Borragem – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Borragem Origem, Benefícios e Como Usar que você precisa conhecer. Além disso, comumente conhecida como flor estrela, a borragem é popular por sua aparência atraente. Quando floresce, parece uma estrela azul brilhante com cinco pétalas triangulares. As pétalas são realçadas por anteras negras que formam o cone central. A planta floresce em áreas ensolaradas e não requer insumos naturais específicos. Isso faz com que seja uma escolha fácil para jardineiros.

Borragem

A planta cresce até três pés e se espalha para uma largura de doze polegadas. À medida que crescem sozinhos, se não forem monitorados adequadamente, as plantas maduras se espalharão livremente ocupando áreas que não deveriam. A erva também é conhecida como a erva de pepino e tem vários usos. As flores podem ser usadas para criar vinagre azul, enquanto as folhas são usadas para criar vinagre esmeralda. A cor é complementada por um sabor sutil de pepino. Estas garrafas coloridas de vinagres fazem presentes ideais.

O que Borragem?

A borragem é uma planta verde-escuro com flores azul-claras nativas das regiões montanhosas da Europa Oriental e da Ásia, mas você geralmente a vê plantada em jardins de ervas também. Comer suas folhas pode evitar problemas de visão devido à Vitamina A que eles contêm. Eles também são uma boa fonte de Vitamina C e são baixos em calorias. Além disso, os minerais essenciais à sua saúde geral, como Ferro e Magnésio, são encontrados nas folhas de borragem.

Valor Nutricional da Barragem:

A borragem também é embalada com outros nutrientes saudáveis ​​que são ótimos para o corpo. A flor é um bom suplemento fitoterápico para mulheres porque contém altos níveis de Cálcio e Ferro, nutrientes em que muitas mulheres são deficientes. As vitaminas potássica, Zinco, Vitamina B1 e Vitamina C e Betacaroteno são acondicionadas na planta de borragem, tornando-a muito nutritiva.

Mantem Insetos Afastados:

Mesmo na era da tecnologia, a borragem é considerada uma favorita pelos jardineiros por sua propriedade inseticida. Inseticidas artificiais custam muito e contaminam a lavoura. Isso torna a planta uma maneira fácil, econômica e natural de manter os insetos afastados.

Borragem também atrai as abelhas para o jardim durante todo o ano. A polinização das plantas vizinhas é beneficiada pela presença de abelhas.

Alivia o Estresse:

Isso faz com que o usuário se sinta livre de estresse. Diz-se aliviar os efeitos posteriores das terapias com esteroides.

É Rica em Ácidos Graxos Poli-insaturados:

Ácidos graxos poli-insaturados são úteis para aqueles que sofrem de problemas metabólicos. O que significa que é útil para pessoas que sofrem de obesidade, TPM, Eczema, pressão alta e Alcoolismo. Também estimula a lactação.

Alivia Dores de Garganta e Congestão no Peito:

Ele também tem propriedades que são conhecidas por não mencionar suas propriedades de indução de suor que são acreditadas para ajudar na quebra de febres. Como é um indutor de suor, a borragem ajuda a reduzir a Febre.

Excelente Fonte de Vitamina C:

Elas também contêm grande quantidade de Cálcio e Potássio orgânicos. As folhas escuras também contêm flavonoides que fortalecem o sistema imunológico. Outro componente da borragem é o ácido silícico. Estes produzem hormônio. Também cria uma sensação de estabilidade naqueles que sofrem de alterações de humor.

É Rica em Antioxidantes:

As propriedades antioxidantes da borragem são responsáveis ​​por muitos dos seus benefícios para a saúde.

Suas folhas possui alta atividade antioxidante quando em água quente. Além disso, possui altos níveis de taninos, flavonoides e fenóis. Esses compostos aumentam a capacidade antioxidante, que protege contra mutações que causam câncer, doenças e envelhecimento.

Alivia a inflamação:

Quando se fala em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, o que muitas pessoas não percebem é que a flor pode ter efeitos antioxidantes no corpo, ajudando a aliviar inflamação e Estresse oxidativo, diminuindo assim o risco de doença crônica, e até mesmo ajudando a afastar o crescimento do tumor canceroso.

Ajuda na Saúde Respiratória:

Borragem

A mastigação das folhas de borragem ajuda a aliviar a dor de garganta, os seios frios e doloridos e o nariz entupido. O composto desta erva ajuda a eliminar a fleuma e o muco das vias respiratórias e também limpa os seios. Também melhora o sistema imunológico, impedindo o desenvolvimento de patógenos e bactérias nos tratos.

