Gastrite Nervosa – Sintomas, Tratamentos e Dietas!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Gastrite Nervosa – Sintomas, Tratamentos e Dietas que poucos devem conhecer. Além disso,a Gastrite Nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é uma doença estomacal que não causa inflamação do estômago como a Gastrite clássica, mas também pode causar sintomas como azia, sensação de ardor e sensação de estômago cheio, e a questões emocionais, como estresse, ansiedade e nervosismo.

Gastrite Nervosa
Gastrite Nervosa

Este tipo de Gastrite tem cura e pode ser tratado com alterações na sua dieta e com o uso de medicamentos que tenham efeito antiácido, ajudando a acalmar o muco do estômago, o que previne a azia. É importante controlar seu nervosismo e emoções em geral, porque é uma parte essencial do tratamento.

Principais Sintomas da Gastrite Nervosa:

Esses sintomas podem aparecer a qualquer momento, mas se intensificam em períodos de estresse ou ansiedade.

  • Dor de estômago;
  • A saciedade precoce, que muitas vezes impede o fim de uma refeição;
  • Má digestão, descrita pela sensação de que a refeição permanece no estômago por muito tempo;
  • Náusea;
  • Azia;
  • Arrotos frequentes.

Tratamentos Para a Gastrite Nervosa:

No tratamento da Gastrite Nervosa, recomenda-se o uso de remédios antiácidos como o Naproxen ou que diminuam a produção de acidez no estômago, como o Omeprazol ou o Pantoprazol, por exemplo, e devem ser recomendados por um médico.

No entanto, o uso contínuo desses medicamentos não é recomendado, por isso, é melhor tratar os problemas emocionais que desencadeiam os sintomas com a psicoterapia, técnicas de relaxamento, como meditação, dieta balanceada e atividade física regular.

Um ótimo remédio caseiro para a Gastrite é o chá de camomila, que deve ser tomado 2 a 3 vezes ao dia para ativar seu efeito calmante. Outras opções calmantes naturais incluem flores de valeriana, lavanda e maracujá.

Dieta Para Gastrite Nervosa:

Os alimentos listados para tratar a Gastrite Nervosa são aqueles que são fáceis de digerir e têm um efeito calmante, como carnes magras cozidas ou grelhadas, peixe, vegetais cozidos e frutos descascados. Logo após uma crise, com dor e desconforto, você deve beber bastante água e retomar sua dieta normal gradualmente, usando temperos naturais e evitando a ingestão de leite.

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que são ricos em gordura e que irritam o estômago, como carne vermelha, salsicha, bacon, frituras, chocolate, café e pimenta. Para evitar mais crises de Gastrite, você deve parar de fumar e evitar beber bebidas alcoólicas, chás artificiais, refrigerantes e água com gás.

Gastrite Nervosa
Gastrite Nervosa

Outras precauções importantes não são as deitar logo após as refeições, evitar beber líquidos durante as refeições, comer devagar e comer em lugares tranquilos.

A Gastrite Nervosa Pode se Transformar em Câncer:

Gastrite Nervosa não pode se tornar um câncer, porque neste tipo de Gastrite não há inflamação do estômago. A Gastrite Nervosa também é chamada de dispepsia funcional, porque o teste usado para diagnosticar Gastrite, chamado endoscopia digestiva, não mostra a presença de erosões no estômago e, portanto, esta doença não está ligada a uma maior chance de desenvolver câncer. Veja quais são os sintomas e causas da úlcera de estômago.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Receita Caseira Remover Rugas do Rosto

Esfregue Este Ingrediente Natural em sua Pele Para Eliminar Rugas Rapidamente!

Laxantes Naturais

Os 3 Laxantes Naturais que Ajudam a Combater a Prisão de Ventre!