutura do estômago e reduz a chance de a doença voltear a se desenvolver.

Combate a Gastrite:

Um dos principais benefícios do Sangue de Dragão é a sua grande capacidade para acelerar a cura e cicatrização de úlceras gástricas. Além disso, seu uso tópico pode te ajudar a aliviar a dolor no abdômen e no baixo ventre, detendo o sangramento rapidamente. A resina da planta Sangue de Dragão também pode ser de grande benefício para tratar problemas intestinais, se você usar como remédio antidiarreico e anti-inflamatório geral.

Para obter sua ajuda, meia xícara de raiz desta seiva e coloque-a num litro de água numa panela. Leve à fervura até que fique só a metade. Deixe esfriar e coe. Como tratamento, beba 3 xícaras por dia depois de cada refeição.

Ajuda a Emagrecer:

O Sangue de Dragão possui capacidades que ajudam na perder peso, que aliás geram grande controvérsia. O problema radica em que o Sangue de Dragão para emagrecer pode ser tóxico e ocasionar alguns efeitos adversos.

Em alguns países se costuma indicar diluir de 10 a 15 gotas de Sangue de Dragão num copo grande de água, para tomar 30 minutos antes das refeições. Outra opção é acrescentar 5 gotas de tintura de Sangue de Dragão num copo de suco de aloe vera e beber depois de cada refeição principal.

De qualquer forma, eu recomendo que, se estiver de dieta, experimente outros remédios naturais para emagrecer e não o Sangue de Dragão.

Combate Vírus e Bactérias:

O Sangue Dragão tem uma forte ação antibacteriana sobre a Helicobacter Pylori. Há também indicadores da sua ação sobre o vírus da gripe (vírus influenza). No vírus herpes também se mostrou eficaz, mesmo em situações onde já existe resistência a antivíricos, com a seiva da Croton Lechleri a impedir a penetração do vírus nas células.

A resina do Sangue de Dragão apresenta propriedades de estimulação ou inibição da fagocitose, além de inibir a proliferação de células T ativadas.

Previne a Acne:

O Sangue de Dragão é uma rica fonte de proantocianidinas e taninos, componentes naturais com grandes benefícios antibacterianos, capazes de eliminar infecções bacterianas e fúngicas. Por essa razão, esta seiva para a acne pode ser um remédio natural muito eficaz.

Usado de forma tópica, o sabão de Sangue de Dragão demonstrou ter uma grande ação antisséptica, imunomoduladora, adstringente e cicatrizante sobre todo tipo de afecções infecciosas da pele. Para obter sua ajuda você só deve lavar a área a tratar com sabão de Sangue de Dragão diariamente.

Melhora a Saúde Digestiva:

O uso interno do Sangue de Dragãoé utilizado para proteger e reparar a mucosa gastrointestinal. Combate eficazmente a bactéria Helicobacter pylori, responsável por muitas úlceras, por alcalinizar o meio onde crescem e, portanto, dificulta a sua reprodução.

Também é usado para mediar as infecções gástricas e intestinais de gastroenterite, gastrite, colite ulcerativa, diarreia e síndrome do intestino irritável. Em tal caso, pode ser feita diretamente ou pelo extrato de látex, 3 gotas de três vezes por dia.

Melhora a Saúde dos Cabelos:

Um dos usos mais frequentes do Sangue de Dragão é o xampu, indicado para casos em que o couro cabeludo apresenta inflamação, ajudando a acalmar e diminuir a irritação. Além disso, o xampu de dragão tem a capacidade de fortalecer a fibra capilar desde a raiz até a ponta, te ajudando a prevenir a queda de cabelo e a ter um cabelo brilhante, livre de caspa e cheio de vida.

Para obter os benefícios do Sangue de Dragão você deve massagear suavemente o couro cabeludo com algumas gotas de xampu de Sangue de Dragão, que bem pode preparar em casa adicionando ao seu xampu habitual algumas gotas da resina de planta Sangue de Dragão.

Combate a Afta:

Em uso tópico, esta seiva ajuda a desinfetar feridas e combater a herpes simples. É também utilizado como um antisséptico vaginal e para feridas na boca.

Previne a Diarreia:

A combinação de substâncias da seiva inibem ou reduzem o desenvolvimento de alguns tipos de vírus, como algumas varias da herpes, hepatite e influenza (um dos vírus da gripe). Além disso, o produto também é capaz de conter diarreias comuns e desencadeadas por infecções.

Combate os Radicais Livres:

Apesar dos dados obtidos ainda só terem sido feitos em estudos com animais, o Sangue de Dragão parece ter uma ação positiva na eliminação de radicais livres, nomeadamente os radicais peroxil e hidroxilo.

Combate o Câncer:

O Sangue de Dragão tem uma interessante ação na inibição de células cancerígenas. Um estudo feito por Montopoli et al. analisou o efeito do Sangue de Dragão (resina da Croton lechleri) e da Taspina presentes sobre células SK3 do Melanoma e células HT29 e Lovo, do cancro colo-retal.

Como comparação, utilizaram-se Vimblastina e Toxol (duas substâncias usadas no tratamento de neoplasias). Os resultados demonstraram que, com a resina da Croton lechleri sobre as células Lovo (com elevada capacidade de metastização) e células HT29 (com baixa capacidade de metastização), os resultados na inibição destas células foram similares aos que a Vimblastina e o Toxol apresentaram.

Tanto a Taspina como a resina da Croton lechleri apresentaram uma boa capacidade de inibição sobre as células do melanoma humano SK3. (7)

Como Usar o Sangue de Dragão:

  • Uso Interno: Para obter a ação antioxidante da resina, consuma 3 gotas por dia. O tempo recomendado de uso contínuo varia de 14 a 30 dias. O uso prolongado e excessivo desse produto pode causar reações adversas.
  • Uso Externo: Para passar sobre ferimentos leves, dilua 10 gotas da seiva em 100ml de soro fisiológico e borrifar sobre a área duas vezes ao dia.
  • Para utilizar em cremes contra dores, inflamações ou cosméticos, dilua cerca de 30 gotas de Sangue de Dragão em 100g de creme neutro e aplique sobre a pele uma vez ao dia.

sangue de dragao

Efeitos Colaterais do Sangue de Dragão:

Manter fora do alcance das crianças. Não utilizar durante a gravidez e lactação. Qualquer dúvida o médico deverá ser consultado. Este produto não é remédio ou medicamento e sua utilização não podem ser feito em detrimento de cuidados médicos.

Todas as informações sobre o Sangue de Dragão possuem apenas propósitos educativos e não tem a intenção de substituir diagnósticos, prescrições ou orientações. Sugerimos que quaisquer produtos aplicados para fins terapêuticos, mesmo que naturais, deve ser ministrado por profissionais da área de saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 20 Benefícios do Iodo Para Saúde!

Guaçatona – Origem, Benefícios e Como Usar!