Os 40 Benefícios da Tangerina Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Tangerina Para Saúde são muitos e variados. Além disso, a Tangerina é rica em nutrientes que são essenciais para melhorar a saúde humana, combatendo muitas doenças. A Tangerina também é conhecida como bergamota, mexerica e laranja-cravo, e pode ser consumida como fruta simples ou em receitas de sucos e sobremesas, e as folhas e o caule da planta também podem ser usados para a preparação de chás e infusões.

tangerina

O nome científico da Tangerina é Citrus aurantium Bergamia e pode ser comprada em supermercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais.

A Tangerina é uma fruta muito popular no Brasil, que vem sendo utilizada, inclusive, em regimes e dietas de emagrecimento, pois além de ter poucas calorias, é repleta de benefícios para a saúde.

Essa fruta possui uma coloração alaranjada e, apesar de ser uma fruta cítrica, normalmente possui sabor adocicado. É nativa de regiões da Ásia, Índia, China e países vizinhos que possuem clima subtropical e tropical úmido.

Origem da Tangerina:

A Tangerina (Citrus reticulata), também mexerica, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, bergamota, clementina, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia (Índia, China e países vizinhos de climas subtropical e tropical úmido).

A Tangerina é cultivada há milênios na China, na Europa chegou apenas em 1805 importada para Inglaterra. No Brasil a variedade poncã veio com os colonos portugueses em 1892.[10]

Normalmente, é colhida entre os meses de maio a agosto, mas a safra pode ir de abril a setembro. A árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.

Valor Nutricional da Tangerina:

A Tangerina é uma rica fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e vitamina B2, bioflavonóides (como o nobiletin), folato (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio.

A fruta inteira pode ser aproveitada para melhor utilização de suas propriedades, pois sua casca e folha também são muito ricas em nutrientes. Então, confira os Benefícios da Tangerina Para Saúde:

Benefícios da Tangerina Para Saúde:

1. Promove a Saúde Oral:

A vitamina C, aliada ao cálcio e fósforo presentes na Tangerina, são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento de dentes mais saudáveis, e além disso, pesquisadores da “State University of New York at Buffalo” publicaram uma pesquisa em que dizia que pessoas que não consomem sua dose diária de vitamina C têm 25% mais chance de ter gengivite, doença que inflama a gengiva, deixando-a mais volumosa e passível a sangramento.

Porém, cuidado para não comer muita Tangerina, pois por ser uma fruta ácida, ela pode estragar o esmalte dos seus dentes já saudáveis.

2. Previne a Diabetes:

Uma pesquisa acadêmica feita pela “The University of Westen Ontario” diz que uma bioflavanoide chamada Nobiletin, encontrada na Tangerina, é possivelmente uma potente substância que ajuda o nosso organismo a combater a diabete tipo 2, pois ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.

3. Reduz o Colesterol Ruim:

A Tangerina possui principios ativos que ajudam na prevenção do excesso de gordura no nosso corpo, principalmente no fígado, encorajando nosso organismo a queimar gordura e não produzi-la e nem estocá-la. Desta forma, ele ajuda a baixar o colesterol ruim e ainda promove o bom colesterol. A Tangerina é composta também por sinefrina, que ajuda a frear a produção de colesterol no organismo.

4. Favorece o Sistema Digestivo:

Devido à sua composição nutricional, também podem haver muitos benefícios da Tangerina para o seu sistema digestivo, de diversas formas. Por ela ser rica em fibras, ela ajuda no funcionamento geral do sistema digestivo e dos rins também.

5. Promove a Saúde Ocular:

Com o consumo da Tangerina fresca, a vitamina A e C, presentes na fruta, podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que pode ser a maior causa de perda de visão em idade avançada.

6. Aumenta a Produção de Energia:

A falta de ferro no sangue pode causar falta de disposição e deixar a pessoa com aparência mais pálida e cansada. Quando a vitamina C da Tangerina é aliada a algum outro alimento rico em ferro, como por exemplo o espinafre, o corpo terá uma capacidade maior de absorver este ferro. Desta forma, um suco de Tangerina com espinafre pode ser uma boa pedida para o começo ou meio do dia.

