Benefícios dos Grãos e Cereais

Castanha Portuguesa fruto: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

A Castanha Portuguesa é um fruto seco muito procurado no fim do ano, principalmente para as ceias de Natal e Ano Novo, inclusive pelo seu período de comercialização ser de outubro a janeiro.

Esse alimento apresenta diversas formas de consumo e comercialização, como castanha congelada, castanha torrada, castanha em conserva, castanha em calda, farinhas, aperitivos, entre outros.

Castanha Portuguesa fruto: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

Além disso, por não conter glúten, essa oleaginosa atende ao grupo dos portadores da doença celíaca, já que a farinha de Castanha Portuguesa é uma alternativa saudável em substituição ao trigo e outros farináceos que possuem glúten.

O que é a Castanha Portuguesa?

Essas oleaginosas ainda não são muito populares no Brasil, mas com o tempo vêm ganhando admiradores tanto pelo seu sabor como por suas características nutricionais.

Muito consumida no Natal e Ano Novo no hemisfério norte, as castanhas são usadas em receitas como o monitoramento ou o enchimento de aves típicas nesta época do ano.

Valor Nutricional da Castanha Portuguesa

Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais, a maioria dos benefícios da castanha refere-se ao poder de fortalecer o sistema imunológico, impedindo o nosso corpo de uma série de doenças.

Além disso, é uma fonte de fibra e proteína que pode ajudar o sistema digestivo e também para aqueles que querem perder peso com saúde, pois proporciona uma grande sensação de saciedade logo após consumi-lo.

Benefícios da Castanha Portuguesa

1. Sistema Imunológico:

Por conter uma alta concentração de vitamina C e outros antioxidantes importantes, a Castanha Portuguesa é um excelente alimento para fortalecer o sistema imunológico. A vitamina C não estimula apenas a produção de glóbulos brancos, mas também atua como um antioxidante, bloqueando a ação dos radicais livres antes que eles possam prejudicar as células saudáveis, causando doenças crônicas e até mesmo alguns tipos de câncer.

2. Saúde dos Ossos:

O cobre e o magnésio são minerais essenciais para a saúde dos ossos, ajudando o primeiro no processo de absorção de ferro e o segundo aumentando a densidade óssea.

Além desses dois minerais, as castanhas também são uma fonte de cálcio e fósforo, que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento dos ossos e na prevenção de doenças como a osteoporose.

Castanha Portuguesa fruto: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

3. Sistema Digestivo:

No mundo das castanhas, a Castanha Portuguesa é uma das fibras que mais rapidamente contêm em sua composição, tornando-se uma ótima opção para quem tem problemas gastrointestinais. Em cada 100 gramas, 3 são fibras.

As fibras ajudam a moldar a massa fecal, facilitando o trânsito intestinal e regulando o movimento intestinal. Além disso, outros benefícios da Castanha Portuguesa são o poder de prevenir a inflamação e algum desconforto, como constipação e diarreia.

Uma dieta rica em fibras também pode ajudar na absorção de nutrientes, o que significa que você estaria aproveitando ainda mais as propriedades de todos os alimentos que você consome.

4. Função Cerebral e Cognição:

A Castanha Portuguesa tem muitos nutrientes que contribuem para o funcionamento do cérebro e cognição. Primeiro, é rico em vitaminas do complexo B, substâncias diretamente relacionadas ao desenvolvimento neurológico.

Além disso, o potássio encontrado na castanha pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, promovendo uma melhor saúde do sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória.

5. Prevenção de Doenças Crônicas:

Muitas doenças crônicas são desencadeadas pela ação dos radicais livres, subprodutos da respiração celular que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Os radicais livres podem causar mutação celular, resultando em alguns tipos de câncer e algumas doenças crônicas, como a doença de Alzheimer.

Sem antioxidantes, como os encontrados na castanha, nosso corpo estaria lutando o tempo todo contra a ação dos radicais livres, então consumir alimentos ricos em antioxidantes melhora a defesa natural do corpo.

6. Sistema Cardíaco:

Nosso corpo precisa de certos tipos de gordura que são essenciais para o corpo, como os ácidos graxos, abundantes na castanha e na maioria das nozes.

Estas substâncias são capazes de regular o colesterol, reduzir a inflamação no corpo e prevenir coágulos sanguíneos, reduzindo o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.

7. Ajuda a Combater Problemas Respiratórios:

A maioria das doenças respiratórias está associada à inflamação, como tosse, resfriado e bronquite. Para melhorar a imagem geral, recomenda-se usar expectorantes. Esses benefícios da castanha vêm de suas propriedades expectorantes, que podem ajudar na saúde respiratória, prevenindo e tratando algumas doenças relacionadas à inflamação.

8. Melhora a Função Tireoidiana:

A tireoide é responsável pela produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), por regular a velocidade com que nosso corpo usa energia e controla a sensibilidade do corpo a outros hormônios.

O ácido elágico presente no castanheiro ajuda a manter a função da tiróide quando alguém sofre de hipertiroidismo, uma vez que suprime a secreção do hormônio, trazendo controle sobre a glândula tireoide.

9. Pode Ajudar na Perda de Peso:

Para perder peso com a saúde, nada melhor do que combinar uma rotina de exercícios com um suprimento completo de nutrientes. E para isso, também há benefícios da castanha.

Além de seu grande conteúdo de nutrientes, é uma das nozes que tem mais fibras. Eles são o que fazem você mais satisfeito e, claro, ter o seu apetite.

Além disso, a água e os minerais em sua composição ajudam a controlar e reabastecer eletrólitos perdidos se você se exercitar.

Castanha Portuguesa fruto: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

10. Benefícios da castanha durante a gravidez

As mulheres grávidas devem consumir porções extras de alimentos nutritivos, uma vez que precisam oferecer ao seu bebê uma boa dose de vitaminas e minerais que ajudarão no seu desenvolvimento.

A castanha equilibra os eletrólitos no corpo, evitando a recorrência de cãibras e fornece cálcio e vitaminas importantes para os ossos. Seu alto teor de fibraswi também pode ajudar na prevenção da constipação, contribuindo para um fluxo intestinal mais saudável.

Receita da Farofa de Castanha

INGREDIENTES:

  • 300 gramas de castanhas cozidas;
  • 300 gramas de farinha de mandioca;
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • 1 cebola picada;
  • ½ xícara de chá picado azeitonas pretas;
  • Salsa picada a gosto;
  • Sal e pimenta preta a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Asse as nozes como indicado acima.
  • Em uma frigideira, aqueça metade da manteiga.
  • Adicione a farinha gradualmente, mexendo sempre. Farinha de Torre e reserve.
  • Na mesma frigideira, refogue a cebola com metade da manteiga por cerca de cinco minutos ou até a cebola ficar dourada.
  • Adicione as nozes picadas grosseiramente e refogue por alguns minutos.
  • Adicione as azeitonas e salsa.
  • Adicione a farinha nesta mistura e refogue por alguns minutos.
  • Você pode adicionar bacon picado com a cebola para dar mais sabor.

Malefícios da Castanha Portuguesa

Mesmo como alimento saudável, a castanha pode causar alguns efeitos indesejáveis.

O excesso de vitamina B6, abundante em castanha, está associado a complicações no cérebro e nos nervos, já que o consumo é alto e por longos períodos.

A anafilaxia é outra complicação do consumo de castanha. Esta é uma reação alérgica que causa sintomas de asma. Quem é alérgico a nozes deve se certificar de que não é alérgico a castanha.

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.