Nutrientes

Vitamina B12: O que é, funções, alimentos ricos, benefícios e deficiência

A Vitamina B12 é um dos elementos que faz parte do grupo das vitaminas do complexo B. Ela é importante para que o organismo obtenha energia, já que transforma os carboidratos presentes nos alimentos em glicose, que serve como combustível para o corpo.

Vitamina B12: O que é, funções, alimentos ricos, benefícios e deficiência

Mas essa não é a única vantagem que o nutriente oferece para nós. A Vitamina B12 ainda auxilia o sistema nervoso a funcionar direitinho, ajuda na produção de DNA e RNA (material genético), contribui para que o ferro trabalhe bem no organismo, colabora com a formação de glóbulos vermelhos e, ao lado das vitaminas B6 e B9, controla os níveis de homocisteína no sangue, um componente associado com o risco de desenvolvimento de doença no coração.

Deficiência da Vitamina B12:

A falta de Vitamina B12 no organismo pode causar fadiga, falta de energia, tontura ao se levantar ou fazer esforço, falta de concentração, falha de memória e de atenção, formigamento das pernas, entre outros.

A ausência dessa vitamina por tempo prolongado pode causar anemia perniciosa ou megaloblástica, assim como conduzir alterações na síntese do DNA, fazendo com que a medula óssea produza hemoglobinas imaturas ou com alterações morfológicas. Então, vale a pena conhecer Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B12:

Alimentos Ricos em Vitamina B12:

1. Peixes:

Os peixes podem ser uma das adições mais saudáveis ​​à sua dieta. Eles são uma excelente fonte de muitos nutrientes, incluindo Vitamina B12.

2. Cereais:

Os cereais são uma maneira saudável de começar o dia. Os cereais fortificados têm cerca de 6 microgramas de Vitamina B12 por xícara.

Não se esqueça de conferir o rótulo antes de comprar os cereais, pois o valor nutricional varia de acordo com a marca.

3. Queijo:

O queijo é amplamente utilizado na preparação de massas, saladas, sopas e pizza. Proporciona um sabor delicioso aos pratos. Mussarela, parmesão e feta são algumas das melhores fontes de Vitamina B12.

4. Caranguejo:

O caranguejo é um alimento marinho muito popular, apreciado principalmente em ocasiões especiais. Ele é uma ótima fonte de zinco, cobre, potássio e selênio. É um dos melhores Alimentos Ricos em Vitamina B12.

5. Presunto:

Uma dose de presunto de 85 gramas fornece ao corpo meio micrograma de Vitamina B12, que equivale a 9% do valor diário recomendado para um adulto.

O presunto é bastante rico em calorias e deve ser apreciado com moderação para ter uma dieta equilibrada.

6. Aves:

As aves de capoeira, como peru e frango, são alternativas mais saudáveis ​​para a carne vermelha.

Frango e peru são boas fontes de várias vitaminas e minerais essenciais e estão livres de gorduras e calorias.

7. Creme de Amendoim:

Muita gente não sabe, mas o creme de amendoim tem sido um dos alimentos mais consumidos por quem não come carne.

Por possuir uma quantidade interessante de Vitamina B12, ele atua propiciando diversos benefícios para a saúde.

8. Ovos:

Mexidos, fervidos ou fritos, os ovos são um dos mais Alimentos Ricos em Vitamina B12. A gema de ovo contém a maior concentração de Vitamina B12.

9. Leite:

O valor nutritivo do leite não é apenas limitado ao cálcio e à vitamina D. É também uma fonte surpreendente de Vitamina B12.

10. Salmão:

O salmão, é um dos peixes mais apreciados no mundo, não poderia deixar de estar na lista dos Alimentos Ricos em Vitamina B12.

Vitamina B12: O que é, funções, alimentos ricos, benefícios e deficiência

Seja cru, assado, cozido ou frito, esse peixe também é uma das principais fontes de ômega 3, proporcionando inumeráveis benefícios para a saúde.

11. Extrato de Levedura:

O extrato de levedura é uma boa fonte de proteína e Vitamina B12 para vegetarianos e veganos.

12. Ostra:

A ostra é outra excelente fonte de Vitamina B12. Uma dose de 85 gramas de ostra fornece cerca de 30 microgramas de Vitamina B12.

13. Produtos à Base de Soja:

Para quem não consome carnes, os produtos à base de soja são bastante utilizados como Alimentos Ricos em Vitamina B12, oferecendo também outros nutrientes que são indispensáveis para complementar a alimentação dos vegetarianos.

Outros Alimentos Ricos em Vitamina B12:

Malefícios da vitamina B12:

Acumular altas doses do nutriente no corpo é mais comum quando uma pessoa faz o uso de suplementos vitamínicos. Isso pode provocar alterações no baço e modificações e elevação nos linfócitos, os chamados glóbulos brancos que quando estão com as taxas altas indicam infecção e quando têm baixos níveis são evidência de problemas na medula óssea.

Sendo assim, o ideal para não sofrer os efeitos do excesso de Vitamina B12 no organismo é buscar obter o nutriente por meio da alimentação e fazer o uso de suplementos alimentares somente quando o médico prescrever.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

5 comentários

  • […] como rica em vitaminas, a Lima também é rica em minerais. Existem alguns médicos que indicam dietas que incluem a […]

  • […] de hidratantes de pele, pois sabe-se que a Ingá Dedo é rica em polifenóis, Vitamina A, Vitamina B, Vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso a Ingá Dedo é altamente […]

  • […] dessa vitamina podem ajudar a interromper esse processo. Carne, peixe e ovos são fontes de vitamina B12 que devem ser incluídas em seu […]

  • […] principalmente ferro, cobre, zinco, vitamina A, riboflavina, piridoxina, ácido fólico e vitamina B12. Além disso, alguns minerais, como o fósforo, diminuem a absorção de metais pesados, como o […]

  • […] dos países asiáticos, especialmente da China. Seu uso vai muito além do medicinal, servindo como alimento, de base têxtil e como matéria para a indústria. Também tem um papel religioso e cultural […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.