7. Combate o Envelhecimento Precoce:

A Tangerina é rica em antioxidantes, que desacelera o processo de envelhecimento, especialmente da pele, e por isso, a deixa muito mais bonita e radiante. Se você quiser manter a sua pele muito mais bonita, jovial e saudável, inclua mais tangerinas na sua alimentação.

8. Combate a Fadiga:

Algumas combinações de alimentos podem ser muito boas para a sua saúde, e isso é bastante válido em relação às tangerinas, pois a vitamina C contida nelas, junto com o ferro de algum outro alimento (espinafre, por exemplo), facilita a absorção do ferro com muito mais facilidade, que é essencial para a nossa saúde.

Deficiência em ferro pode causar fadiga, cansaço, problemas de respiração, olheiras e palidez, além de outros problemas mais graves que podem surgir com o tempo, como anemia.

beneficio da tangerina

9. Melhora o Humor:

Você sabia que o aroma cítrico tem ótimos efeitos psicológicos? O simples ato de cheirar uma Tangerina pode melhorar seu humor de forma significativa, segundo Barbara Thomley, coordenadora do Programa de Medicina Complementar e Integrativa da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.

Ao cheirar a casca da fruta, você vai diminuir os níveis de estresse e ansiedade, sentindo-se mais relaxado. Então, da próxima vez que estiver irritado e de mau humor, faça esse teste e deixe os remédios de lado.

10. Favorece o Ganho de Massa Muscular:

Se você pratica musculação e quer ganhar e fortalecer a massa muscular, precisa de uma ajuda extra na alimentação.

Embora as bananas sejam bastante conhecidas para isso por ter bastante potássio, a Tangerina também é uma ótima fonte desse nutriente, com cerca de 115 miligramas, tornando-a essencial para fortalecer a musculatura. Mas isso não significa que você vai descartar as bananas.

11. Previne o Câncer:

A Tangerina possui carotenoides, que impossibilita o câncer de fígado. Além disso é rica em vitamina A. Em pacientes com hepatite C foi observada uma proteção em oposição a o câncer de fígado pela absorção do suco da Tangerina devido à assistência de beta-cripto xantina em grande porção. Devido à sua abundância em limoneno, possui características anticâncer similarmente.

12. Diminui a Pressão Sanguínea:

Devido à presença dos minerais e nutrientes como o potássio, a Tangerina reduz os graus de pressão sanguínea. Ele preserva a pressão nas artérias comum, permitindo o movimento de sangue por meio de das artérias sem complicações.

13. Previne Cãibras:

A vitamina C é essencial para ter um sistema imunitário sadio. Devido às suas características antimicrobianas, impossibilita a contaminação de feridas. A Tangerina é um purificador do sangue que apura resíduos do corpo. Ela auxilia a evitar cãibras e vômitos, impedindo espasmos no sistema digestivo e nervoso.

14. Benefícios da Tangerina Contra Rugas:

A Tangerina auxilia a afrontar com complicações de rugas. Aqueles com trinta e poucos anos que sentem uma má disposição na pele pode ser por causa de à cotidiano de pele desagradável ou falta de miniaturização. Por isso, a Tangerina auxilia a se livrar das rugas de uma maneira eficaz.

15. Combate a Constipação:

Devido à presença do alto teor de fibra nas tangerinas, a mesma auxilia a evitar a constipação. A prisão de ventre é fraude promovendo a digestão e apoiando os movimentos intestinais fáceis.

16. Combate a Bronquite:

As Tangerinas fortalecem o organismo e o protege das infecções e doenças. O consumo de suco de Tangerina é especialmente recomendado em casos de asma ou bronquite.

17. Acelera o Processo de Cicatrização:

O óleo de Tangerina é extraído a partir de Tangerina e auxilia a crescer novas células e tecidos. Ele similarmente acelera o processamento de cicatrização.

18. Combate Infecções:

Como a vitamina C é antioxidante resolvível em água natural, a presença de 87% da vitamina C na Tangerina auxilia a afrontar em oposição a os agentes infecciosos e remove os radicais livres que são capazes de ser uma pleito para o câncer.

19. Benefícios da Tangerina Contra os Radicais Livres:

A Tangerina é rica em vitamina C, que auxilia a combater os radicais livres com suas características antioxidantes que são capazes de provocar enfermidade infecciosa e câncer. Com a descarga de radical livre, ele similarmente evita danos celulares.

