Os 34 Benefícios do Espinafre Para Saúde

Os 34 Benefícios do Espinafre Para Saúde!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Espinafre são incríveis para nossa saude pois o espinafre é rico em vários nutrientes. Alem disso, espinafre é uma adição deliciosa para saladas e sopas e uma ótima maneira de diminuir.

Enquanto o espinafre pode não ser tão popular como a cauda, ​​seu frango com vegetais verdes, ele pode ser facilmente adicionado a qualquer dieta, incluindo a Dieta Paleo, dietas proteicas (desde que os vegetais verdes de folhas são permitidos) e a Dieta do Mediterrâneo.

Um dos maiores benefícios é que você nem precisa cozinhar. Tudo o que você precisa fazer é apenas adicionar algumas folhas de espinafre às suas refeições.

História do Espinafre:

A Pérsia é considerada o local de nascimento dos espinafres. Os antigos persas cultivaram este vegetal muito antes de Anno Domini. Os cruzados trouxeram espinafres para a Europa durante a Idade Média.

As monges espanholas foram as primeiras a cultivar espinafres e torná-la popular na Europa. Nos séculos XVI e XVII, pão de espinafre e suco de espinafre foram especialmente populares.

Este tipo de pão foi cozido a partir da farinha derivada de sementes de espinafres, enquanto o suco era amplamente utilizado como adição extravagante para várias refeições.

O suco de espinafre foi amplamente utilizado para colorir manteiga e diferentes cremes e molhos.

Além de suas propriedades de coloração natural, o suco também serviu como uma potente fonte de vitaminas, razão pela qual se espalhou amplamente pela Europa.

Uma vez que os benefícios para a saúde dos espinafres são desconhecidos para muitas pessoas, o espinafre não é tão popular quanto a couve, que tem sido uma tendência alimentar nos Estados Unidos desde os anos de 2010.

Variedades de Espinafre:

As variedades de espinafre mais comuns são a folha lisa, o savoyz e o semi-savoy. As variedades incomuns geralmente podem ser encontradas em mercearias de especialidades e nos mercados dos agricultores (especialmente nos Estados Unidos, França, Itália, Espanha e China).

Por exemplo, colher de pimento de espinafre e espinafre vermelho não são tão populares quanto os tipos acima mencionados, mas também são usados ​​em alimentos.

O espinafre de folha lisa pode ser reconhecido por suas folhas planas e em forma de pá. É muito mais fácil de limpar do que os espinafres com sabotagem e semi-savoyes.

Devido à sua disponibilidade, o espinafre liso é a escolha mais comum de produtores comerciais de espinafre enlatado e congelado.

Você pode facilmente encontrar essa variedade vendida fresca em mercearias. Crinkly Savoy, espinafre tem folhas encaracoladas e crinkly e é de cor verde escura.

Você pode reconhecer este tipo de espinafre por sua nitidez. É muito difícil de limpar. O espinafre semi-savoy é semelhante ao esperto em termos de crocância, mas não é tão difícil de limpar.

Este tipo de espinafre é cultivado para vender fresco e também para processamento.

Valores Nutricionais:

O espinafre é muito baixo em calorias, enquanto seu conteúdo de vitaminas, minerais e fito nutrientes torna um produto perfeito se você está olhando para perder peso, ganhar músculo ou manter uma boa saúde.

Você não precisa se preocupar em engordar, e seu corpo está recebendo uma rica variedade de nutrientes benéficos.

O espinafre é uma fonte de vitaminas como K, A, C, B2, B6 e E, e também é rico em potássio, magnésio, folato, ferro, cálcio, iodo, fósforo, zinco, cobre, fibra, omega-3 saudável gorduras e proteínas.

O espinafre é composto de 91,4% de água, 3,6% de carboidratos, 2,9% de proteína e 0% de gordura.

Cem gramas de espinafre tem apenas vinte e três calorias, o que torna uma excelente escolha para as pessoas que desejam diminuir.

Na verdade, o espinafre tem muito poucas calorias, muito menos do que os “queimadores de gordura” como toranja, couve de Bruxelas, espargos e brócolis.

Cem gramas de espinafre fornecem 3,6 g de carboidratos, 2,2 das quais são fibras alimentares.

Também contém 0,4% de açúcar, que é composto de glicose e frutose.

O espinafre é rico em fibras insolúveis, o que melhora o funcionamento do seu aparelho digestivo, ajudando a mover alimentos através do sistema digestivo mais rapidamente.

