Benefícios do Chás

Chá de Salgueiro – Origem, Benefícios e Como Usar!

cha de salgueiro

Chá de Salgueiro – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, o Salgueiro é uma planta nativa das zonas temperadas. Esta planta é muito conhecida pelos seus poderes analgésicos, mas esse não é o único benefício que essa planta pode nos trazer. Há registros de que Hipócrates escreveu no século V a.C.

Sobre o pó que era extraído da casca do Salgueiro. Esse pó era muito utilizado para aliviar dores e reduzir a febre. O uso dessa casca, como pode-se observar, é conhecido há milhares de anos com o foco na área medicinal.

cha de salgueiro

Na China e na Europa seu uso vem de muitos séculos atrás e até os dias atuais a casca desta planta tem sido utilizada para o alívio de dores. O Chá de Salgueiro auxilia no tratamento de dores provocadas pela osteoporose, pelas tendinites, bursites, dores lombares, de cabeça e muitas outras.

O Salgueiro possui várias espécies, algumas são da Europa, outras da Ásia e também da América do Norte. Esta planta é da família das Salicaceae. Ela chega a atingir de vinte a trinta metros de altura e suas folhas são decrépitas, chegando a medir de cinco a dez centímetros de comprimento.

Propriedades do Chá de Salgueiro:

Com propriedades sudoríferas, antipiréticas, analgésicas, antirreumáticas e anti agregantes, o uso de Chá de Salgueiro é eficaz no tratamento de febre, dor de cabeça, reumatismo, artrite, artrose, gota, resfriado e nevralgia. Além disso, auxilia no processo de alívio de sintomas pré-menstruais, da insônia e da ansiedade para esses fins, consulte o preparo que utiliza as flores do Salgueiro.

Origem do Chá de Salgueiro:

Originário da Europa, Ásia e da América do Norte, o Chá de Salgueiro possui diversas propriedades benéficas para tratamentos de saúde. Utilizada há muito tempo para tirar dores e reduzir febre, o Chá de Salgueiro possui salicina, substância que, em 1800, foi isolada por estudiosos e transformada em processos químicos no ácido acetilsalicílico presente nas aspirinas, muito usadas nos dias de hoje.

Salgueiro, chorão, vime e salso, dentre outros, são denominações comuns das plantas do gênero Salix, pertencentes à família Salicaceae e originárias da Ásia, Europa e da América do Norte, sendo algumas das espécies mais conhecidas o salgueiro branco, o negro, o frágil e o de casca roxa.

No século V a.C., o pai da medicina Hipócrates escreveu sobre um pó, extraído da casca do salgueiro, que teria as propriedades medicinais de aliviar dores e reduzir febres. Até hoje, Chá de Salgueiro é utilizado para o alívio de dores de cabeça, dores lombares, além das dores provocadas por tendinite, bursite, osteoporose, dentre outras. Saiba mais sobre esta planta, as suas propriedades medicinais e os benefícios que traz à nossa saúde.

Benefícios do Chá de Salgueiro Para Saúde:

1. É Fonte de Vitamina C:

Chá de Salgueiro é uma fonte natural de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural, que pode bloquear alguns dos danos que podem resultar da exposição a toxinas e radicais livres. Esses danos podem levar ao aumento das taxas de envelhecimento.

2. Salgueiro Para Dor:

Devido à sua rica mistura de antioxidantes e compostos orgânicos, as funções do Chá de Salgueiro soam como um analgésico bem-sucedida. Por milhares de anos, a Casca do Salgueiro tem sido tradicionalmente usada para aliviar a dor dos ferimentos e doenças com grande sucesso.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

Chá de Salgueiro possui em si importantes benefícios para a saúde, como já sabemos, e entre eles, cabe destacar a importante presença da vitamina. Foi demonstrado que os botões, o caule e as cascas do Salgueiro têm altos níveis de vitamina C, sobretudo em sua forma crua.

4. Combate Inflamações:

A inflamação assume muitas formas diferentes dentro do nosso corpo. Se você estiver olhando para eliminar a inflamação em suas vias respiratórias, sistema gastrointestinal ou nas articulações, o Chá de Salgueiro pode rapidamente aliviar os sintomas.

5. Combate à Febre:

O Chá de Salgueiro tem sido utilizado há centenas de anos como forma de tratar a febre. Ele é dotado de propriedades antipiréticas, o que significa que a erva ajuda a diminuir a febre.

6. Promove Saúde Para Mulher:

Por ser analgésico, o Chá de Salgueiro pode ajudar a aliviar as dores menstruais, assim como a aspirina. Além disso, o chá preparado a partir da casca do Salgueiro pode auxiliar a aliviar as cólicas e as alterações de humor que costumam ocorrer durante o período da menstruação.

7. Ajuda a Melhorar a Digestão:

Os variados ácidos orgânicos presentes nos Benefícios do Chá de Salgueiro, são conhecidos por impulsionar o poder digestivo do corpo.

8. Salgueiro Para o Estômago:

O alto teor de taninos podem ajudar a acalmar o estômago e evitar desconforto gastrointestinal durante a outras doenças ou períodos de um sistema imunológico enfraquecido. Enquanto o  Chá de Salgueiro pode ser de ação lenta, seus efeitos podem ser de longa duração, tornando-se um remédio herbal eficaz para adicionar ocasionalmente para o seu regimento de saúde.

Receita de Chá de Salgueiro:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de folhas secas de Salgueiro;
  • 1 xícara de água.

MODO DE PREPARO:

  • Colocar as folhas secas dentro de um recipiente e reservar;
    Despejar a água em uma panela e levar ao fogo para esquentar;
  • Quando alcançar a fervura, despejar em cima das flores;
  • Tampar e deixar descansar durante 10 minutos;
  • Então, coar e beber o chá em seguida.
cha de salgueiro origem

Cuidados e Contraindicações do Chá de Salgueiro:

O uso do  Chá de Salgueiro é contraindicado para mulheres grávidas, para pessoas que possuem problemas gástricos e úlceras, e também não deve ser usado por pessoas que sejam alérgicas à aspirina ou que estejam sendo medicadas com anti agregante.

É necessário ter atenção com a quantidade ingerida do Chá de Salgueiro, pois, em doses excessivas, o Salgueiro pode causar irritação no estômago, náuseas, vômitos, zumbido nos ouvidos, erupções na pele e inflamação dos rins.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.