Alimentos Saudável

Pitomba é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

A Pitomba encontra-se cultivada ou propagada espontaneamente em quase todo o território brasileiro. Árvore perene, com 4 a 15 metros de altura, produz copa frondosa, floresce de agosto a outubro e os frutos amadurecem de janeiro a março. As folhas são compostas por 2 a 4 pares de folíolos verdes, medindo 7 a 13 centímetros de comprimento por 3 a 6 centímetros de largura.

As flores são produzidas em panículas (cachos) e são hermafroditas (os dois sexos na mesma flor). Árvore de médio porte, 6 a 18 metros de altura, que ocorre dentro de matas, com porte esguio. Folhas pinadas, com 12 folíolos de 30 cm, lisos.

Pitomba é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Flor clara insignificante. Fruto redondo com um pequeno bico (em apenas uma árvore, nas outras é redondo, ver fotos) 4 cm, amarelo, com casca dura, uma semente de 3 cm envolta em arilo transparente comestível.

Valor Nutricional do Caroço da Pitomba:

A Pitomba podem ser consumida naturalmente ou na forma de licores. A Pitomba é uma excelente Fonte de Vitamina C, Vitamina A, ferro, Cálcio e de uma proteína especial, que retirada da pitomba e eficaz contra fungos e carunchos nas plantações de cana-de-açúcar e café, e também em grãos de feijão e Soja que ficam estocados.

Benefícios do Caroço da Pitomba Para Saúde:

1. Benefícios do Caroço da Pitomba Para Pele:

A Pitomba possui uma grande concentração de Vitamina C, o Caroço da Pitomba tem atuação antioxidante, contribuindo a combater os radicais livres. Com isto, previne o envelhecimento prematuro da pele e o aparecimento de rugas, além de permitir mais vida e vigor para os cabelos.

2. Combate as Rugas:

Com o passar dos anos, é inevitável que comecem a surgir as primeiras linhas de expressão na face. Para as pessoas que pretende postergar o máximo possível este processamento, o Caroço da Pitomba funciona como um medicamento natural em oposição a as rugas.

O Caroço da Pitomba e grande na concentração de Vitamina C, presente na frutinha. Essa elemento é altamente antioxidante e, então, auxilia no combate aos radicais livres, os principais responsáveis pelo envelhecimento prematuro.

3. Benefícios do Caroço da Pitomba Para os Cabelos:

O Caroço da Pitomba traz vantagens também para os cabelos no momento em que ingerida, contribuindo a preservar os fios mais bonitos e revitalizados. Seus nutrientes auxiliam também a devolver a flexibilidade e a maciez natural dos fios.

4. Promove a Saúde dos Ossos:

O Caroço da Pitomba além disso rica em Cálcio, auxiliando para o progresso dos ossos e a proteção em oposição a complicações como osteoporose.

5. Benefícios do Caroço da Pitomba Fortalece o Sistema Imunológico:

O Benefício do Caroço da Pitomba é rico em Vitamina C, vitamina A, ferro, Cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

6. Promove a Saúde do Couro Cabeludo:

As folhas da árvore são abundantes em tanino e, por causa disso, são utilizadas para impossibilitar que o couro, quando curtido, apodreça. Além do mais, há uma proteína presente na fruta possui eficiência em oposição a fungos e carunchos em plantações de café e cana de açúcar, podendo ser eficaz também para o mesmo fim em grãos de soja e feijão estocados.

7. Benefícios do Caroço da Pitomba Mantem a Saúde do Sangue:

Outro Benefícios do Caroço da Pitomba, que contribui para a formação de hemoglobina, além de ser essencial para o bom funcionamento das células, para a síntese de DNA e para o metabolismo energético do organismo.

8. Combate os Problemas Intestinais:

Benefícios do Caroço da Pitomba possui fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais. O Caroço da Pitomba, especialmente, é eficaz no tratamento de diarreias graves.

Pitomba é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

9. Benefícios do Caroço da Pitomba Contem Propriedades Cicatrizantes:

Ela auxilia na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas.

10. Fortalece a Imunidade:

A Vitamina C, presente nos Benefícios do Caroço da Pitomba não age apenas no envelhecimento da pele, mas também de todas as células do organismo. A ação do nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo.

Receita de Suco de Pitomba:

Ingredientes:

  • 6 a 8 pitombas bem lavadas e descascadas batidas no liquidificador;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo;
  • 100 ml de água ou mais dependendo da densidade desejada.

Modo de Preparo:

  • Bater os ingredientes no liquidificador e adoçar a gosto.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.