Consequentemente, comer espinafre ajuda a prevenir a constipação.

O espinafre também contém cerca de 30% de fibra solúvel, o que impede o seu corpo de absorver gordura e colesterol que acompanham alimentos. Então, confira agora Os 31 Benefícios do Espinafre Para Saúde.

1. Espinafre é Rico em Potássio:

O espinafre é uma das melhores fontes dietéticas de potássio. Cem gramas contém 558 mg de potássio, que é 16% do valor diário.

Em contraste, cem gramas de bananas (que sempre foi considerado o campeão de potássio) contém 358 mg de potássio.

O potássio é responsável por preservar a densidade mineral óssea, bem como a retenção de massa muscular.

O potássio também é conhecido por suas propriedades para evitar a formação de cálculos renais, bem como controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

2. Espinafre e Magnésio:

O espinafre é também a fonte dietética mais rica de magnésio, contendo 79 mg deste mineral por cem gramas (20% da ingestão diária).

O magnésio é importante na síntese protéica, regulando a atividade neural e mantendo a função nervosa, além de regular a pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue.

3. Rico em Ferro:

O espinafre é a fonte mais rica de ferro entre outros vegetais. Cem gramas contém 2,7 mg de ferro, o que ajuda a regular a produção de glóbulos vermelhos e previne a anemia e a perda de cabelo.

4. Espinafre e Antioxidantes:

As folhas de espinafre contêm uma grande variedade de antioxidantes: vitaminas A e C, bem como antioxidantes de polifenóis, luteína, beta-caroteno e zea-xantina.

Uma combinação antioxidante tão rica e potente protege seu corpo de radicais livres derivados de oxigênio e espécies reativas de oxigênio (ROS).

Estes dois afetaram o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de diversas doenças.

5. Espinafre é Rico em Proteínas:

Para um vegetal, o espinafre tem uma quantidade surpreendentemente impressionante de proteína – 2,9 g por cem gramas.

Na verdade, as proteínas nos espinafres são facilmente digeridas e quebradas por enzimas em aminoácidos que são especialmente vitais se você estiver trabalhando na academia.

6. Reduz o Risco de Desenvolver Câncer:

O espinafre é rico em um antioxidante chamado kaempferol, que reduz o risco de desenvolver câncer e várias doenças crônicas.

Ao mesmo tempo, o espinafre promove a boa saúde do coração graças ao seu alto teor de nitratos.

7. Saúde dos Espinafre e dos Olhos:

A zea-xantina é um carotenoide dietético crucial, que é parcialmente absorvido nos olhos para evitar a doença macular relacionada à idade.

Assim, zea-xanthin fornece seus olhos com propriedades de filtragem de luz antioxidantes e protetoras.

A luteína contida em espinafre melhora a função dos olhos e evita a degeneração da retina.

É especialmente benéfico comer espinafre regularmente se você passar muito tempo na frente do seu PC ou laptop.

A luteína reduz a tensão nos olhos acumulando nos tecidos dos olhos. Na verdade, luteinal também evita problemas oculares que ocorrem com o envelhecimento.

8. Espinafre é Rico em Vitamina A:

A vitamina A contribui para a saúde dos olhos e mantém sua pele em boas condições.

O espinafre é extremamente rico em vitamina A, uma vez que 100 gramas fornecem 9376UU de vitamina A, que é 188% da ingestão do valor diário.

9. Espinafre e Vitamina K:

As folhas de espinafre também são muito ricas em vitamina K, uma vez que 100 gramas contém 604% da ingestão diária de valor.

A vitamina K é vital para sua saúde, pois reforça os ossos e estimula a atividade osteotrópica dos ossos.

10. Espinafre e Doença de Alzheimer:

A vitamina K também reduz o dano neural no cérebro em pacientes que sofrem de doença de Alzheimer.

A vitamina K é importante para a saúde do cérebro, razão pela qual pode até prevenir a doença de Alzheimer se consumido regularmente.

11. Níveis de Espinafre e Energia:

O espinafre também é muito rico em vitaminas do grupo B: B1 tiamina (0,1 mg), B2 riboflavina (0,2 mg), B6 ​​(0,2 mg), bem como B9 folato (149 mcg) e B3 Niacina (0,7 mg).

Assim, o complexo de vitamina B mantém seus níveis de energia ativos ao longo do dia.

