Benefícios do Chás

Os 23 Benefícios do Chá de Nim Para Saúde

Benefícios do Chá de Nim

O Chá de Nim é uma ótima forma de absorver todos os nutrientes do Nim. Além disso, o Nim, também conhecido como Azadirachta indica, margosa ou lilases, é uma erva bem conhecida usada em Ayurveda, Naturopatia, unani e medicamentos homeopáticos.

O Nim indiano uso medicinal tem propriedades antibacterianas, antivirais, analgésicas, antipiréticas, anti-séptico, antimicrobianas, antidiabéticos, antifúngicas, purificação do sangue e espermicidas.

Benefícios do Chá de Nim

Uma das formas mais comuns de incluir a planta no tratamento de alguns dos problemas de saúde elencados acima é através do preparo do chá. Para isso você vai precisar de alguns galhos da planta e um litro de água filtrada. O primeiro passo é colocar a água para ferver em um recipiente com tampa.

Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Preserve o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Depois disso, use uma peneira para retirar as folhas da planta e deixar apenas o líquido. O indicado é que seja consumido até três xícaras do Chá de Nim indiano por dia.

Valor Nutricional do Chá de Nim:

O Chá de Nim é possui vários nutrientes, e o mais importantes são: fibras, cálcio, fósforo, potássio, proteína, magnésio e vitamina C. Então confira agora os Benefícios do Chá de Nim Para Saúde:

1. Atua no Transporte Molecular:

Outra tarefa principal realizada pelo Chá de Nim é o transporte e a armazenagem de várias substâncias através das membranas celulares. Isso é vital para a fluidez do sangue e nutrição do corpo. Por exemplo, a passagem de oxigênio nas células de sangue vermelhas é feita por uma importante proteína chamada hemoglobina. Outra proteína chamada ferritina é responsável por armazenar ferro e de sangue no fígado.

2. Atua na Regeneração Celular e de Tecidos:

A renovação e restauração de células e tecidos é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. O corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele. As células presentes no sistema digestivo, pele e sangue não duram mais de duas semanas e começar a perecer.

Esse é o momento para a criação e reposição de células saudáveis e novas para substituir as falecidas. Este processo de ressurgimento de novas células e tecidos realizados por proteínas ajudam a manter uma boa saúde. As proteínas também são utilizadas para a fabricação de medicina regenerativa celulares.

3. Benefícios do Chá de Nim Para o Equilíbrio Hormonal:

Os benefícios do Chá de Nim incluem regular o equilíbrio dos hormônios no corpo humano.

4. Promove o Alívio de Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios do Chá de Nim o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

5. Atua na Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o Chá de Nim tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

6. Benefícios do Chá de Nim na Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Chá de Nim é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

7. Benefícios do Chá de Nim Para Combater as Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Chá de Nim, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

8. Benefícios do Chá de Nim Para o Metabolismo:

O potássio do Chá de Nim, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

Chá de Nim Benefícios

9. Ajuda a Diminuir o Colesterol:

As fibras do Chá de Nim formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

10. Mantem os Rins Saudáveis:

A Água mantém as células da pele hidratadas e funcionando além de manter as rugas afastadas. A água presente no Chá de Nim enxerta as células da pele, tornando-as a parecer menos enrugadas. Além disso, ela limpa as impurezas e as toxinas do sistema, mantendo seu rosto fresco e limpo e, assim, ajuda na redução das fugas e da acne.

11. Melhora a Imunidade:

Uma dose saudável de vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar o Chá de Nim na sua dieta.

Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.

12. Pode Evitar as Hemorroidas:

Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de hemorroidas. E como o Chá de Nim é rico em fibras, ele pode ser uma ótima maneira de evitar as tão famosa Hemorroidas.

13. Benefícios do Chá de Nim Para Prevenir as Úlceras:

As úlceras são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

14. Atua nas Reações Químicas:

O fósforo, presente no Chá de Nim atua como um participante em número de reações químicas que ocorrem dentro do corpo. Além disso, empresta uma ajuda na utilização adequada dos vários nutrientes que entram no organismo.

15. Benefícios do Chá de Nim Para a Saúde Bucal:

As propriedades do Chá de Nim também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

16. Benefícios do Chá de Nim Para Evitar o Câncer:

A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

E como Chá de Nim é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

17. Ajuda a Tratar Asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação. E uma ótima maneira de evitar a falta de vitamina C.

18. Benefícios do Chá de Nim Para Trata Catarata:

Nossas pupilas exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos.

Uma alta ingestão de vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

19. Traz mais Saciedade:

Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

20. Benefícios do Chá de Nim Para a Formação de Proteína:

Chá de Nim é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

21. Benefícios do Chá de Nim Para os Ossos:

O cálcio, presente no Chá de Nim, é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

Nim

22. Ajuda a Combater o Inchaço:

Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Consumir Chá de Nim, que é rico em água, longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.

23. Ajuda na Manutenção do Sistema Nervoso:

Outra tarefa importante realizada pelo Chá de Nim é o bom funcionamento do sistema nervoso. O sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é acionado e, por sua vez, reage com uma reação adequada.

Os receptores locais presentes no sistema nervoso, que são responsáveis pela resposta rápida, compreende os complexos de proteínas. Estas proteínas do receptor auxiliam na transmissão de sinais nervosos dentro das células e regula o sistema nervoso central.

Efeitos Colaterais do Chá de Nim:

Os efeitos colaterais do Chá de Nim incluem alterações na função da tireoide e problemas de fígado, quando consumida em excesso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.