Os 32 Benefícios da Nectarina Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Nectarina que poucas pessoas ainda conhecem. Além disso, a Nectarina é uma fruta semelhante ao pêssego, mas com a casca lisa, sem pelos. Cultivadas nas mesmas regiões onde crescem os pêssegos, as Nectarinas costumam ser menores, mais doces, muito saborosas, de formato oval ou redondo e com polpa suculenta, de cor amarela, branca ou avermelhada. O nome da fruta vem do termo “néctar”, devido ao seu delicioso sabor.

nectarina beneficios

A árvore de Nectarina possui pequeno porte, folhas longas e estreitas e preferem crescer em lugares de climas quentes e secos que tenham solo arenoso e bem drenado. No Brasil essa fruta é produzida nas regiões Sudeste e Sul, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Valor Nutricional da Nectarina:

A Nectarina é uma fruta que possui elevado teor de antioxidantes e vitaminas, como a vitamina A, B3, vitamina C e potássio, além de ser fonte de fibras alimentares.

Os antioxidantes são compostos que protegem as células do corpo contra os efeitos prejudiciais da ação dos radicais livres.

A vitamina A é fundamental na conservação da saúde da pele, na proteção da vista e auxilia no crescimento; a vitamina B3 atua no processo de formação do DNA; já a vitamina C age na saúde dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e na proteção do organismo contra infecções. Então, confira Os 32 Benefícios da Nectarina Para Saúde:

1. Rica em Antioxidante:

Nectarina possui antioxidantes maravilhosos, os polifenois, vitamina C e carotenoides, como betacaroteno e criptoxantina. É na pele da fruta onde estão concentrados mais nutrientes em comparação com a polpa, basta uma simples lavagem da fruta de forma adequada que pode ser consumida com casca. Estes antioxidantes protetores exercem atividades de eliminação de radicais livres e ajudam a neutralizar os efeitos nocivos de moléculas de oxigênio livre.

2. Benefícios Contra a Obesidade:

Nectarina pode ser útil no combate à obesidade e as complicações a si associadas. Os estudos têm mostrado que as frutas de caroço como as Nectarinas contém compostos bioativos, como antocianinas, catequina, ácido clorogénico e derivados Quercitin que têm muito potencial a combater a obesidade relacionada com condições médicas, como diabetes e doenças cardíacas.

As qualidades anti-obesidade e anti-diabéticos podem trabalhar contra a síndrome metabólica e diminuir a oxidação do mau colesterol, que está implicado em doenças cardíacas relacionadas com a obesidade.

3. Melhora a Saúde dos Olhos:

Nectarina contém luteína, um nutriente importante que incentiva a saúde dos olhos e ajuda a reduzir o risco de doenças como a degeneração macular (condição médica geral dos adultos mais velhos, que resulta em uma perda de visão no centro do campo visual (a mácula), devido a danos na retina) relacionada com à idade.

Diversas pesquisas têm demonstrado que a luteína também é um antioxidante extremamente potente que também ajuda a reduzir o risco de cataratas nucleares.

Luteína habita no pigmento macular do olho e ajuda a proteger os tecidos da retina do dano causado pelo stress oxidativo e a luz de comprimento de onda maior. Além disso, o betacaroteno presente na Nectarina estimula a síntese da vitamina A e contribui para manter uma visão saudável e evita doenças como a cegueira e xeroftalmia.

4. Faz Bem Para Saúde Cardíaca:

O consumo regular de frutas de caroço, como Nectarinas pode ser benéfico na manutenção cardiovascular, atribuindo à presença de antioxidantes amigáveis.

O ácido clorogênico e antocianinas presentes nas Nectarinas exercem uma ação inibitória contra a oxidação do colesterol LDL, impedindo o endurecimento das artérias e estimulando a circulação adequada nas plaquetas humanas.

Os flavonoides encontrados na Nectarina podem ajudar na prevenção do aumento na agregação das plaquetas e reduzir o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

5. Previne o Câncer:

Como dito acima, Nectarinas contêm ácido clorogênico, um composto natural que tem vários benefícios para a saúde, incluindo na prevenção de vários tumores e cancro, como o cancro de cólon.

O ácido clorogénico, tal como sugerido por estudos possui propriedades quimiopreventivas que inibem a proliferação de carcinogénese do cólon.

nectarina Os estudos também têm apresentado evidências qualitativas sobre o papel do betacaroteno presente no grupo botânico Rosaceae, que também inclui as Nectarinas na proteção contra o cancro de pulmão.

