Os 14 Benefícios do Araticum Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Araticum dependendo da região, leva o nome de pinha, ata, marolo, condessa, bruto, cabeça-de-negro, entre outros. Além disso, o nome Araticum é derivado do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”, visto que sua polpa é branca, viscosa e mole quando maduro.

Quando chega a este ponto, costuma cair dos galhos e pode ser coletada do chão. A fruta é coberta por uma casca marrom, bem grossa, e contém inúmeras sementes pretas e lisas presas à polpa. É consumida ao natural, mas a polpa é muito utilizada também para sucos, sorvetes e doces.

Araticum

Planta:

O Araticum é perene, arbórea, com 6 a 8 metros de altura, bem adaptada principalmente às condições dos cerrados remanescentes do Brasil Central, que abrange o Distrito Federal e os estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo.

Folhas:

Suas Folhas são simples, coriáceas (consistência semelhante ao couro), formas e tamanhos variáveis, com pilosidade de cor marrom na face superior, caducas (caem durante o inverno ou na época de seca mais prolongada, nas regiões de clima quente).

Flores:

Formadas em ramos novos, solitárias, seis pétalas carnosas¸ livres, geralmente não se abrem totalmente. Frutos compostos, tipo sincarpo (originado da reunião de muitos frutos pequenos que se aderem, mas fecundados separadamente), daí a formação de numerosas áreas salientes na parte externa que lembram escamas arredondadas.

Apresenta variabilidade genética relacionada ao tamanho, à forma e à cor da polpa branca, amarela e rósea, em função de população de plantas.

Valor Nutricional do Araticum:

Antes de citarmos os benefícios do Araticum, é importante sabermos a origem de cada um deles. O Araticum, além de ser saboroso, também é composto por diversos nutrientes. Entre eles, podemos destacar:

Sem contar que, o Araticum, também é uma fonte poderosa de energia e com pouca gordura, o que contribui para a saúde. Agora que você já conhece o valor nutricional que essa fruta pode promover, confira os benefícios abaixo! Então confira agora os Benefícios do Araticum Para Saúde:

1. Ajuda no Processo de Emagrecimento:

Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias.

2. Benefícios do Araticum  Contra a Artrite:

O magnésio presente no Araticum age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo.

3. Mantém os Cabelos com Vida:

Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, o Araticum, por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios.

4. Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos:

Os sucos e os chás feitos com a casca do Araticum são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.

Benefícios do Araticum

5. Benefícios do Araticum Contra a Prisão de Vente:

Por serem frutas ricas em fibras, ajudam a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.

6. Combate e Previne a Anemia:

O Araticum, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.

7. Combate o Envelhecimento Precoce:

Por ser uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, o Araticum luta contra os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.

8. Melhora o Funcionamento do Intestino:

As sementes do Araticum são usadas por muitos para combater a prisão de ventre. Porém, apenas o fruto, se consumido regularmente, pode melhorar o sistema digestivo e soltar o intestino.

9. Benefícios do Araticum Para o Sistema Imunológico:

O Araticum pode ajudar a neutralizar os radicais livres e fortalecer o nosso organismo, prevenindo dores de cabeças e resfriados. Também ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e beneficia a cicatrização de ferimentos.

10. Alivia Dores de Cabeça:

Sofre com dores de cabeça constantes? A temida enxaqueca pode ser aliviada com algumas folhas da árvore umedecidas e colocadas sobre a testa.

11. Promove a Saúde dos Músculos:

O consumo regular do Araticum pode combater a fraqueza muscular, graças a presença do magnésio e do cálcio, que também é fundamental para a saúde dos ossos, além de prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

Benefício do Araticum

12. Benefícios do Araticum Para Auxiliar na Gravidez:

Se você está grávida ou planejando ter um filho também pode ter o Araticum como a sua aliada para melhorar a sua saúde e do seu bebê. Isso porque as vitaminas e minerais presentes na fruta podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.

Além disso, o seu consumo também pode evitar os riscos de aborto e, ainda, amenizar as dores do parto. Durante os primeiros meses de gestação, também é possível aliviar os sintomas da chamada “doença da manhã”, combatendo as náuseas, enjoos, dormências e alterações de humor comuns deste período, além de ajudar na produção de leite materno.

13. Ajuda no Combate a Asma:

O é Araticum rico em vitamina B6, e também pode ser consumido para prevenir ou combater os sintomas da asma, como é o caso dos ataques asmáticos. Além disso, comer a fruta também pode ajudar a diminuir a inflamação brônquica.

Os 15 Benefícios do Óleo de Alho Para Saúde!

caqui do mato

Os 10 Benefícios do Caqui do Mato Para Saúde