Ajuda a Tratar Condições da Pele:

A borragem é usada para tratar as várias condições da pele, como picadas, picadas de insetos, Psoríase e Eczema. Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e vermelhidão, eliminando a irritação, bem como a coceira.

Rica em Ômega 6:

O óleo essencial extraído das folhas de borragem contém os ácidos graxos Omega-6, como o ácido gama-linoléico, que ajuda a reduzir a Artrite, aumentando a regeneração das articulações, essencial para os atletas ou pessoas com osteoporose que sofrem de Estresse nos ossos e nas articulações.

Ajuda a Prevenir o Câncer:

A pesquisa mostra que a borragem mostrou os resultados positivos no tratamento do Câncer de mama, mas os estudos ainda estão em andamento. Os antioxidantes e os ácidos gama-linoléicos Omega-6 ajudam a desacelerar o crescimento do Câncer de mama. Também tem efeito sobre a prostatite, que é o indicador do Câncer de próstata.

Reduz a Ansiedade:

Os minerais e compostos orgânicos contidos na borragem possuem as propriedades sedativas. O chá feito da flor ajuda a reduzir o estresse crônico ou Ansiedade e promove a paz de espírito, relaxamento e sono profundo.

Ajuda no Tratamento de Doenças Renais:

A borragem possui propriedades diuréticas que eliminam as toxinas promovendo a micção. Também diminui o excesso de gordura, sal e água contidos no corpo. Aumenta a função do sistema linfático e dos rins também.

Reduzir a Febre:

Gripe e resfriado são os sintomas comuns da febre. A borragem aumenta o suor, elimina a toxina do corpo e também acelera o processo de recuperação.

Alivia a Síndrome do Intestino:

Tradicionalmente, a borragem era usada para acalmar estômagos e aliviar as síndromes intestinais, aliviando a inflamação e regulando a digestão. A maneira eficaz de se beneficiar das folhas de borragem é prepará-lo como um chá.

Reduzir Artrite:

O óleo de borragem contém GLA, que atua como uma ajuda para a dor causada por Artrite reumatoide. É mais eficaz quando usado com medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos convencionais. A evidência mostra que algumas pessoas experimentam redução na dor nas articulações, gravidade e inchaço com o tratamento de óleo de borragem por seis semanas diárias.

Acalma Corpo e Mente:

As glândulas supra-renais do nosso corpo trabalham muito durante todo o dia para preparar o nosso corpo para situações de luta ou fuga, liberando constantemente adrenalina no corpo. A fadiga adrenal pode ocorrer quando o corpo está sobrecarregado. A borragem é usada para restaurar as glândulas supra-renais ao seu equilíbrio natural, o que, por sua vez, cria um corpo e uma mente mais calmos.

Sedativo Natural:

Borragem

A borragem é bem conhecida por suas qualidades calmantes e tem sido usada para tratar condições nervosas. Seus efeitos sedativos naturais têm sido usados ​​para elevar os espíritos e suavizar o nervosismo que algumas pessoas experimentam.

A flor funciona bem para aliviar a Depressão e as oscilações de humor frequentemente associadas à menopausa e aos ciclos menstruais, além de ser uma boa alternativa aos medicamentos de prescrição tradicionais.

Dosagem da Borragem:

A borragem pode ser encontrado em forma de comprimido, ou como um extrato líquido da planta. O óleo é destilado das sementes da planta e usado topicamente ou tomado internamente. Não é recomendado ser tomado a longo prazo internamente devido à concentração de alcaloides na borragem que pode danificar o fígado. Uma dose típica do comprimido ou extrato é de um a dois gramas por dia. As folhas secas podem ser transformadas em um chá, que se diz ter um sabor de pepino refrescante.

Efeito Colaterais da Barragem:

Folhas de borragem, flores e sementes contêm alcaloides. Os alcaloides são tóxicos para o fígado (hepatotóxicos). Por isso, pequenas doses devem ser consumidas. Alguns efeitos colaterais relatados do óleo de borragem são náuseas, dores de estômago, arrotos e inchaço. No entanto, estes são muito raros de ocorrer. O óleo de borragem também é um anticoagulante e, portanto, deve ser monitorado cuidadosamente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Aquileia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Açacui – Origem, Benefícios e Como Usar!