6. Benefícios da Nectarina Para o Cabelo:

A Nectarina não só ajuda a combater a perda de cabelo, mas também ajuda a reter a cor natural, evitando o envelhecimento prematuro do cabelo.

7. Benefícios da Nectarina Para Tratar Obesidade:

A Nectarina podem ser úteis em condições de obesidade e suas complicações associadas. Estudos de pesquisa mostraram que os frutos de pedra, como a Nectarina, contêm compostos bioativos como antocianinas, catequina, ácido clorogênico e derivados da quercitina que têm potencial para combater condições médicas relacionadas à obesidade, como diabetes e distúrbios cardíacos.

As qualidades anti-obesidade e anti-diabéticas podem funcionar contra a síndrome metabólica e diminuir a oxidação do colesterol ruim, o que está implicado em doenças cardiovasculares relacionadas à obesidade.

8. Benefícios da Nectarina Para Pele:

Os bioflavonoides presentes na Nectarina contribuem de forma produtiva no cuidado da pele. Componentes antioxidantes como a vitamina C, luteína e betacaroteno encontrados na Nectarina aceitam o crédito por esse efeito defensivo.

O betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, é fundamental para exercer ação protetora contra o dano da pele causado pela exposição a radiações UV.

A vitamina C contribui para a síntese de colágeno, ajuda a manter os tecidos tonificados e mantém a juventude da pele. Além disso, estudo de pesquisa defendeu o efeito foto-protetor da luteína presente na Nectarina para proteger a pele do dano de radicais livres e eritema induzido por UV.

9. Benefícios da Nectarina Para Ajudar Na Digestão:

A presença de fibras alimentares e a natureza alcalina da Nectarina tornam perfeita a manutenção da digestão, bem como a saúde geral.

O conteúdo de fibra presente na Nectarina absorve água, adiciona volume à dieta, regula os movimentos intestinais e evita problemas como gastrite, constipação e úlceras.

Também ajuda na prevenção da ligação de toxinas nas paredes do cólon e promove a desintoxicação, eliminando as toxinas do corpo.

10. Ajuda a Emagrecer:

Esse é um dos principais benefícios que fazem a Nectarina ser uma fruta tão procurada para consumo, especialmente entre mulheres. Por conter baixo teor calórico, fornecendo apenas 44 calorias para cada 100 gramas de fruta, além de não conter gorduras saturadas, a fruta pode ser inserida em uma dieta de emagrecimento sem o risco de engordar ou até mesmo substituir outros alimentos mais calóricos, como pães e biscoitos, na rotina alimentar.

11. Fortalece o Sistema Imunológico:

Excelente fonte de vitamina C, zinco e propriedades antioxidantes, a Nectarina também pode ajudar a aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas do nosso corpo contra diversos tipos de doenças, sejam estas causadas por vírus, bactérias e fungos, como gripes e resfriados, ou mesmo pela ação dos radicais livres.

beneficios da nectarina

12. Melhora a Digestão:

Graças às fibras alimentares presentes em abundância na fruta, a Nectarina também pode ajudar o sistema digestivo a trabalhar adequadamente e melhorar a digestão no geral, evitando uma série de problemas, como prisão de ventre, úlceras e gastrite, por exemplo. Isso porque esses nutrientes absorvem água e acrescentam mais volume às refeições, o que resulta na regulação dos movimentos intestinais, além de emagrecer.

13. Ajuda na Gravidez:

Se você está grávida ou pretende engravidar em breve, a boa notícia é que a Nectarina também pode ajudar neste período tão importante na vida de uma mulher. Por conter boas quantidades de ácido fólico, ingerir a fruta pode ser ideal para diminuir os riscos de defeitos no tubo neural do bebê, como a espinha bífida, além de contribuir de uma forma geral para a saúde do pequenino e da mamãe.

Além disso, a vitamina C também presente na composição da fruta pode ser ideal para auxiliar no desenvolvimento dos músculos, vasos sanguíneos e dentes da criança. Então, se você é gestante ou está planejando ficar grávida, não deixe de incluir a Nectarina na sua dieta!

14. Fortalece os Ossos:

Por conter boas quantidades de fósforo, um mineral essencial para o funcionamento das células e tecidos do corpo, consumir a Nectarina pode ajudar na formação e manutenção dos dentes e ossos, além de contribuir para um bom metabolismo de gorduras e carboidratos.

