Umbaúba – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Umbaúba – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Umbaúba possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. Umbaúba, de nome científico Cecropia hololeuca, é a denominação dada a várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia. Pertencente ao estrato das plantas pioneiras da Mata Atlântica.

beneficios da umbauba

A Umbaúba também é chamada de “árvore da preguiça” e pode ser encontrada em praticamente todo o Brasil, com preferência para os solos semi-ácidos e bem drenados, em regiões de matas ciliares e orlas de matas, mas também aparece em pastagens, beiras de estrada e pomares.

Trata-se de uma árvore que alcança até 10 metros de altura, com tronco reto, pouco esgalhado e oco, que lembra um pouco o mamoeiro; folhas longipecioladas, duras e ásperas; e os seus frutos são atrativos a várias espécies de aves e, por isso, se dispersam rapidamente.

As partes utilizadas da planta são as suas raízes e folhas e, devido às suas propriedades medicinais, a Umbaúba é utilizada para tratar certas condições de saúde.

Origem da Umbaúba:

A Umbaúba é uma das plantas pioneiras da Mata Atlântica. Seus frutos são um dos alimentos preferidos do animal bicho preguiça, em razão disso, as Umbaúbas também  são conhecidas como “árvore da preguiça”.

As Umbaúbas podem ser chamadas, também como: ambaíba, bauva, bauna, imbaíba, ambaia-tinga, lija, palo, entre outros. É uma árvore que se adapta facilmente a diferentes tipos de solo, e por isso pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil.

Propriedades da Umbaúba:

As propriedades da Umbaúba incluem a sua ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, cicatrizante, anti-diabetica, antiespasmódica e vermífuga, Analgésica, antisséptica, antiasmática, antitussígena, anti-hemorrágica, adstringente, expectorante, descongestionante, tônica, cicatrizante, Etc. Então, confira agora os Benefícios da Umbaúba Para Saúde:

Benefícios da Umbaúba Para Saúde:

  • A pressão arterial pode ser normalizada com o uso da planta.
  • O chá e o xarope são usados para combater afecções respiratórias agudas, descongestionando os pulmões.
  • Os benefícios proporcionados pela planta incluem o tratamento das afecções das vias respiratórias, bronquite, tosse e coqueluche, além de atuar no fortalecimento da musculatura cardíaca.
  • Os princípios ativos da Umbaúba incluem açúcares, taninos, resinas, pigmentos flavonoides, cumarinas, alcaloides e glicosídeos ambaina.
  • O suco das folhas de Umbaúba são utilizadas para tosse e problemas respiratórios.
  • Ferver galhos de Umbaúba triturados com banha. Esse modo pode ser utilizado como pomada anti-hemorroidal.

Como Usar a Umbaúba:

A Umbaúba costuma ser utilizada em forma de chá e a receita varia de acordo com a condição de saúde a ser tratada. Veja a seguir:

Como diurético, ativador das funções cardíacas e circulatórias e para diabetes: Coloque uma colher (chá) de folhas picadas em uma xícara de chá e adicione água fervente. Tampe e deixe repousando por cerca de 5 minutos. Após isto, coe e tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia.

Para corrimento vaginal, afecções cutâneas e feridas: Adicione 3 colheres (sopa) de folhas picadas a meio litro de água fervente. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, depois coe e deixe amornar. No caso de corrimento vaginal, faça um banho de assento para higiene íntima; para tratar afecções cutâneas e feridas, lave as partes afetadas com este líquido, várias vezes ao dia.

Para afecções das vias respiratórias, asma, bronquite e tosse: Coloque 3 colheres (sopa) de folhas e brotos picados da planta em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por uma semana e coe. A indicação é tomar 1 colher (café) diluído em um pouco de água, três vezes ao dia.

Receita do Suco de Umbaúba:

Outra forma de usar as Umbaúbas é fazendo um suco com suas folhas. Você deve usar cerca de duas colheres de folhas para um copo de suco. É possível acrescentar algum tipo de fruta para melhorar o sabor e tornar este suco parte de sua dieta. Geralmente, este suco é utilizado em casos de tosse e outros problemas respiratórios.

Como Fazer a Pomada de Umbaúba?

Para utilizar as propriedades medicinais desta árvore para a pele, além do chá para fazer compressas sobre a área afetada, você pode fabricar uma pomada caseira e aplicar sempre que necessitar.

Para isso, você vai precisar de folhas das Umbaúbas e gordura animal. Basta triturar as folhas, ou amassar em um pilão, e misturar com a gordura. Este método pode ser muito eficaz no tratamento de hemorroidas.

umbauba

Efeitos Colaterais da Umbaúba:

As Umbaúbas não possuemefeitos colaterais registrados. No entanto, seu consumo deve ser evitado por gestantes e mulheres em fase de amamentação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficios do suco de grumixama

Os 20 Benefícios do Suco de Grumixama Para Saúde

Os 25 Benefícios do Jatrofa Para Saúde!