Barbatimão – Origem, Benefícios e como Usar

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Barbatimão – Origem, Benefícios e como Usar a planta de maneira correta. Além disso, o Barbatimão possui muitas propriedades medicinais que melhoram a saúde do corpo humano. Os nomes populares são: Barbatimão, Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima. Oficialmente, recebe a pomposa denominação de Stryphnodendron barbatimam Mart.

barbatimao

Os povos indígenas foram os primeiros a utilizar a planta em seus rituais de cura, posteriormente este conhecimento foi passado aos caboclos e chegou aos centros de pesquisas atuais.

Além dos usos medicinais, a planta também é útil na construção civil, na produção de sabão e a sua casca é bastante utilizada no curtimento de couro. Além disso, é utilizada na fabricação de sabonetes medicinais, nos tratamentos de casos de psoríase e outras doenças de pele.

Origem do Barbatimão:

O Barbatimão, de nome científico Stryphnodendron barbatiman, é uma árvore que chega a medir entre 4 e 6 metros, nativa dos cerrados brasileiros, muito difundida nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

É também conhecida como yba timó, expressão indígena que significa “árvore que aperta”, devido à ação adstringente que possui. O caule e ramos da árvore são bastante tortos, com poucas folhas e é recoberta por casca de aspecto rugoso.

Propriedades do Barbatimão:

Na composição química do Barbatimãosão observados elevados teores de taninos, especialmente na casca. Os taninos são substâncias fenólicas solúveis em água que, nas plantas, possuem o papel biológico na defesa contra o ataque de animais e microrganismos.

Também conta com flavonoides em menores quantidades. Os flavonoides são compostos com elevado potencial antioxidante que atuam como protetores das células e seu DNA frente a danos oxidativos gerados por radicais livres.

O chá de Barbatimão possui propriedades adstringente, antifúngica, anti-inflamatória, antibacteriana, anti-hemorrágica, antisséptica, cicatrizante e tônica, sendo utilizado no tratamento de casos de inflamações do útero e ovários, hemorragia interna, cistos, miomas, blenorragia, corrimento vaginal, úlceras, feridas, afecções da garganta, colite, diarreia, hemoptises e hemorragia uterina.

Benefícios do Barbatimão Para Saúde:

Combate a Gastrite:

É comumente empregada por adeptos da medicina natural no combate à enfermidades como malária e diabetes; úlceras, feridas de HPV, corrimento vaginal, diarreia, pequenas hemorragias, hérnia, conjuntivite e gastrite.

Previne a Candidíase:

A espécie é comum nas regiões Centro Oeste e Sudeste e é capaz de combater candidíase, dor de garganta, além de beneficiar a saúde bucal, especialmente na manutenção de gengivas e dentes higienizados e protegidos de microrganismos.

Possui Ricas Propriedades:

As propriedades do Barbatimão-verdadeiro incluem as ações: cicatrizante, antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, antibacteriana, tônica, anti-hipertensiva, analgésica, antiparasitária, desinfetante, diurética e coagulante.

Combate Hemorragias:

A planta pode ser usada na pele ou ingerida em forma de chá. Esta espécie nativa dos cerrados brasileiros possui inúmeras vantagens. É muito utilizada para tratar feridas, hemorragias, inchaço, hematomas na pele e queimaduras.

Previne a Gengivite:

Estudos indicam que o extrato da casca do Barbatimão é um aliado contra cárie e gengivite, uma vez que possui atividade antibacteriana.

A medicina popular demonstra que a planta possui bioativos indicados para combater e aliviar diversos males por meio do cozimento de sua casca e obtenção do chá de Barbatimão.

Combate a Ação de Micro-organismos:

É principalmente em sua casca que são encontrados os taninos, compostos fenólicos que protegem as plantas contra predadores, inclusive os organismos microscópicos.

Promove a Cicatrização:

As folhas do Barbatimão podem ser usadas em compressas para facilitar a cicatrização de cortes e lesões. Algo atribuído também aos taninos, que participam da ativação de miofibroblastos, células vitais no processo cicatricial.

Combate os Radicais Livres:

Outra vantagem no consumo do Barbatimão é a presença de flavonoides, ainda que em menores proporções. Lembrando que flavonoides possuem enorme poder antioxidante, ajudando a preservar as células (e seu DNA) em relação aos danos provocados pelos radicais livres.

Receita do Chá de Barbatimão:

Adicione duas colheres (sopa) de Barbatimão para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição. Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente fechado, por 10 minutos. Coe e está pronto para ingerir. Tome de duas a três xícaras ao dia.

Para uso externo, adicione uma colher (sopa) da casca em um litro de água morna, para utilização sob a forma de banhos, gargarejos, lavagens vaginais e uterinas.

beneficios do barbatimao

Contraindicações do Barbatimão:

Apesar de beneficiar em alguns aspectos, o Barbatimão podem ser nutricionalmente indesejável devido a alguns de seus componentes, como os taninos, que em excesso podem se complexar com facilidade a íons metálicos, ocasionando, por exemplo, a redução da absorção de ferro. Assim, ele é contraindicado a pessoas com má absorção e deficiência deste nutriente.

  • O uso do Barbatimão requer cuidados nos seguintes casos:
  • A casca do Barbatimão não possui contraindicações, mas as sementes e vagens não devem ser usadas por gestantes;
  • O uso prolongado da tintura pode causar problemas à saúde;
  • As infusões não devem ser ingeridas por um longo período ou em excesso, pois pode ocorrer irritação gástrica.

trapoeraba

Trapoeraba – Origem, Benefícios e Como Usar

Os 10 Benefício do Abricó da Praia Para Saúde