15. Nectarinas Para a Constipação:

Se você incorporar Nectarina em sua dieta como de costume, você vai ver melhor o trânsito intestinal e pode melhorar os casos de constipação ou preveni-los. A Nectarina é uma boa fonte de fibra dietética e pode tomar as duas principais refeições e lanche entre as refeições, como um lanche saudável.

16. Nectarina Para Cuidar de Visão, Pele e Cabelo:

Esta fruta tem muito boa oferta de carotenoides, compostos que nos protegem contra doenças e doenças degenerativas, como catarata, glaucoma, problemas no couro cabeludo, dermatite, etc.

17. Nectarinas Para o Sistema Cardiovascular:

Outra função importante de potássio é a de regular o batimento cardíaco em conjunto com a ação de antioxidantes e ajuda a reduzir o risco de doença cardiovascular.

18. Nectarina Previne e Trata Anemia:

Teor de vitamina C de Nectarinas é muito interessante para as pessoas que possam ter anemia por deficiência de ferro (ferropriva), porque esta vitamina é muito importante para que ele possa absorver ferro dos alimentos.

As tentativas para levar Nectarina sobremesa e, portanto, aumenta a absorção deste mineral e pode ajudar a prevenir ou melhorar a anemia ferropriva. E, além disso, essa fruta ajuda a nos manter hidratado durante os meses mais quentes do ano.

beneficio da nectarina

19. Benefícios da Nectarina Contra a Obesidade:

A Nectarina podem ser útil na prevenção e no combate a obesidade e suas complicações associadas. Os estudos realizados têm mostrado que as frutas de caroço, como Nectarinas contém compostos bioativos, como antocianinas, catequina, ácido clorogênico e Quercitina, estes compostos ajudam a combater a obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

20. Benefícios da Nectarina Para a Saúde Celular:

A Nectarina contém Fósforo, um mineral essencial que desempenha um importante papel no funcionamento normal de células e tecidos.

O Fósforo da Nectarina ajuda na formação de dentes e ossos fortes e auxilia no metabolismo de carboidratos e gorduras.

Confira Outros Benefícios da Nectarina Para Saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico pelo seu conteúdo em vitamina C e zinco.
  • Melhora e embeleza a pele pelo seu conteúdo de vitamina C, luteína e betacaroteno.
  • Tem ação antioxidante (coma a pele da fruta que é muito mais rica do que a polpa).
  • Ajuda no emagrecimento pois tem compostos bioativos, como antocianinas, catequina, ácido clorogênico e quercetina que ajudam no combate à obesidade.
  • Atua contra a diabetes e doenças cardíacas também pelos compostos bioativos que contêm.
  • É ótima para a saúde dos olhos por sua riqueza em luteína, que reduz o risco de degeneração macular e de cataratas, doenças relacionadas com o avanço da idade.
  • São ricas em ácido clorogênico e antocianinas, compostos para manter a saúde cardiovascular, inibindo a oxidação do colesterol LDL e o endurecimento das artérias.
  • São ricas em flavonóides que ajudam na prevenção da agregação plaquetária e o risco de aterosclerose.
  • O ácido clorogênico também atua na prevenção de tumores e câncer (cólon e pulmão).
  • O conteúdo em potássio, nas Nectarinas, é auxiliar na prevenção de cãibras musculares de gravidez e seu conteúdo em ácido fólico é importante para evitar determinadas doenças ou malformações nos bebês;
  • Seu conteúdo em fósforo, cálcio e potássio auxilia o equilíbrio dos processos metabólicos dos carboidratos e gorduras e a boa formação das células e tecidos, em geral.
  • O ferro das Nectarinas é um importante complemento em caso de anemias.
  • O magnésio ajuda na preservação do sistema nervoso e cardiovascular.

Como Usar a Nectarina:

A melhor maneira de consumir a Nectarina é in natura, de preferência orgânica e com a casca. Mas você pode colocá-la em iogurtes, fazer sucos ou smoothies com esta fruta, acrescentá-la em bolos e outras receitas, no musli ou cereal do café da manhã e até mesmo em saladas de folhas, colocar um pedaços de Nectarina vai dar cor, sabor e saúde ao prato.

Os 20 Benefícios da Sardinha Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Camomila Para Saúde