Os 40 Benefícios do Quiabo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Quiabo Para Saúde são muitos e variados. Além disso, o Quiabo possui propriedades essenciais para o corpo humano, ajudando a prevenir muitas doenças. O Quiabo é uma potência nutricional utilizada ao longo da história, tanto para fins medicinais quanto condimentares. Ainda hoje, muitos estão desfrutando do Quiabo e ambos os benefícios para a saúde e deleite comestível do vegetal.

beneficios do quiabo

Conhecido popularmente como “senhora dedo”, por ter como principais características uma estrutura longa e fina, o vegetal pertence à família Malvaceae e é originário da Etiópia. Aqui no Brasil, ele foi introduzido pelos escravos africanos e passou a ser amplamente produzido e consumido em regiões tropicais e subtropicais, como é o caso do nosso país.

Dependendo da variedade, os arbustos podem atingir até 3 metros de altura. Os tipos de quiabeiros presentes no mercado são:

Alecrim: planta de porte mediano, de quiabos verde-claros, alongados, arredondados e com curvatura na extremidade;

Amarelinho: planta de porte alto com quiabos verde-amarelos. Dentre todas, esta é a variedade cujos frutos apresentam a melhor durabilidade após a colheita;

Campinas 1: planta de porte alto com quiabos verdes, longos, polpudos e sem pelos;

Campinas 2: planta de porte alto, bastante produtiva, com longos e lisos quiabos verde-escuros;

Chifre-de-veado: planta de porte mediano a alto, com longos quiabos verde-claros, lisos e polpudos;

Green Velvet: planta bem produtiva com porte mediano. Os quiabos são curtos, polpudos e cor verde intensa;

Santa Cruz: planta de porte mediano, quiabos verde-brilhante, polpudos, compridos e lisos. É a variante mais cultivada pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro;

White Velvet: planta de porte mediano, com quiabos verde claro e branco, compridos e delgados.

As variedades Campinas 1 e 2 foram desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (SP). Estas, juntamente com as plantas Chifre-de-veado, são resistentes a uma doença fúngica conhecida como murcha do quiabeiro. Já a Green Velvet, desenvolvida nos Estados Unidos, é mais propensa a contrair tal enfermidade.

Valor Nutricional do Quiabo:

Rico em diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, dentre eles, carboidratos, proteínas, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, ácido fólico, piridoxina, ácido pantotênico, niacina, riboflavina, zeaxantina, luteína, betacaroteno, além de minerais como magnésio, zinco, potássio, ferrocobre, manganês, fósforo, selênio e cálcio. Então, confira também os Benefícios do Quiabo Para Saúde:

Benefícios do Quiabo Para Saúde:

1. Controla a Diabetes:

Vários estudos já comprovaram que o Quiabo possui propriedades antidiabéticos e antihiperlipidêmicos. Trocando em miúdos, isso quer dizer que pacientes portadores de diabetes podem incluir o vegetal na sua dieta, já que ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, evitar o agravamento da doença.

Ainda, pessoas com predisposição a desenvolver a diabetes também podem consumir o alimento como uma forma preventiva.

2. Ajuda a Melhorar a Digestão:

Por ser um alimento rico em fibras, chamadas de mucilagens, o Quiabo também pode ajudar a melhorar a movimentação do bolo alimentar ao longo do trato gastrointestinal, além de se ligar às toxinas e gorduras e promover a excreção destas e das fezes como um todo.

Sendo assim, ao consumir o alimento, você pode ficar livre de problemas como a prisão de ventre e quadros de diarreias, por exemplo.

3. Aumenta a Imunidade:

A vitamina C presente no Quiabo que é a principal responsável por seus antioxidantes, também é capaz de proteger o organismo por estimular a produção de leucócitos, uma das principais células de defesa do sistema Imune.

4. Favorece a Saúde dos Olhos:

Por conta da alta concentração de vitamina A encontrada nos quiabos, além de antioxidantes como luteína, zeaxantina e betacaroteno, consumir o vegetal também pode ajudar a proteger a nossa saúde ocular.

Isso se deve à ação antioxidante desses nutrientes, que é capaz de proteger os olhos dos radicais livres, principais responsáveis pela ocorrência de doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular.

5. Promove a Saúde Óssea:

Excelente fonte de vitamina K, um nutriente que além de fornecer propriedades anti-hemorrágicas, O Quiabo é crucial para manter a nossa saúde óssea. Para se ter uma ideia, os osteroblastos, que são responsáveis pela formação da matriz dos ossos, produzem uma proteína não colagenosa chamada osteocalcina.

6. Favorece a Coagulação Sanguínea:

A vitamina K presente no Quiabo é um fator importante no processo de coagulação do sangue. Ele também desempenha um papel importante no fortalecimento dos ossos do nosso corpo.

7. Combate a Constipação:

Ao facilitar a absorção adequada de água, o Quiabo assegura uma eliminação livre pelo corpo e, portanto, previne a constipação.

