Os 25 Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Chá de Quebra Pedra é a bebida perfeita, inclusive a de saúde do nosso povo, porque, além de ser delicioso o Chá de Quebra Pedra, faz um bem danado para a saúde. O Chá de Quebra Pedra (Phyllantus) é um dos mais populares chás medicinais utilizados no nosso país. Os benefícios são voltados aos rins, sendo ótimo diurético e também famoso por eliminar cálculos renais, que são comumente chamados de “pedras nos rins”.

Benefícios do Chá de Quebra PedraEssa planta costuma nascer nos espaços entre pedras, podendo ser encontrada facilmente em quintais ou até nos passeios das calçadas, entre fendas em muros, etc. Essa facilidade contribui para a popularidade do uso desse chá, que passa de geração à geração naturalmente.

Propriedades do Chá de Quebra Pedra:

A erva Quebra Pedra pode ser usada para o combate às pedras nos rins, cólica renal, infecções respiratórias, catarro, ácido úrico elevado, amenorreia, disenteria, inchaços, problemas na próstata, hepatite B e falta de apetite.

Seus benefícios se devem às suas propriedades diuréticas, analgésicas, anti-inflamatórias, adstringentes, relaxantes, anticancerígenas, anti-infecciosa, e por conter ácido linoleico, linolênico e ricinoleico, compostos fenóicos, vitamina C, lignanas, triterpenóides, flavonoides quercetina, rutina, astragalina, nirurina, fisetina, glicosídeos, triacontanal, hipofilantina, derivados flavonicos, triterpenóides, esteroides e estradiol. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde:

1. Combate o Aparecimento de Pedras nos Rins:

O Chá de Quebra Pedra é conhecido por combater o aparecimento de pedras nos rins e as cólicas renais e por limpar e estimular os órgãos.

2. Diminui a Elevação da Pressão Arterial:

Chá de Quebra Pedra é composta por uma substância chamada geraniin. Trata-se de fitoquímico que inibe a enzima conversora da angiotensina (ACE, sigla em inglês), que atua na elevação da pressão arterial.

3. Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Aliviar a Dores no Corpo:

O fitoquímico geraniin também possui um efeito analgésico, diminuindo a dor. Um experimento do ano de 1996 isolou o fitoquímico da planta e concluiu que ele é um analgésico sete vezes mais potente do que substâncias como a aspirina, por exemplo.

4. Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Fortalecer o Coração:

Podemos afirmar que a planta beneficia a saúde do coração devido ao fato de que ela trabalha contra a elevação da pressão arterial. Isso porque a pressão arterial alta aumenta as chances de sofrer ataques cardíacos.

5. Ajuda o Fígado a Trabalhar de Maneira Mais Eficaz:

Existem pessoas que utilizam a erva antes de sair para beber. O objetivo disso é diminuir a eficiência do álcool em sua ação de danificar as células cerebrais. Acredita-se ainda que o Chá de Quebra Pedra pode auxiliar o fígado a trabalhar de maneira mais eficaz, depois da bebedeira.

6. Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Melhorar o Sistema Digestivo:

O Chá de Quebra Pedra pode ser utilizado para auxiliar o tratamento de problemas do trato digestivo como gases, diminuição de apetite, dor de estômago, infecções intestinais, disenterias e prisão de ventre. A planta utilizada no preparo da bebida é capaz de criar um ambiente no intestino desfavorável para as bactérias intestinais.

7. Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Protege o Fígado:

Uma pesquisa clínica identificou que a quebra pedra tem a habilidade de proteger o fígado, ajudando inclusive a prevenir contra o desenvolvimento de câncer no órgão.

8. Auxilia com a Prevenção de Derrames:

No mesmo sentido, o Chá de Quebra Pedra auxilia na prevenção de derrames também por atuar na redução da pressão arterial.

9. Combate a Infecção Urinária:

A ação diurética do Chá de Quebra Pedra faz com que ele possa ser um complemento importante para o tratamento da infecção urinária. Porém, seu uso deve ser reduzido, informado ao seu médico e combinado aos tratamentos convencionais, os únicos que comprovadamente combatem a infecção urinária.

10. Chá de Quebra Pedra Emagrece:

Nenhum produto sozinho pode ser considerado responsável por emagrecimento. No entanto, por ser efeito diurético, o Chá de Quebra Pedra pode auxiliar no combate à retenção de líquidos e sua inclusão, sob prescrição de um nutricionista ou endocrinologista, em uma dieta pode ajudar na perda de peso.

Outros Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde:

  • Diminui as taxas de glicose sanguínea;
  • Tem ação antibacteriana;
  • Tem ação antiespasmódica;
  • O nutriente é importante para o processo apropriado de cura de feridas e queimaduras;
  • A bebida também é fonte de manganês, um mineral que ajuda;
  • A proteger o organismo dos danos causados pelos radicais livres;
  • Exerce efeito diurético;
  • Alivia os sintomas da azia;
  • Melhora os sintomas da prisão de ventre;
  • Reduzir inflamações e espasmos;
  • Auxiliar no aumento da micção (recomendado para quem sofre de insuficiência renal);
  • Reduz a febre (não se deve administrar em crianças menores de 5 anos de idade);
  • Protege e desintoxica o fígado;
  • Tem um efeito laxante leve, porém com um grande poder diurético;
  • Mata vírus e bactérias;
  • Elimina lombrigas do intestino;
  • Reduz a pressão arterial, além dos níveis de açúcar e colesterol no sangue;
  • Ajuda na digestão;
  • Alivia todos os tipos de dores, especialmente na parte inferior do abdômen (por exemplo, para mulheres em determinada época de seu ciclo menstrual).

Como Fazer Chá de Quebra Pedra:

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água;
  • 10 gramas de folhas secas de quebra pedra.

MODO DE PREPARO:

  • Para o preparo do chá você deve misturar a água com as folhas secas de quebra pedra.
  • Coloque as folhas na água, e leve ao fogo.
  • Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos.
  • Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por mais 10 minutos.
  • Consuma de duas a três xícaras ao dia.
  • O chá tem gosto amargo, por isso se quiser adoce com mel.

Benefícios do Chá de Quebra Pedra

Efeitos Colaterais do Chá de Quebra Pedra:

Não há efeitos colaterais importantes relatados pelo uso de Chá de Quebra. No entanto, não se deve consumir mais do que quatro xícaras do chá por dia sob risco aumentado de intoxicação ou outro problema relacionado ao consumo do chá.

Contraindicações do Chá de Quebra Pedra:

A ingestão do Chá de Quebra Pedra é contraindicada para algumas pessoas como gestantes, lactantes e para crianças.

Recomendações do Chá de Quebra Pedra:

Apesar de exercer efeitos benéficos para a saúde, não é recomendado ingerir o Chá de Quebra Pedra por conta própria, isso porque podem ocorrer efeitos indesejados se consumido de forma errada. Por isso, consulte primeiro um médico ou nutricionista para receber todas as orientações em relação ao consumo do chá dessa planta.

beneficio do oleo de cartamo

Os 30 Benefícios do Óleo de Cartamo Para Saúde

Os 25 Benefícios do Óleo de Tangerina Para Saúde