20. Promove a Saúde do Coração:

Além de prevenir contra o diabetes, como mencionado acima, a maravilhosa nobiletina também previne contra a arteriosclerose, uma enfermidade que cria placas de gordura nas veias sanguíneas, muito comum em pessoas que têm problemas com colesterol alto.

Esta doença é uma das maiores causas de doenças cardíacas, como infarto. Outro estudo científico comprovou que mulheres que consumiam Tangerina tinham 19% menos risco de ter problemas relacionados a coagulação do sangue, um problema que também pode danificar o coração.

21. Promove a Saúde Capilar:

Além de deixar sua pele linda, a Tangerina contribui para a estabilidade dos fios de cabelo, prevenindo contra queda, e até ajuda no crescimento.

Um estudo recente mostrou que pessoas com problemas nas madeixas, também têm problemas de autoestima, o que pode causar insegurança social e falta de autoconfiança. Por isso, comer tangerinas fortalece o couro cabeludo, e os fios crescem fortes e brilhantes.

22. Fortalece os Ossos:

Outro benefício que essa fruta pode nos proporcionar é nos ossos. De acordo com um estudo feito na Universidade Tufts, nos Estados Unidos, homens que consumiam bastante vitamina C e potássio, encontrados abundantemente nas tangerinas, tiveram um aumento e fortalecimento da densidade óssea, com riscos muito menores de fraturas.

Por isso, se você quer manter seus ossos firmes e evitar acidentes, consuma tangerinas com mais frequência.

23. Promove a Saúde Gestacional:

A Tangerina contém em média 20mg de folato, uma versão natural do ácido fólico. Apesar de nosso organismo precisar de uma quantidade maior do que esta, ainda é importante conhecer as propriedades do ácido fólico, que encoraja o nosso corpo a reparar DNA e ajuda no crescimento de células e tecidos.

Desta forma, ele é um elemento essencial em períodos como a gravidez e a infância. Se consumido em quantidades adequadas, o ácido fólico ainda pode ajudar a prevenir mudanças de DNA que poderiam levar ao câncer.

24. Benefícios da Tangerina Contra Doenças:

Por causa de seu alto valor nutricional, a Tangerina não somente cura doenças, mas também previne contra elas, fortalecendo a imunidade. Acabar com um resfriado, por exemplo, é muito mais fácil com a grande quantidade de vitamina C que contém nesta fruta. Para uma cura mais rápida, tome um chá de hortelã como acompanhamento.

beneficios da tangerina

25. Combate o Estresse:

O maracujá pode ser o maior conhecido das frutas calmantes, porém o cheiro da Tangerina e o chá de sua folha são altamente recomendados para quem deseja se acalmar depois de um dia, uma semana, ou até anos turbulentos. Esse é um dos benefícios da Tangerina menos conhecidos. Na aromaterapia o seu óleo essencial é usado para ajudar as pessoas a descansarem e relaxarem.

26. Combate a Anemia:

Pela Tangerina  ser composta 90% por água, ela ajuda a hidratar o organismo, é uma fruta diurética, e suas vitaminas e sais mineiras colaboram para o tratamento de anemias.

27. Benefícios da Tangerina Contra o Câncer:

Estudos ainda iniciais foram feitos sobre as propriedades anticancerígenas dos bioflavonoides encontrados na Tangerina. Foi demonstrado que eles ajudariam a prevenir o aumento de células cancerígenas, reduzindo, assim, a proliferação de tumores.

28. Regula a Pressão Arterial:

A Tangerina possui propriedades que ajudam a nos proteger da aterosclerose, grande causa de enfartos e ataques do coração. Além disso, a Tangerina é rica em potássio, substância que ajuda a reduzir a pressão arterial e promove um fluxo sanguíneo mais saudável, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos.

29. Aumenta a Imunidade:

É comumente sabido que a vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imune mais forte, e por isso é a vitamina mais encontrada em remédios para prevenir e combater gripes. Por isso, um dos benefícios da Tangerina é ter essa capacidade de ser um saboroso remédio natural.