12. Espinafre e Sistema Imunológico:

O espinafre é rico em vitaminas A e B, e cem gramas de espinafre contém 28,1 mg de vitamina C, que é 47% da ingestão do valor diário .

Em comparação, cem gramas de toranja tem apenas um pouco mais de vitamina C do que o espinafre 31,2 mg.

A vitamina C é um antioxidante vital que aumenta seu sistema imunológico e ajuda seu corpo a combater as infecções e a limpa de radicais livres derivados de oxigênio.

13. Doença Cardíaca e Anemia:

O espinafre também é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3 saudáveis, que seu corpo utiliza para energia e ajuda a prevenir várias doenças cardíacas e regula a pressão arterial.

O potássio também regula a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

Uma vez que o espinafre é rico em ferro (2,7 mg por 100 gramas), você evita a anemia ferropriva comendo espinafre todos os dias.

14. Espinafre e Aparelho Digestivo:

Ao comer espinafre, você pode esquecer a constipação, uma vez que o espinafre promove a regularidade, graças ao seu alto teor de fibra e água.

O espinafre contém fibras solúveis e insolúveis, que têm efeitos benéficos para sua saúde.

Enquanto a fibra insolúvel evita a constipação e melhora o funcionamento do seu sistema digestivo, a fibra solúvel evita que o seu corpo absorva gordura e colesterol dos alimentos.

15. Sangue Açúcar e Colesterol:

A fibra solúvel também regula os níveis de açúcar no sangue e colesterol e ajuda seu corpo a eliminar as toxinas e se sentir bem ao longo do dia.

16. Espinafre e Diabetes:

O espinafre possui propriedades protetoras contra o diabetes. Se você tem diabetes, você pode diminuir seus níveis de glicose com o espinafre, fortalecer a sensibilidade à insulina e prevenir alterações oxidativas no corpo graças ao rico conteúdo de espinafres de um antioxidante chamado ácido alfa-lipóico.

17. Espinafre e Câncer:

O espinafre também pode prevenir o câncer, graças ao seu alto teor de clorofila, que elimina os efeitos cancerígenos das aminas heterocíclicas.

Estes são liberados quando os alimentos são expostos a altas temperaturas. Então, adicionando espinafre ao seu molho de churrasco seria uma ótima ideia.

O espinafre também protege contra câncer de pulmão porque é rico em vitamina A.

Se você é um fumante ou um ex-fumante ou simplesmente está exposto ao fumo do tabaco, o consumo de espinafre reduz o risco de câncer de pulmão.

18. Espinafre e Asma:

O betacaroteno, que o espinafre tem em abundância, reduz os riscos de desenvolver asma.

Assim, comer espinafres e outras fontes dietéticas de beta-caroteno regularmente podem prevenir asma.

Cem gramas de espinafre contém 5626 mcg de beta-caroteno. Em contraste, cem gramas de damascos contêm 1094 mcg desta vitamina.

19. Espinafre e Gravidez:

A espinafre é especialmente útil para mulheres grávidas, uma vez que seu alto teor de folato assegura o desenvolvimento normal do sistema nervoso da prole.

O folato também evita defeitos do tubo neural. O folato também fornece crescimento normal de tecido e ajuda a manter a função celular adequada.

Então, se você está grávida, a introdução de espinafre em sua dieta é definitivamente uma boa idéia.

20. Espinafre Fortalece os Ossos:

Graças ao seu rico teor de vitamina K, o espinafre fortalece os ossos e atua como modificador das proteínas da matriz óssea quando consumido regularmente.

O espinafre também proporciona melhor absorção de cálcio e até mesmo ajuda a manter seus níveis de cálcio sob controle.

21. Espinafre Para Pele:

Como mencionado acima, o espinafre é uma rica fonte de vitamina A, que é vital para manter a pele e os cabelos em um estado bonito e saudável.

A vitamina A ajuda na produção de sebo para manter seu cabelo hidratado.

Esta vitamina também é necessária para o desenvolvimento de todos os tecidos corporais, incluindo a pele e os cabelos, os quais nunca param para regenerar.

22. Espinafre Para Perda de Cabelo:

O espinafre também é muito rico em ferro, o que significa que você pode evitar a perda de cabelo.

A deficiência de ferro é uma das causas mais comuns de perda de cabelo, portanto, o uso de ferro regularmente ajuda a fortalecer os folículos pilosos.