8. Controla os Níveis de Colesterol:

Este vegetal assegura a menor absorção do colesterol, a prevenção de doenças cardíacas e doenças que ocorrem devido ao colesterol no sangue. O colesterol é um fator dominante no corpo que desencadeia obesidade e doenças cardíacas.

9. Repara os Tecidos do Corpo:

A vitamina C encontrada no Quiabo ajuda a manter uma pele mais jovem. Ela ajuda na reparação dos tecidos do corpo. Este, por sua vez, ajuda a manter a pele mais jovem e também faz com que pareça mais vibrante.

10. Benefícios do Quiabo Para Saúde Capilar:

O Quiabo é um excelente hidratante para o seu couro cabeludo seco e prurido. Ele deixa o cabelo macio e não é prejudicial como os outros cosméticos disponíveis no mercado. É ótimo para pessoas com cabelos indisciplinado, cacheados e cabelos sem vida.

11. Previne a Diabetes:

O Quiabo é conhecido por auxiliar na prevenção do diabetes. É rico em fibra que ajuda na prevenção desta doença.

12. Combate o Estresse:

Os importantes níveis de antioxidantes do Quiabo ajudam no combate ao estresse quando em contato com a corrente sanguínea. Isso favorece a saúde física e mental, garantindo uma saúde plena.

13. Trata Problemas Gastrointestinais:

As altas quantidades de fibras presentes no Quiabo são benéficas para que haja o funcionamento adequado de todas as funções digestórias e gastrointestinais.

14. Previne Doenças Renais:

Os problemas renais são uma ameaça se você for diagnosticado com Diabetes tipo 2. Quase metade das doenças relacionadas com os rins são causadas pela Diabetes. Se você comer Quiabo regularmente em sua dieta vai ajudar a prevenir doenças renais.

quiabo

15. Trata Distúrbios Genitais:

O Quiabo trata distúrbios genitais, como a sífilis, menstruação excessiva, leucorreia, disúria (dificuldade de urinar), gonorreia. Além disso, aumenta a potência sexual.

16. Previne a Constipação:

O alto teor de fibras e a “baba” do Quiabo ajudam a facilitar os movimentos intestinais, funcionando como um laxante suave, combatendo a constipação.

17. Benefícios do Quiabo Contra a Anemia:

O Quiabo é fonte de ferro, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e na prevenção e combate à anemia.

18. Combate o Envelhecimento Precoce:

Se você ingerir alimentos ricos em antioxidantes, ajuda a prevenir o Câncer, doenças cardíacas e envelhecimento prematuro. O Quiabo contém um grande número de antioxidantes, como a quercetina, catequina, epicatequina, procyanidin e rutina. Assim, não só previne e trata a Diabetes, mas uma série de outros problemas de saúde! Sem dúvida, ele é chamado de super alimento.

19. Previne a Fadiga:

Por favorecer as atividades cardiovasculares, o Quiabo faz com que o nosso corpo sinta menos fadiga. O consumo de Quiabo em harmônia com a execução de exercícios físicos fará com que o organismo funcione melhor, sem a sensação de desgaste após um exaustivo dia de trabalho.

20. Combate a Caspa:

O Quiabo melhora a condição geral do couro cabeludo e combate a caspa. Ele hidrata o couro cabeludo e mantém a caspa longe do couro cabeludo.

21. Benefícios do Quiabo Contra a Pigmentação:

Os nutrientes encontrados no Quiabo realmente ajudam a prevenir a pigmentação da pele. É útil para rejuvenescer sua pele e reparação de danos.

22. Melhora a Aparência da Pele:

O Quiabo é uma rica fonte de fibra dietética. E também mantém os problemas de digestão à distância, boa digestão reflete através de uma pele com aparência saudável.

23. Combate a Obesidade:

Com o uso regular de Quiabo, em qualquer forma ou cozido, você pode evitar a obesidade, em grande medida. A obesidade não é necessariamente devido ao consumo de alimentos gordurosos e calóricos, mas também devido à falta de nutrientes.

24. Benefícios do Quiabo Contra a Asma:

A Asma também pode ser tratada através da inclusão de Quiabo em suas refeições. Pessoas com diagnóstico de asma são recomendadas a consumir Quiabo.

25. Promove a Saúde Intestinal:

O teor de fibra dietética do Quiabo é conhecido por ser alto e, portanto, muitos especialistas em saúde recomendam para os benefícios digestivos. As fibras ajudam no processo de digestão do organismo, facilitando o funcionamento dos intestinos.

26. Favorece a Saúde Gestacional:

Se você está grávida ou pretende engravidar futuramente, o Quiabo pode ser um ótimo alimento para incluir na dieta e promover uma gestação mais saudável tanto para a mãe quanto para o bebê. Isso porque o vegetal é rico em ácido fólico, uma vitamina do complexo B essencial para o processo de formação do tubo neural do feto.