Em dias mais frios, uma boa pedida é fazer o chá da casca da Tangerina acompanhado de outros ingredientes, como a hortelã ou menta, que nos fornece um combo com propriedades antivirais. Ou com gengibre e alfazema, pois a alfazema ajuda a relaxar os músculos doloridos e o gengibre é um anti-inflamatório natural.

30. Favorece a Perda de Peso:

Dentre os benefícios da Tangerina, destaca-se a ajuda no controle do peso corporal. Em 100g de Tangerina pode-se encontrar por volta de 53 calorias, 0.3g de gordura, quase 2g de fibra, 27mg de vitamina C e 37 mg de cálcio.

Estas propriedades fazem com que esta seja uma fruta muito encontrada nos cardápios de regimes, pois, por ela ter uma casca dura e mesmo assim ser fácil de descascar, ela é uma ótima fruta para ser levada em bolsas ou mochilas como lanche matinal ou vespertino.

A fibra presente na fruta ajuda na perda de peso, pois esta auxilia o nosso corpo a saber que estamos saciados e ajuda a balancear o nível de açúcar no sangue. Suas vitaminas ajudam a inibir a produção de cortisol, hormônio do estresse, que pode influenciar no armazenamento de gorduras.

E, finalmente, por ser um alimento com baixo teor de gordura e calorias e altos níveis vitamínicos, a tangerina se torna uma aliada perfeita para dietas balanceadas para perda de peso.

Outros Benefícios da Tangerina Para Saúde:

  • O chá da folha de Tangerina ainda pode ajudar a combater doenças, citadas previamente, como a aterosclerose e cálculos renais.
  • Devido à sua abundância em Vitamina E e vitamina B1, a Tangerina proporciona um cabelo admirável, abundante e bom.
  • Estudos científicos atribuíram à Tangerina propriedades antitumorais, especialmente no que diz respeito ao fígado.
  • O consumo de Tangerina tem sido associado a uma redução no risco de acidente vascular cerebral.
  • Contém cálcio, potássio e fibras úteis para o bom funcionamento do intestino.
  • Promove a diurese e ajuda a combater a retenção hídrica.
  • Suas sementes, que podem ser mastigadas e ingeridas sem problemas, podem ajudar a aumentar o teor de vitamina desta fruta.
  • Tangerinas também são ricas em acido fólico, importante na reparação do DNA e no crescimento de células e tecidos.
  • O consumo de Tangerina também ajuda a melhorar as funções visuais.
  • As tangerinas são ricas em antioxidantes e desempenham uma função de purificação do corpo.

Como Consumir a Tangerina:

O consumo ao natural da fruta é indicado com o bagaço para que todos os seus nutrientes, principalmente a fibra, sejam ingeridos. Pode ser consumida ainda na forma de chá.

Para preparar, você vai precisar de:

  • Cascas desidratadas de Tangerina;
  • Água.

Se você não tiver as cascas desidratadas, coloque-as em uma forma e deixe ao sol por alguns dias. Em seguida, em um saco lacrado, armazene sempre dentro da geladeira por, no máximo, 2 ou 3 meses.

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione as cascas e desligue o fogo. Tampe e deixe em infusão por cerca de três minutos. Quando passar esse período, coe e consuma sem adoçar. Você pode consumir essa bebida quente ou gelada, deixando na geladeira até alcançar uma temperatura agradável e consuma como refresco.

tangerina beneficio

Receita de Chá de Tangerina:

Primeiramente, é necessário desidratar as cascas da Tangerina. Para isso, basta colocar as cascas em uma forma e deixar ao sol por alguns dias. Após isso, guarde as cascas lacradas dentro da geladeira.

As cascas na geladeira podem ser conservadas até dois ou três meses. Para preparar o chá, adicione as cascas em água fervente e deixe em infusão durante 3 minutos. Após esse período, é só coar e tomar o chá, sem adoçar.

Não use açúcar, mel e nem adoçante. Se preferir a bebida gelada, pode colocar o chá dentro na geladeira e consumi-lo posteriormente como um refresco.

Efeitos Colaterais da Tangerina:

Durante a gravidez, a Tangerina deve ser utilizada com precaução, vez que doses grandes podem estimular contrações.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

gergelim

Os 30 Benefícios do Gergelim Para Saúde

Os 30 Benefícios da Couve Flor Para Saúde