23. Espinafre e glândula Tireoide:

Devido ao seu alto teor de iodo, o espinafre também é recomendado para pessoas que sofrem de problemas com a glândula tireoides.

O iodo é essencial para fazer hormônios tireoidianos, e as células da tireoide são as únicas células do corpo que podem absorver iodo.

24. Eliminar Toxinas do Corpo:

O espinafre possui propriedades para eliminar toxinas do corpo humano. Com a ajuda de espinafre, você pode regular o seu metabolismo, aumentar os níveis de hemoglobina e aumentar a sua energia.

25. Facilmente Digerido e Absorvido:

O espinafre pode ser facilmente digerido e absorvido, o que significa que você nunca se sentirá inchado ou constipado.

26. Espinafre é Seguro Para Crianças:

Graças à sua digestibilidade e leveza, o espinafre é recomendado para crianças, pessoas com apetite fraco e indivíduos que se recuperam de procedimentos cirúrgicos complexos e quimioterapia.

27. Espinafre tem Propriedades Anti-inflamatórias:

O espinafre tem propriedades anti-inflamatórias, razão pela qual é frequentemente recomendado pelos dentistas como uma medida de suporte para tratar a inflamação nas gengivas e na garganta.

28. Espinafre Para Perda de Peso:

O suco de espinafre é particularmente saudável e pode ser consumido separadamente e em combinação com outros sucos vegetais, como suco de cenoura.

Aumenta a eficiência do seu trabalho, aumenta o sistema imunológico e promove a perda de peso.

29. Eficaz no Tratamento de Queimaduras: 

O espinafre também é eficaz no tratamento de queimaduras.

Para este efeito, recomenda-se a utilização de uma pasta especial de espinafres, que pode ser preparada com folhas de espinafre em ebulição em azeite. A mistura resultante é aplicada nas áreas queimadas.

30. Prevenção do Declínio Neural:

Graças ao seu elevado teor de antioxidantes e potássio, o espinafre oferece uma variedade de benefícios neurológicos, como a prevenção do declínio neural ou cognitivo e o aumento da concentração, cognição e atividade neural.

31. Espinafre Reduz o Risco de Catarata:

A espinafre reduz o risco de catarata devido ao seu elevado teor de antioxidantes tão fortes como a luteína e zea-xantina.

Esses dois antioxidantes reduzem os efeitos negativos dos radicais livres e raios UV, ambos os quais levam a cataratas.

32. Aumenta seu Metabolismo:

Também aumenta seu metabolismo inteiro, fazendo com que cada órgão em seu corpo funcione em seu nível ótimo.

Além disso, graças ao seu alto teor de tilacoides, ânsias de espinafre e fome, que ajudam você a perder quilos.

33. Reduz o Risco de Desenvolver Úlceras:

Espinafre protege a mucosa do estômago, o que significa que reduz o risco de desenvolver úlceras gástricas.

34. Reduz o Risco de Aterosclerose: 

A luteína, que o espinafre tem em abundância, reduz o risco de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e outras doenças cardíacas.

As proteínas de espinafre também ajudam a reduzir o colesterol e a limpar os vasos sanguíneos de outros depósitos de gordura.

Efeitos Colaterais:

A precaução mais importante sobre vegetais como o espinafre é a frescura.

Se o espinafre for armazenado por mais de quarenta e oito horas (não na geladeira), substâncias nocivas crescerão nas folhas.

Se você comer espinafres mimados, corre o risco de ficar muito doente.

As refeições cozidas com espinafre não devem ser armazenadas por muito tempo.

É melhor comer essas refeições imediatamente após o cozimento.

Se você tende a desenvolver cálculos renais, você não deve comer muito espinafre porque este vegetal possui uma quantidade elevada de cálcio e oxalatos, ambos os quais causam cálculos renais.

Se você está tomando diluentes de sangue, você pode querer evitar o espinafre, pois é muito rico em vitamina K1, o que é importante na coagulação do sangue.

Na verdade, se você tiver algum problema com seus rins ou trato urinário, você pode querer evitar o espinafre, porque é alto em ácido oxálico.

Não coma espinafre (ou coma em quantidades moderadas) se você sofre de uma das seguintes doenças: nefrite, doença renal, gota, reumatismo, doença do duodeno e doenças do fígado e passagens bilíngües.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Os 50 Benefícios do Milho Para Saúde!

Os 30 Benefícios do Amaranto Para Saúde