Inclusive, muitos especialistas recomendam que nós mulheres façamos a suplementação desta vitamina não só durante a gestação, mas também meses antes de engravidar.

27. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Vários estudos já conseguiram comprovar que uma proteína presente na composição do Quiabo, chamada de lectina, é capaz de inibir a proliferação de células cancerígenas da mama em 63%, sobretudo por estimular a morte celular programada (apoptose).

De acordo com especialistas, as células tratadas com a lectina tiveram uma maior expressão de proteínas pró-apoptóticas como a p21, caspase-9 e caspase-3. Ainda, algumas pesquisas também indicaram que o Quiabo pode promover a redução das chances de ocorrência de câncer no cólon.

28. Combate os Radicais Livres:

Por ser rico em propriedades antioxidantes, o Quiabo também pode ajudar a aumentar a nossa imunidade, potencializando as defesas do organismo contra diversos tipos de doenças, inclusive aquelas causadas pela ação dos radicais livres.

29. Previne Doenças do Coração:

Outro benefício do Quiabo, graças às fibras presentes em sua composição, é a redução do colesterol ruim (LDL), o que pode ajudar a prevenir uma série de doenças cardiovasculares, como hipertensão, aterosclerose e AVC.

Para quem não sabe, o LDL em excesso pode colesterol pode levar ao surgimento de placas ateroscleróticas nas artérias, que podem obstruir o fluxo sanguíneo por completo, gerando infartos e acidentes vasculares cerebrais (derrames).

Além disso, por ser um alimento rico também em potássio, o coração pode ficar ainda mais protegido, já que esse mineral é responsável por neutralizar os efeitos hipertensivos do sódio no nosso organismo e, ainda, relaxar os vasos sanguíneos.

30. Ajuda a Emagrecer:

Quem está correndo contra a balança para mandar aqueles quilos extras que tanto incomodam para bem longe pode aproveitar os benefícios do Quiabo para potencializar os seus resultados no emagrecimento.

Isso porque o vegetal, além de ser pouquíssimo calórico, ainda contém entre os seus nutrientes, principalmente na “baba”, as mucilagens, que são fibras responsáveis por retardar o processo de esvaziamento gástrico e, sendo assim, promover uma maior sensação de saciedade, outro motivo ideal para ajudar você a comer menos ao longo do dia e, portanto, emagrecer de forma mais rápida.

Além disso, essas mesmas fibras são essenciais para controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicemia que o corpo possa transformar em gordura corporal acumulada.

Outros Benefícios do Quiabo Para Saúde:

  • Ajuda na limpeza da pele através da vitamina C, prevenindo o acne, a pigmentação excessiva da pele e a psoríase.
  • Evita o deterioramento da sua visão, uma vez que é composto por betacaroteno, zeaxantina e luteína, substâncias antioxidantes que previnem o aparecimento de cataratas e/ou glaucomas.
  • O tratamento de sintomas do foro do sistema respiratório como a bronquite, a gripe, o resfriado e a pneumonia.
  • Diversas pesquisas mostram que o Quiabo para diabetes é ótimo para quem principalmente passa por algum tipo de complicação em decorrência da doença.
  • Melhora a flora intestinal atuando como uma espécie de laxante.
  • Reforço do sistema imunológico, uma vez que o Quiabo provoca a eliminação das substâncias prejudiciais ao nosso organismo.
  • Compostos glicosilados do Quiabo inibem a adesão do Helicobacter pylori na mucosa gástrica humana.
  • Ao contrário de farelo de trigo duro, que pode irritar ou ferir o trato intestinal, a mucilagem do Quiabo serve para aliviar e facilitar a eliminação das fezes, por sua característica escorregadia.
  • A vitamina K presente no Quiabo também é essencial para a produção de proteínas de coagulação do sangue que controlam o sangramento.
  • O Quiabo ajuda a melhorar a estrutura dos capilares sanguíneos.

Receita de Salada de Quiabo:

INGREDIENTES:

  • 200 g de Quiabo
  • 1 cebola média
  • ½ limão pequeno
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:

  • Cozinhe os quiabos por 10 minutos e em seguida corte em pequenos cubos
  • Descasque a cebola e corte-a em pequenas tiras
  • Misture o Quiabo e a cebola em um recipiente para servir
  • Esprema o suco de limão sobre o Quiabo e a cebola e depois adicione a pitada de sal
  • Basta servir.

beneficio do quiabo

Orientações Sobre o Consumo do Quiabo:

Como vimos, o consumo de Quiabo é considerado seguro para todos. No entanto, cabe o bom senso de consultar um médico ou profissional de saúde para obter informações mais precisas se este vegetal pode ou não ser adicionado à sua dieta.

Os 25 Benefícios do Estragão Para Saúde

Cha de Hibisco

Os 40 Benefícios do Chá de Hibisco Para Saúde